A última etapa da temporada 2024 de F1 começou nesta sexta-feira com brasileiro no grid. Felipe Drugovich substituiu Lance Stroll no primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi, liderado por Charles Leclerc. Em sua segunda participação em sessões neste ano, o brasileiro ficou em nono, sendo um dos seis novatos na pista e o melhor dentre eles. Lando Norris e Lewis Hamilton fecharam o top 3.
Drugovich rodou pouco; passou parte do tempo nos boxes, embora tenha sido um dos primeiros a adentrar a pista. Ele testou os pneus médios para a equipe, inicialmente, só tendo registrado a primeira volta rápida perto da metade do treino. O brasileiro só pôs pneus macios nos dez minutos finais, quando abriu volta e fez o nono tempo à frente de Fernando Alonso, 11º.
O treino contou com seis calouros: Isack Hadjar (RBR), Arthur Leclerc (Ferrari), Felipe Drugovich (Aston Martin), Ayumu Iwasa (RB), Luke Browning (Williams) e Ryo Hirakawa (McLaren). A sessão ainda marcou a estreia de Jack Doohan no lugar de Esteban Ocon, pela Alpine, de forma definitiva.
Arthur, que ao lado do irmão Charles foi a primeira dupla de familiares pela mesma equipe, teve pouco tempo de ação, de fato, já que andou com os aero rakes para coletar dados e também teve alguns problemas no carro, passando parte da sessão nos boxes. O piloto de Mônaco ficou em 18º. Já o mais velho anotou a melhor volta do treino só nos nove minutos finais.
Resultado
O segundo treino livre do GP de Abu Dhabi será logo mais, a partir das 10h no horário de Brasília.
Russell anotou o tempo de referência com os pneus médios, chegando a ter quase meio segundo sobre o então segundo colocado, Pérez. Em seguida, Hamilton anotou a segunda melhor volta a 0s030 do colega; Norris passou ambos, mas o piloto do carro 63 voltou a liderar ainda no primeiro terço.
Até então, o melhor calouro na pista era Browning, em 12º e a 1s9 da volta de Russell. Drugovich era um dos cinco pilotos que ainda não tinham volta registrada - só perto da metade da sessão é que o brasileiro enfim, deixou os boxes, de médios, no momento em que Hamilton passou a liderar o TL1. O primeiro giro de Drugovich foi o 15º melhor.
Os pneus macios começaram a aparecer: Russell desbancou Hamilton, sucedido por Norris na liderança - e colocando 0s8 sobre o compatriota. O heptacampeão conseguiu se aproximar do rival da McLaren já no terço final da sessão, a 0s2 de seu tempo de volta. Nos nove minutos finais, quando todo o grid já calçava pneus macios, Leclerc assumiu a dianteira e tirou Norris da posição.