Série B2 do Rio mantém regulamento e começará dia 5 de novembro

Arbitral definiu que os 16 clubes disputem sem mudanças pedidas pelo clubes, veja os grupos

Futebol 25 de setembro de 2020 às 11h18
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro definiu na manhã desta sexta-feira (25/09) que o Campeonato Estadual da Série B2, a terceira divisão do Rio, comece dia 5 de novembro, com o mesmo regulamento de antes, ou seja sem modeificações pedidas pelos clubes. Desta vez a FERJ foi sumária e impôs o regulamento, sem ouvir os clubes como nos outros arbitrais. Há uma prazo até o dia 2 de outubro para os clubes informarem se participam ou não. Quatro clubes rão subir e dois descer.

Os 16 clubes participantes são: 7 de Abril (Rio de Janeiro); Arraial do Cabo (Arraial do Cabo); Barcelona (Rio de Janeiro); Barra Mansa (Barra Mansa); Bela Vista (São Gonçalo); Carapebus (Carapebus); Casimiro de Abreu (Casimiro de Abreu); Itaboraí Profute (Itaboraí); Ceres (Rio de Janeiro); Mageense (Magé); Barra da Tijuca (Rio de Janeiro); Mesquita (Mesquita); Pérolas Negras (Paty do Alferes); Queimados (Queimados); Tigres do Brasil (Duque de Caxias) e Campo Grande (Rio de Janeiro).

GRUPO A

Bela Vista
Carapebus
Itaboraí Profute
Barra da Tijuca
Mageense
Campo Grande
Viva Rio/Pérolas Negras
Queimados

Grupo B

7 de Abril
Mesquita
Barcelona
Arraial do Cabo
Tigres
Casimiro de Abreu
Ceres
Barra Mansa

Jogos da rodada 1

Bela Vista x Queimados
Carapebus x Pérolas Negras
Itaboraí Profute x Campo Grande
Barra da Tijuca x Mageense
7 de Abril x Barra Mansa
Mesquita x Ceres
Barcelona x Casimiro de Abreu
Arraial do Cabo x Tigres

TAÇA MARACANÃ (1º TURNO)
Todas as associações jogarão entre si, dentro do próprio grupo, em turno único.

TAÇA WALDIR AMARAL (2º TURNO)
Todas as associações jogarão contra as associações do outro grupo (A x B).

Tanto na Taça Maracanã quanto na Taça Waldir Amaral, classificam-se para as semifinais as 2 (duas) primeiras colocadas de cada grupo A e B. Realizando as semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ªA - com vantagem de empate para as líderes de cada grupo A e B) e finais em jogo único, sem vantagem de empate.

SEMIFINAL DO CAMPEONATO
Caso uma mesma associação não seja campeã da Taça Maracanã e da Taça Waldir Amaral (1º e 2º turno), participarão do Turno Semifinal do Campeonato 4 (quatro) associações, a saber:

I – A campeã da Taça Maracanã;

II – A campeã da Taça Waldir Amaral;

III – As 2 (duas) associações de melhor colocação na classificação geral,.

Caso uma mesma associação seja campeã da Taça Maracanã e Taça Waldir Amaral, estará automaticamente classificada para o Turno Final do campeonato. Neste caso o Turno Semifinal será realizado somente por outras 2 (duas) associações de melhor classificação geral, obtida pelo somatório dos pontos conquistados ao final das partidas dos grupos A e B.

 FINAL DO CAMPEONATO
As equipes classificadas das semifinais se enfrentarão em jogos de ida e volta, não haverá vantagem para nenhuma das associações. Havendo empate no somatório final das partidas, a decisão será por pênaltis. As quatro primeira equipes, ou seja as semifinalistas estarão classificadas para  a Série B1 da Temporada de Profissionais em 2021.

REBAIXAMENTO
As 02 (duas) últimas associações na classificação geral do Campeonato, que correspondem ao somatório de pontos obtidos nos grupos A e B (Taça Maracanã e Taça Waldir Amaral) serão rebaixadas.

As vagas decorrentes do descenso serão preenchidas no Campeonato da Série B2 de Profissionais de 2021 pelas associações classificadas na forma do Regulamento do Campeonato da Série C da Temporada de 2020.


**NOVIDADES - ATENÇÃO**
Para a Temporada de 2021 será criada a Série A2 (segunda divisão) e a Série B1 (terceira divisão) passará a ser disputada por 12 (doze) associações em 2022 e será composta da seguinte forma:

I – 1 (uma) associação que sofrer o descenso no Campeonato Estadual da Série A2 de Profissionais da Temporada 2021;

II – 7 (sete) associações melhor classificadas no Campeonato Estadual da Série B1 de Profissionais de 2020, que não tiverem se qualificado para a disputa da Fase Preliminar do Campeonato Estadual da Série A (A1) de Profissionais da Temporada 2020/2021;

III – 2 (duas) associações melhor classificadas no Campeonato Estadual da Série B2 de Profissionais da Temporada de 2020 (campeã e vice-campeã);

IV – 2 (duas) associações melhor classificadas no Campeonato Estadual da Série B2 de Profissionais da Temporada de 2021 (campeã e vice-campeã), que acontecerá, cronologicamente, antes do Campeonato Estadual da Série B1 de Profissionais da Temporada de 2021.
 

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes