Esporte na Pandemia: Hugo Pessanha fala como está sendo praticar o bodyboard neste período

Hugo Pessanha, além de atleta e organizador de competições, é biólogo ambientalista e empresário.

Esportes Aquáticos 10 de agosto de 2020 às 19h10
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O GF ESPORTE prossegue nesta segunda (10/08) com o especial destacando alguns atletas de diferentes modalidades, para que eles expliquem como está sendo para um atleta competitivo se manter em forma e quais consequências o esporte que praticam e eles estão passando neste momento de pandemia do novo coronavírus.

O campista Hugo Pessanha, de 40 anos, é um bodyboarder acostumado com uma agenda cheia de compromissos e disputas nos mares do país, mas a pandemia freou ele e centenas de amantes acostumados com as atividades do bodyboard.

Desde 1993, Hugo Pessanha dedica-se ao bodyboarding. As competições mais importantes começaram três anos depois que entrou para o esporte. Algumas dessas provas ficaram marcadas na memória e na carreira. “Destaco o ano de 2006 na etapa do circuito brasileiro na praia do Farol de São Tomé quando conquistei o título de campeão amador.

Ano passado fui vice campeão Niteroiense e vice campeão estadual do Rio de Janeiro na categoria master " avalia.Agora, Hugo destaca como vem passando por esse período de pandemia.

"1° Ponto... As praias estão liberadas para a prática de esportes. Mas cuidados estão sendo tomados no que diz respeito ao distanciamento social, como por exemplo o deslocamento até a praia acontece em carros com no máximo 3 pessoas sempre, todos com máscara claro, vidros abertos.

Evitamos o compartilhamento de garrafas d'água alimentos e o álcool gel agora faz parte do kit de Surf. Também há aglomeração nós guarda sóis.

Eu particularmente evito adentrar em estabelecimentos para comprar qualquer coisa...levo tudo de casa, água, sanduíches, frutas etc. Nossas opções de ondas tem sido a praia do Farol e Barra do Furado qnd possível de 4x4 pelo lado Norte.

Soube que essa semana Quissamã abriu suas barreiras sanitárias mas, não permitem acesso às praias. São João da Barra segue com Barreiras.

2° Ponto
Competições
As competições seguem suspensas não só no Brasil como no mundo. A WSL (entidade máxima do Surf) também cancelou suas atividades para o ano de 2020.
 
3° Ponto.
Não há calendário previsto para este ano nem no âmbito Nacional, nem no âmbito mundial.

Nós da ABNF Associação de Bodyboarding do Norte Fluminense, entidade responsável pelo desenvolvimento das atividades da modalidade na região não temos a intenção de desenvolver qualquer atividade que possa causar algum tipo de aglomeração vindo a colocar em risco a saúde e a vida das pessoas, até este momento não temos remédio nem vacinas.

Por mais que tenhamos leitos disponíveis nos hospitais, não iremos expor a vida de nossos atletas e suas famílias. A prática do Freesurf pode ser desenvolvida quando tomadas as devidas medidas de segurança e distanciamento, eventos são diferentes e não iremos arriscar" - destacou Hugo.

Hugo Pessanha, além de atleta e organizador de competições, é biólogo ambientalista e empresário. 

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes