Velocistas voltam ao Brasil após período de treinos em Portugal

Após pouco mais de um mês fora do país, velocistas retornam satisfeitos com a preparação individual e nos revezamentos 4×100 m

Atletismo 23 de setembro de 2020 às 21h16
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O primeiro grupo do atletismo que participou do Camping Internacional de Treinamento Missão Europa já está de volta ao Brasil após período de treinos na cidade de Rio Maior, em Portugal. Ficaram por lá apenas Alison Santos, dos 400 m com barreiras, e do treinador Felipe de Siqueira.

O grupo que retornou tem velocistas, sendo que alguns integramo time dos revezamentos 4×100 m: Derick Souza, Aldemir Gomes Junior, Jorge Henrique Vides, Paulo André de Oliveira e Rodrigo Nascimento, no masculino. No feminino, treinaram em Portugal Andressa Moreira Fidelis, Franciela Krasuck, Lorraine Martins e Rosangela Santos.

Eles embarcaram para o país europeu no dia 18 de agosto para a retomada da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Os treinamentos aqui no Brasil estavam dificultados por conta das restrições da pandemia do coronavírus.

O 4×100 m masculino está qualificado para a Olimpíada, assim como Paulo André nos 100 m e Aldemir Gomes nos 200 m. O 4×100 m feminino tenta a qualificação no Campeonato Mundial de Revezamentos de 2021.

Período muito bom
“Foi um período muito bom de treinos. Fizemos também avaliações dos atletas com o pessoal do laboratório olímpico do COB e treinos de habilidades gerais com bastões. O grupo estava bem heterogêneo em relação à preparação dos atletas, pois alguns estavam treinando de maneira improvisada em seus Estados”, comentou o técnico de atletismo Felipe de Siqueira.

Para o Rodrigo Nascimento, o período também foi proveitoso. “Conseguimos treinar e matar a saudade do grupo. Temos uma equipe forte, que tem tudo para brigar pelo pódio olímpico e foi ótimo recomeçar o trabalho, depois de tantos problemas causados pela pandemia”, lembrou o catarinense de Itajaí, de 25 anos.

Longe da dengue, covid, sarampo…
A treinadora Vania Maria Valentino da Silva, que orienta Ademir Gomes Junior, tricampeão brasileiro dos 200 m, concorda com Rodrigo. “Foi um alívio treinar em Portugal por um mês. Demos um tempo no estresse causado pelas prevenções da Covid, da dengue, do sarampo. Foi muito positivo”, disse Vania, após a volta para o Brasil.

“Os treinos individuais e em grupo, assim como as avaliações realizadas, foram muito importantes. Saímos do Brasil com um planejamento de trabalho, que foi bem-sucedido”, acrescentou a treinadora de atletismo que estava na Missão Europa e também já está de volta.

Sem Vitória Rosa, que ficou treinando no Brasil com Katsuhico Nakaya, as atletas fizeram preparação individual e em grupo orientadas por Carlos Alberto Cavalheiro, coordenador geral do camping de atletismo da Missão Europa em Portugal.

“O camping foi ótimo, conseguimos fazer tudo o que foi proposto”, comentou a carioca Lorraine Martins, de apenas 20 anos, que integrou em 2019 a equipe campeã nos Jogos Pan-Americanos de Lima e a quarta colocada no Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão. “Pudemos voltar para a pista, com toda a estrutura necessária.”

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes