Tour de France 2020: Caleb vence sprint com punição para Sagan

Atleta da Bora-Hansgrohe foi punido por ombrada e perdeu o terceiro lugar

Ciclismo 09 de setembro de 2020 às 18h05
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Porém, quando faltavam apenas 6.5km para a chegada, Lukas Pöstlberger (Bora-Hansgrohe) aproveitou-se de um momento de hesitação no pelotão para tentar vencer com um ataque solo. O atleta rapidamente foi perseguido por Kasper Asgreen e Bob Jungels, trabalhando para a camisa verde de Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep), mas sua movimentação bagunçou a vida dos trens de embaçadores dos velocistas.

Com o escapado neutralizado a pouco de 1km para a linha, o pelotão partiu em alta velocidade para o sprint final. O primeiro a lançar uma aceleração mais decisiva foi o jovem belga Wout van Aert (Team Jumbo-Visma), com Bennett saltando de sua roda para a esquerda. Porém, Caleb Ewan (Lotto Soudal) estava pregado no vácuo do camisa verde preparando sua aceleração final.

Provando sua excelente forma física, o australiano bateu de maneira impressionante para conquistar sua segunda vitória nesta edição do Tour. Enquanto isso, na direita da pista, Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) partiu para cruzar a linha em segundo lugar - posição que ele perdeu depois de uma punição por dar uma ombrada em Wout van Aert.

Segundo a organização da prova, Sagan estava movendo-se entre van Aert e as barreiras e, ao passar por seu adversário, abriu espaço com os ombros. O movimento violou a regra 5.1 do regulamento da prova:

"Desviar da linha escolhida que obstrua ou coloque em risco outros ciclistas ou sprint irregular incluindo puxadas na camisa, no selim, intimidação, ameaça ou empurrões com a cabeça, joelho, cotovelo ou ombros".

Com isso, Sagan foi relegado à 85 colocação, perdendo todos os pontos conquistados no dia de hoje. Assim, Bennet assumiu o segundo lugar, com van Aert ficando em terceira. Com isso, o Irlandês amplia sua vantagem na disputa pela verde.

Quilômetro final

Classificação geral e próxima etapa
Na disputa pela camisa amarela, apesar a intensidade do fim da etapa, tudo segue exatamente como ontem. Porém, como a diferença entre os líderes é pequena, o cenário pode mudar amanhã, na etapa mais longa desta edição do Tour de France.

O estágio com 218km e 4 subidas categorizadas pode não parecer super duro, mas certamente sua chegada pode colocar alguns ciclistas em dificuldades. A rampa que leva à vila de Sarran tem 3.8km de extensão e inclinação média de 7.7%. Trata-se de um estágio em que espera-se uma vitória saindo da fuga e, apesar de não ser um dia que vá definir o vencedor do Tour, certamente ele pode eliminar da disputa qualquer atleta que esteja em um dia ruim.

Resultados da etapa
1 Caleb Ewan (Aus) Lotto Soudal 04:00:01
2 Sam Bennett (Irl) Deceuninck-Quickstep
3 Wout van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma
4 Bryan Coquard (Fra) B&B Hotels-Vital Concept
5 Clement Venturini (Fra) AG2R la Mondiale
6 Mads Pedersen (Den) Trek-Segafredo
7 Luka Mezgec (Slo) Mitchelton-Scott
8 Hugo Hofstetter (Fra) Israel Start-Up Nation
9 Oliver Naesen (Bel) AG2R la Mondiale
10 Ryan Gibbons (RSA) NTT Pro Cycling

Classificação geral
1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 46:15:24
2 Egan Arley Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers 00:00:21
3 Guillaume Martin (Fra) Cofidis 00:00:28
4 Romain Bardet (Fra) AG2R la Mondiale 00:00:30
5 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 00:00:32
6 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:00:32
7 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:44
8 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 00:01:02
9 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:01:15
10 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:01:42

Classificação por pontos
1 Sam Bennett (Irl) Deceuninck-Quickstep 243
2 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe 175
3 Bryan Coquard (Fra) B&B Hotels-Vital Concept 157.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes