Tour de France 2020 - Kwiatkowski e Carapaz fazem dobradinha da Ineos na 18ª etapa

Equipe que perdeu seu líder lava a alma no Tour de France. Etapa ainda contou luta heroica de Porte para manter o pódio ao alcance

Ciclismo 17 de setembro de 2020 às 14h33
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Depois de perder Egan Bernal, vítima de um abandono inesperado causado por dores nas costas e no joelho, a Ineos Grenadiers viu seu Tour de France entrar em parafuso. Porém, depois da etapa de hoje, o time de Dave Brailsford pode voltar para a casa com um ótimo prêmio de consolação: uma incrível dobradinha de Michal Kwiatkowski e Richard Carapaz em uma das mais duras etapas desta edição do GT. De quebra, Carapaz ainda selou a liderança na classificação de montanha.

A dupla, largamente rebocada pelo ex-campeão mundial Kwiatkowski, pedalou sozinha por 60km, deixando depois de deixar para trás todos os participantes da fuga do dia. Alguns minutos depois da vitória de Kwiatkowski, com Carapaz em segundo deixando seu companheiro vencer, Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu o sprint do grupo dos favoritos, abocanhando o terceiro posto e os últimos segundos de bonificação da etapa.

Boa parte da emoção do estágio aconteceu durante a duríssima subida do Montée du Plateau des Glières. A rampa terminou em um trecho de dois quilômetros de estrada de cascalho. Depois disso, os atletas ainda pedalaram por mais 30km em uma longa descida seguida de um trecho plano.

"Foi um dia muito especial. Não posso descrever como estou agradecido ao Richard e também a toda a equipe", afirmou Kwiatkowski.

"Foi um ótimo dia para nós e nunca vou me esquecer. Tive muitos momentos felizes no ciclismo, mas hoje foi muito especial. Fiquei com calafrios nos últimos quilômetros porque sabia que nossa vantagem era grande e iriamos conseguir", finalizou.

A etapa de hoje foi bastante movimentada do ponto de vista da classificação geral. Isso porque, embora a diferença entre Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) tenha se mantido inalterada em 51 segundos, a disputa pela vaga remanescente no pódio e o top 5 foi extremamente intensa.

O principal atacante do dia foi Mikel Landa (Bahrain-McLaren), que acelerou no Montée du Plateau des Glières para despedaçar o pelotão dos favoritos. Sua movimentação deslocou Adam Yates (Mitchelton-Scott) e Rigoberto Uran (EF Pro Cycling), que acabaram perdendo bastante tempo na disputa pelos 5 primeiros lugares. Com isso, Landa sobe para a quinta colocação.

Além disso, Richie Porte (Trek-Segafredo), que está em seu último ano como líder de equipe, sofreu um furo de pneu no topo da montanha e teve que pedalar muito para recobrar seu contato com o grupo dos favoritos antes da chegada. Puxando o tempo todo praticamente sozinho, Porte superou dois gregários da Trek-Segafredo para não perder de vista a chance de lugar pelo terceiro lugar no pódio.

Amanhã, a etapa de transição tem um perfil ondulado, sem grandes chances de mudanças de tempo na classificação geral. Porém, o cenário tem tudo para mudar no contra-relógio da etapa 20. Nesta prova, qualquer erro, problema ou dia ruim pode ser decisivo.

Nela, os atletas pedalarão sozinhos em um percurso de 36.2km, com a primeira parte mais plana e a segunda morro acima, escalando o Planche des Belles Filles. Vale destacar que o terceiro lugar no pódio atualmente é de Miguel Angel Lopez Moreno (Astana Pro Team), com Porte devendo cerca de um minuto e meio para o colombiano.

Com isso, espera-se uma intensa disputa entre um escalador puro e um ciclista que sobe muito bem, mas é relativamente mais rápido em provas contra o cronômetro - quem será que vai levar?

Melhores Momentos

Resultados da etapa
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Ineos Grenadiers 04:47:33
2 Richard Carapaz (Ecu) Ineos Grenadiers
3 Wout van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma 00:01:51
4 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 00:01:53
5 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:01:53
6 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 00:01:54
7 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:01:54
8 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:01:54
9 Damiano Caruso (Ita) Bahrain McLaren 00:01:54
10 Tom Dumoulin (Ned) Team Jumbo-Visma 00:01:54

Classificação geral
1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 79:45:30
2 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:57
3 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:01:27
4 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 00:03:06
5 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:03:28
6 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:04:19
7 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 00:05:55
8 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:06:05
9 Tom Dumoulin (Ned) Team Jumbo-Visma 00:07:24
10 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 00:12:12

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes