A audiência da Fórmula 1 na TV sofreu uma ligeira queda em 2020, uma característica que os organizadores atribuíram a um calendário reduzido, mas a categoria teve um forte crescimento nas plataformas de mídia social.
Na segunda-feira, a F1 revelou que 433 milhões de espectadores únicos assistiram a GPs durante a temporada de 2020, o que representou uma redução de 8% em relação a 2019.
No entanto, devido à pandemia de Covid-19, houve apenas 17 eventos, em vez dos 21 realizados na temporada anterior.
Os chefes da Fórmula 1 também apontaram para a temporada ocorrendo na Europa e no Oriente Médio, o que significa que “os horários de corrida nem sempre foram adequados para certos mercados e a elevação usual do público que vemos em corridas específicas não ocorreu.”
A falta de um GP dos Estados Unidos, que levou à ausência de uma exposição mais ampla ao público da ABC, também foi citada como uma das principais razões.
Uma audiência cumulativa de TV, foi reduzida de 1,9 bilhão para 1,5 bilhão, mas as autoridades enfatizaram que, “não reflete uma queda na audiência em geral, mas é o resultado de menos corridas, e portanto, menos eventos para assistir na TV”.
A maior audiência de TV para uma corrida em 2020 foi de 103,7 milhões para o Grande Prêmio da Hungria.
Também houve um auxílio para a F1, devido a vários outros grandes eventos esportivos, principalmente as Olimpíadas de Tóquio e o torneio de futebol EURO 2020, sendo adiados.
A Fórmula 1 também obteve bons resultados em plataformas digitais e foi declarada a segunda liga esportiva com crescimento mais rápido.
O engajamento total aumentou 99% para 810 milhões no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Tiktok, Snapchat, Twitch e plataformas de mídia social chinesa Weibo, WeChat, Toutiao e Douyin.
A Fórmula 1 também observou que a elevação foi ajudada por “novas corridas durante o calendário revisado de 2020”, e que “agora está superando fortemente outros esportes importantes na arena digital”.
“O ano passado foi uma temporada sem precedentes para todos, e a Fórmula 1 teve que se adaptar aos desafios apresentados pela pandemia”, disse o CEO da categoria, Stefano Domenicali.
“Realizamos 17 corridas, algo que muitos consideravam impossível no início do ano. Fizemos isso com segurança e trouxemos emoção e novas corridas para nossos fãs ao redor do mundo.”
“Os números de audiência para 2020 mostram a força e resiliência do nosso esporte. Vimos apenas uma redução marginal nas audiências de TV, causada por vários motivos, mas claramente motivada, mas um calendário geográfico reduzido e limitado em comparação com 2019, mas algo que todos os grandes esportes experimentaram em 2020.”
“Estamos orgulhosos do que entregamos em 2020, e sabemos que temos uma base de fãs incrivelmente forte e uma plataforma de público para crescer nos próximos anos”, finalizou.