Ana Marcela Cunha vence prova de 10 km na Ilha da Madeira

Favorita, Ana Marcela Cunha domina Madeira Island Ultra-Swim, em Portugal; Allan do Carmo fica em segundo no masculino

Esportes Aquáticos 12 de setembro de 2020 às 15h12
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A fera aquática está com tudo. Ana Marcela Cunha venceu a prova de 10 km da travessia Madeira Island Ultra-Swim, realizada neste sábado (12) na Ilha da Madeira, em Portugal. Allan do Carmo foi prata na disputa masculina.

A brasileira foi a primeira a completar o percurso, entre o cais da cidade de Câmara Lobos e o da Cidade de Funchal. Marcou 2h10m25s. Em segundo ficou a portuguesa Mafalda Sofia Rosa com 2h11m02s e a espanhola Paula Ruiz Bravo completou o pódio com o tempo de 2h16m37.

Na elite masculina, pódio novamente dividido entre Portugal, Brasil e Espanha. Allan do Carmo completou os 10 km colado no campeão Tiago Campos, de Portugal. O espanhol Guillem Belmonte veio atrás.

“Estou muito feliz, com 15 eu vim aqui pela primeira vez na minha primeira competição internacional na piscina. E essa foi a primeira vez nadando no mar da Madeira, muito gostoso aproveitar esse momento. Uma água muito limpa, algo muito seguro e estou muito feliz”, disse Ana Marcela Cunha.

Retomada pós pausa
Este foi o segundo evento de Ana Marcela Cunha na retomada da temporada após a pausa forçada pela pandemia, a primeira na distância olímpica. Antes da disputa na Ilha da Madeira, a nadadora ficou na segunda colocação nos 36 km de Capri à Napoli, na Itália.

“Cada lugar é diferente, nadamos ontem e nadamos hoje, o mar nunca é igual, é algo bem típico da maratona, cada dia é um dia diferente. Aqui é um dos mais bonitos que eu já nadei. A gente conseguia ver tudo, pedras e peixes, é uma coisa gostosa para quem compete”, disse a brasileira.

“Respeito muito minhas adversárias, nunca gosto de entrar em uma prova achando que vou vencer. Eu fiz a minha prova do meu jeito. No sprint final, eu não quis atrapalhar ninguém, mas cheguei junto com homens.”

Recordações felizes
Esta foi a primeira vez da atleta tetracampeã mundial de maratona aquática nadando no mar da Ilha da Madeira. Mas o lugar lhe traz excelentes recordações. Foi exatamente para a cidade portuguesa que Ana Marcela fez sua primeira viagem internacional. Na época, competiu no Multinations Youth Swimming Meet, evento de piscina em que o Brasil participou como convidado. 

“Voltar aqui me traz boas lembranças. Em 2005 ainda era uma criança, nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar retornar aqui tendo conquistado tantos títulos importantes neste intervalo. É um sentimento muito bom”, avaliou a nadadora.

O próximo compromisso de Allan do Carmo e Ana Marcela será nos dias 26 e 27 de setembro, o Campeonato Francês de Maratona Aquática.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes