Judô: Brasil terá 19 atletas em torneio amistoso em Portugal

Competição acontecerá em 26 de setembro, e será a primeira desde a paralisação pela pandemia

Lutas 21 de setembro de 2020 às 09h21
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O judô brasileiro será representado por 19 atletas na disputa da Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, no próximo dia 26 de setembro, em Coimbra, Portugal. Essa será a primeira competição da seleção desde a paralisação dos eventos internacionais causada pela pandemia de coronavírus.

O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Judô, no entanto, não distribui pontos no ranking mundial IJF (Federação Internacional de Judô), e deve contar com atletas de outros países, como Porto Rico, Guiné Bissau, além dos anfitriões portugueses.  

Nas chaves femininas, o Brasil terá Nathália Brígida (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Jéssica Pereira (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), Maria Portela (70kg) e Laislaine Rocha (78kg).  

Já no masculino, a seleção será formada por Allan Kuwabara (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Renan Torres (60kg), Willian Lima (66kg/), David Lima (73kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), João Pedro Macedo (81kg), Guilherme Schimidt (81kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Thiago Palmini (+100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).    

Sentimento dos atletas
“O objetivo que pretendo alcançar é, principalmente, retornar às competições. Conhecer a nova categoria, sentir se estou pronta e preparada, se meus golpes estão saindo e se meu ritmo de luta está bom após todo esse período sem competições”, projetou Jéssica Pereira, que saiu do meio-leve (52kg) para o peso leve (57kg) neste ano. Ela pode ter a oportunidade de encarar uma das principais atletas dessa categoria, a portuguesa Telma Monteiro, bronze na Rio-2016. 

“Estou com uma grande saudade de competir. Depois desse período de treinamento aqui em Coimbra me vejo preparado para voltar a competir. Sinto saudade da adrenalina. Com essa paralização dei uma pausa na busca pelos meus objetivos. Mas me mantive motivado e evoluindo nesse momento difícil para retornar com força total”, conta o caçula da equipe, Guilherme Schimidt, de apenas 19 anos. Ele foi medalhista de bronze no Mundial Júnior de judô do ano passado.  

Pelo caráter amistoso da competição e pelas fases individuais de preparação de cada atleta, alguns atletas brasileiro do judô, que também estão em Portugal, foram poupados.

A Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi marcará ainda a despedida do Judô brasileiro de Portugal. No dia 25 de setembro, a seleção completará, assim, 70 dias de treinos em Coimbra na Missão Europa.

Além disso, a perspectiva para o retorno das competições oficiais de judô da IJF é para outubro, com o Grand Slam de Budapeste, na Hungria.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes