NBB confirma 15 times e duas novidades para temporada

A principal competição nacional de basquete conta com o retorno Campo Mourão e Caxias do Sul e mais quatro equipes aguardam avaliação final na sexta-feira (11)

Esportes de Quadra 09 de setembro de 2020 às 19h01
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O NBB (Novo Basquete Brasil) definiu os 15 times que estão garantidos na edição de 2020/21. A principal competição nacional já tem confirmadas duas equipes a mais em comparação com a temporada anterior. As novidades são os retornos de Campo Mourão, do Paraná, e Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul. Existe a chance da inserção de mais quatro agremiações, que aguardam a resposta na sexta-feira (11).

O NBB 13 terá só seis times que disputaram todas as edições da competição de forma ininterrupta. E essas equipes conquistaram, ao todo, oito títulos e o Flamengo levantou a taça seis vezes, com Bauru e Paulistano ganhando um cada. Franca, Minas e Pinheiros também são clubes fundadores da LNB, mas ainda não foram campeões do campeonato. Das 12 edições realizadas, dez finais contaram com pelo menos uma dessas agremiações.

“Saímos dessa reunião de hoje com uma sensação extremamente positiva, pois mesmo com toda a situação difícil e as incertezas que a sociedade vive, os clubes provaram sua força e união de todos esses anos de construção e consolidação do NBB para a realização de mais uma grande temporada”, afirmou Nilo Guimarães, presidente da LNB. A edição 2020/21 está prevista para começar no dia 14 de novembro.

Oito estados no NBB
O NBB manteve em oito o número de territórios brasileiros representados: Ceará (Basquete Cearense), Minas Gerais (Minas Tênis Clube), Paraíba (Unifacisa), Paraná (Campo Mourão e Pato Branco Basquete), Rio de Janeiro (Flamengo), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul) e São Paulo (Bauru Basket, Corinthians, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, São Paulo F.C. e Sesi Franca), além do Distrito Federal (Brasília Basquete).

Quatro equipes em situação de espera
O NBB 13 já tem 15 confirmados, mas a edição pode contar até com 19 agremiações. A LNB marcou para sexta-feira a reunião de seu Conselho de Administração para avaliar a situação de Botafogo, Rio Claro, Joinville Blackstar e Cerrado Basquete. Os dois primeiros já são associados e disputaram a temporada 2019/20. Eles precisam comprovar algumas documentações para aprovação da entidade.

Os outros dois que solicitaram vagas para o próximo NBB participariam pela primeira vez e trariam Santa Catarina para o cenário da 13ª edição e o Distrito Federal teria um segundo time na competição. Já estão descartados o São José Basketball (SP), também fundador da LNB, e o Londrina Basketball, que buscava sua estreia no campeonato. As duas equipes não apresentaram a documentação necessária e ficarão fora em 2020/21.

Confira os confirmados no próximo NBB
Basquete Cearense (CE)
Bauru Basket (SP)
Brasília Basquete (DF)
Campo Mourão Basquete (PR)
Caxias do Sul Basquete (RS)
C.A. Paulistano (SP)
C.R. Flamengo (RJ)
E.C. Pinheiros (SP)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi Basquete (SP)
Pato Basquete (PR)
São Paulo F.C. (SP)
Sesi Franca (SP)
S.C. Corinthians (SP)
Unifacisa (PB)

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes