Pular para o conteúdo principal

Anúncios

Série B2 Carioca: Ferj expressa necessidade de estudar retomada


A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), por meio do diretor Marcelo Vianna, enviou um ofício a todos os clubes participantes da Série B2 do Campeonato Carioca 2020. O assunto do documento era ‘Retomada das atividades Série B2.

O texto do ofício expressa a necessidade de se estudar a possibilidade de retomada do Campeonato da Série B2 nesse ano de 2020, considerando os critérios de segurança em relação aos treinamentos e participação das equipes nos jogos, bem como a elaboração de um protocolo médico e aprovação das autoridades sanitárias e de saúde dos municípios nos quais os treinamentos e jogos serão realizados no decorrer da competição.

A edição 2020 do Campeonato Carioca (Série B2) conta com a participação de clubes das seguintes cidades: Rio de Janeiro, 7 de Abril, Barcelona, Barra da Tijuca, Campo Grande, Céres; Araruama, Araruama; Barra Mansa, Barra Mansa Futebol Clube; Carapebus, Carapebus; Casimiro de Abreu, Casimiro de Abreu; Duque de Caxias, Tigres; Itaboraí, Itaboraí; Magé, Mageense; Mesquita, Mesquita; Queimados, Queimados; São Gonçalo, Bela Vista; Resende, Pérolas Negras.

ANTES DA PANDEMIA...
O Campeonato Carioca Série B2 2020, começaria no dia 24 de maio com 17 clubes. 

TAÇA MARACANÃ (1º TURNO)
Todas as associações jogarão entre si, dentro do próprio grupo, em turno único.

TAÇA WALDIR AMARAL (2º TURNO)
Todas as associações jogarão contra as associações do outro grupo (A x B).

Tanto na Taça Maracanã quanto na Taça Waldir Amaral, classificam-se para as semifinais as 2 (duas) primeiras colocadas de cada grupo A e B. Realizando as semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ªA - com vantagem de empate para as líderes de cada grupo A e B) e finais em jogo único, sem vantagem de empate.


SEMIFINAL DO CAMPEONATO
Caso uma mesma associação não seja campeã da Taça Maracanã e da Taça Waldir Amaral (1º e 2º turno), participarão do Turno Semifinal do Campeonato 4 (quatro) associações, a saber:

I – A campeã da Taça Maracanã;

II – A campeã da Taça Waldir Amaral;

III – As 2 (duas) associações de melhor colocação na classificação geral,.

Caso uma mesma associação seja campeã da Taça Maracanã e Taça Waldir Amaral, estará automaticamente classificada para o Turno Final do campeonato. Neste caso o Turno Semifinal será realizado somente por outras 2 (duas) associações de melhor classificação geral, obtida pelo somatório dos pontos conquistados ao final das partidas dos grupos A e B.

 FINAL DO CAMPEONATO
As equipes classificadas das semifinais se enfrentarão em jogos de ida e volta, não haverá vantagem para nenhuma das associações. Havendo empate no somatório final das partidas, a decisão será por pênaltis. Tanto a campeão quanto a vice estarão classificadas para  a Série B1 da Temporada de Profissionais em 2021.

REBAIXAMENTO
As 04 (quatro) últimas associações na classificação geral do Campeonato, que correspondem ao somatório de pontos obtidos nos grupos A e B (Taça Maracanã e Taça Waldir Amaral) serão rebaixadas.

As vagas decorrentes do descenso serão preenchidas no Campeonato da Série B2 de Profissionais de 2021 pelas associações classificadas na forma do Regulamento do Campeonato da Série C da Temporada de 2020.

Com informações do Jornal "A Voz da Cidade"

Comentários