Domingo de velocidade em Campos com a terceira etapa do Campeonato Taça Rio Marcas e Pilotos

Treinos bem cedo e corridas a partir das 11:15h

Esportes a Motor 22 de novembro de 2020 às 09h44
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O autódromo Plan Speed Park, em Musurepe - Baixada Campista, recebe neste domingo (22/11) a terceira etapa do Campeonato Taça Rio Marcas e Pilotos. A competição organizada pela Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, possui quatro etapas nesta temporada 2020. As atividades ocorrem a partir das 8 horas da manhã, com presença de público, apenas em drive thru. O dia é de treinos classificatórios e provas.

O evento é organizado dentro do escopo das prescrições do Código Desportivo Internacional, do Código Desportivo do Automobilismo 2020, dos Regulamentos Desportivo e Técnico 2020 das categorias, do presente Regulamento Particular e Adendos.

PROGRAMAÇÃO

Domingo – 22/11/2020
08:00 às 09:50h – Pesagem de Pilotos / Verificação de Indumentária / Lacração de
 Pneus / Vistoria de Segurança
08:00 às 08:20h – 1º Treino Livre
08:50 às 09:10h – 2º Treino Livre
09:45 às 09:55h – Briefing
10:10 às 10:30h – Classificatório
11:15h – Prova 01
12:35h – Prova 02
13:40h – Premiação

Todos os pilotos se comprometem a respeitar o seu texto pelo simples ato de estarem inscritos no Campeonato ou de participarem das provas em questão.

Dentro do Cockpit: Campos dos Goytacazes recebe a final da Taça Rio de  Marcas e Pilotos.

Local do Evento – AUTÓDROMO PLAN SPEED PARK
a. Comprimento – 2.145 metros
b. Sentido de direção – Horário
c. Largura da pista – 12 metros
d. Duração do evento – 2 provas de 16 voltas
e. Máximo de carros permitidos no grid (conforme o CDA em vigor). O mínimo para que a prova seja realizada é de 04 (quatro) veículos.
f. Troca de pilotos – Será no intervalo entre as duas provas.

É obrigatória da sumula de largada na 1ª e 2ª provas. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
a. Verificações Técnicas e lacração de pneus No boxe da Comissão Técnica (ver horário anexo). Os pneus serão comercializados pelo Organizador do evento. Os pneus só serão lacrados após apresentação do voucher na área técnica FAERJ.

b. Pesagem dos pilotos / Vistoria de indumentária Na área técnica.

c. Parque Fechado - Obrigatório após os treinos classificatórios e corrida.

VERIFICAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Dia 21/11, sábado das 08:00 às 15:00hs na Secretaria de Prova.

Taça Rio Marcas e Pilotos na Baixada Campista Folha1 - Esporte

QUADRO DE AVISO OFICIAL
Na Secretaria de Prova.

REUNIÃO COM OS PILOTOS (BRIEFING)
É obrigatório seguir protocolo de segurança determinado pelas autoridades sanitárias do Rio de Janeiro. É obrigatória a presença de todos os pilotos inscritos conforme o CDA em vigor. A ausência não justificada e não aceita pelos Comissários Desportivos acarretará ao faltoso, multa nos termos deste código.

PROCEDIMENTOS
Conforme determinação do Corpo de Bombeiros da cidade a quantidade máxima de combustível armazenado no box não poderá ultrapassar a 50 lts. (cinquenta litros) por veículo inscrito.

A drenagem do combustível dentro dos boxes e parque fechado deverá ser feita sem permitir que o veículo durante o trecho do boxe ao parque fechado ou do parque fechado ao boxe, derrame qualquer quantidade do líquido. A não observância desta determinação implicará em punição a ser atribuída pelos Comissários Desportivos.

USO DA PISTA
É proibido o uso da pista pelos pilotos fora do horário estabelecido no programa oficial da prova.

BOX
Os boxes utilizados pelos competidores devem ser preservados.

CONSIDERAÇÕES GERAIS
a. Qualquer serviço mecânico durante o treino classificatório e as provas só poderá ser efetuado nos boxes, independente de quaisquer condições climáticas. Na pista, somente pelo piloto com as ferramentas que estiver a bordo de seu veículo. Qualquer tipo de abastecimento na pista é proibido. É proibido dirigir no sentido contrário ou dar marcha ré no box. É proibido qualquer tipo de reabastecimento durante a prova. A entrada de box faz parte da pista. Somente poderão participar do treino livre e cronometrado, os pilotos devidamente inscritos e com a indumentária completa e vistoria de segurança conforme CDA em vigor.

b. O veículo que não largar para a volta de apresentação poderá ser empurrado pelos oficiais, mas não poderá retornar para a posição original no grid, e só poderá largar na última posição. Caso o mesmo não chegue em tempo hábil no grid, deverá se dirigir ao box, e largar da saída do mesmo, sob supervisão de um oficial de competição. É proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.

c. Todos os veículos que cruzarem a linha de chegada ao término da prova, devem se dirigir imediatamente ao parque fechado.
Os veículos que por algum motivo encontrem-se no box terão três minutos para se dirigirem ao parque fechado. O desrespeito ao Art. 14º letras a, b, c, serão punidas pelos Comissários Desportivos.

d. A queima de largada será punida conforme CDA em vigor e deverá ser comunicada imediatamente a equipe.

e. Se for necessário interromper a prova será por meio de apresentação da BANDEIRA VERMELHA.

f. O Safety-Car será utilizado quando um piloto ou oficial de competição correr perigo de vida e as bandeiras amarelas apresentadas forem insuficientes para protegê-lo.

Dentro do Cockpit: Campos dos Goytacazes recebe a final da Taça Rio de  Marcas e Pilotos. 

ABASTECIMENTO E COMBUSTÍVEL
Próprio dos pilotos
É proibido o abastecimento durante o treino classificatório e provas.

SEGURANÇA
a – É terminantemente proibido o porte de qualquer tipo de arma de fogo na área técnica (padock-box) do autódromo.
b – É expressamente proibida a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de som não oficial, dentro da área do autódromo, por pilotos, integrantes da equipe ou convidado.
c – É proibido o acesso de carros na área do “padock”.
d – Na área do padock é permitida somente a circulação de wallkmachines e scooters.
e – É proibida a circulação de motos, wallkmachines e scooters na frente dos boxes, pista de serviço e no parque fechado.
f – A velocidade máxima permitida na área dos boxes durante os treinos e corridas, é de 40 km/h.
g - É obrigatória, e de responsabilidade de cada equipe, a permanência de um extintor portátil dentro da área de seu box, além daquele que o Organizador mantém com sua equipe de prevenção.

PROCEDIMENTOS DE LARGADA E SAFETY-CAR
Conforme o CDA em vigor

AUTORIDADES DESPORTIVAS DA PROVA
Comissários Desportivos : Alexandre Gomes  Percy Vieira
Diretor de Prova : Alexandre Dublin
Secretaria da Prova : FAERJ
Juízes de Largada : Comissários Desportivos
Comissários Técnicos : Maurício Ventura / Sérgio Werneck
Cronometragem : Plan Speed Park
Resgate : RR Resgate Rápido

Fonte: GF ESPORTE
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