Lynn aproveita confusão e vence primeira na Fórmula E em Londres

O triunfo bateu na trave no sábado ao largar da pole-position, mas cruzar a linha de chegada na terceira colocação

Esportes a Motor 25 de julho de 2021 às 14h04
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Alex Lynn pôde tirar o grito da garganta na Fórmula E. Na segunda corrida do ePrix de Londres neste domingo (25), o piloto aproveitou a confusão dos líderes da prova para garantir a primeira vitória na categoria elétrica.

O triunfo bateu na trave no sábado ao largar da pole-position, mas cruzar a linha de chegada na terceira colocação. Então, na segunda prova do final de semana, viu Stoffel Vandoorne se envolver em um incidente com Oliver Rowland, conseguiu passar Nyck de Vries e garantiu o degrau mais alto do pódio.

Com isso, Lynn ganha com a Mahindra e se tornou o décimo vencedor diferente em 13 corridas disputadas na temporada 2020/21. De Vries terminou o dia na segunda colocação, segundo pódio da etapa, com Mitch Evans recebendo a bandeira quadriculada em terceiro.

Lucas di Grassi cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Entretanto, o brasileiro assumiu a ponta em um momento de safety-car e a direção de prova o puniu com drive-thru por desobedecer a regra de carro de segurança. Entretanto, sem cumprir a penalidade, o competidor da Audi acabou desclassificado da corrida.

Confira como foi a corrida 2 do ePrix de Londres da Fórmula E:

Após a leve garoa que marcou presença na classificação, a corrida estava com tempo nublado, mas firme. Entretanto, a ameaça de água estava constante em Londres com 67% de chance de precipitação na corrida.

Stoffel Vandoorne é quem largou da pole-position na segunda prova em Londres. Oliver Rowland é quem saiu ao lado do belga, com Alex Lynn e Nyck de Vries completando a segunda fila de saída.

Com a largada autorizada, o belga da Mercedes conseguiu manter a primeira colocação, com as posições da ponta se mantendo sem grandes mudanças. Mais para trás, Sergio Sette Câmara e Lucas di Grassi conseguiram manter as nona e décima colocações, respectivamente.

Uma das primeiras ultrapassagens veio pelas mãos de De Vries. O holandês da Mercedes fez um replay da prova do sábado e conseguiu ultrapassar Lynn, passando para a terceira colocação e aparecendo no pódio.

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Com três giros completados, os primeiros pilotos passavam pelo primeiro dos dois modo ataques obrigatórios. Sébastien Buemi, António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne e Edoardo Mortara já ativaram a potência extra.

Em uma briga por posição, o atual líder da classificação, Sam Bird, e o atual campeão da FE, Da Costa, acabaram se tocando. Entretanto, nada de pior aconteceu com a dupla, que seguiu na pista sem problemas.

Então, a primeira confusão aconteceu. Com 37 minutos para a bandeira quadriculada, René Rast e Sébastien Buemi se tocaram, com o piloto da Audi levando a pior e parando após a curva 10, obrigando a saída do carro de segurança.

Relargada autorizada em Londres e Vandoorne, Rowland, De Vries, Lynn e Evans ocupavam os cinco primeiros colocados. Pelo safety-car ter ficado na pista por três minutos, os pilotos tiveram uma redução de 3 kW de energia.

Pelo incidente em que se envolveu com Rast, Buemi teve de pagar um stop and go. O adversário alemão também estava sob investigação pela direção de prova.

De Vries vinha em ótimo ritmo durante o final de semana em Londres. O holandês soube o momento certo para atacar Rowland e consumiu a ultrapassagem, assumindo a segunda colocação e fazendo dobradinha da Mercedes.

Vandoorne passou então pela área do modo ataque para sua segunda passagem pela área de ativação e chegou a perder a ponta momentaneamente. Entretanto, logo conseguiu dar o troco em cima do companheiro de equipe e puxar o pelotão.

Quem teve um golpe de má sorte em seu desempenho foi Da Costa. O português, que vinha em prova bastante discreta, acabou abandonando com pouco mais de 28 minutos para a bandeira quadriculada. Pouco depois, novo safety-car.

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Relargada autorizada em Londres. Di Grassi era o líder por ter passado pelos boxes após um furo no pneu e retornou à pista na primeira colocação.

Mais para trás, Vandoorne e Rowland acabaram se enroscando. O competidor da Nissan acabou acertando o líder da corrida, que acabou caindo para a 15ª colocação e deixando caminho livre para De Vries assumir a ponta.

Não demorou muito e Di Grassi decidiu atacar o adversário da Mercedes. O brasileiro da Audi conseguiu consumar a ultrapassagem e assumiu a primeira colocação da corrida com pouco mais de 15 minutos para a bandeira quadriculada. Mais para trás, mais mudanças de posições, pois Lynn também atacou De Vries e foi para segundo.

Uma das principais brigas do momento era entre Mitch Evans e Robin Frinjs. O competidor da Virgin atacou o adversário pela quarta colocação e conseguiu consumar a passagem, mas logo levou o troco do competidor da Jaguar e voltou para quinto.

Então, com oito minutos para a bandeirada, Di Grassi recebeu uma punição. Por ter infringido a regra do carro de segurança, o brasileiro deveria pagar um drive-thru, perdendo a ponta e Lynn tomando a primeira colocação.

Cada vez mais próximo do fim, Di Grassi ainda não cumpriu a punição e segue na primeira colocação do pelotão com 1s9 de vantagem. Lynn e De Vries aparecem completando o pódio, com Evans, quarto, no pódio virtual caso Lucas cumpra a penalidade.

Nova confusão na prova envolvendo Bird, líder da classificação, e Norman Nato. Os pilotos acabaram se chocando e se enroscando, provocando uma bandeira amarela localizada.

Na última volta, o brasileiro da Audi recebeu bandeira preta e, portanto, foi desclassificado. Apesar de ter cruzado a linha de chegada em primeiro, quem venceu foi Lynn, com De Vries e Evans completando o pódio do dia.

1 – Alex Lynn
2 – Nyck de Vries, 0.599
3 – Mitch Evans, 6.257
4 – Robin Frinjs, 6.682
5 – Pascal Wehrlein, 9.212
6 – Maximilian Günther, 10.637
7 – Nick Cassidy, 12.685
8 – Lucas di Grassi, 20.466
9 – Sergio Sette Câmara, 19.237
10 – Jake Dennis, 24.914
11 – Joel Eriksson, 27.920
12 – Stoffel Vandoorne, 28.623
13 – Edoardo Mortara, 29.083
14 – Jean-Éric Vergne, 29.915
15 – Sébastien Buemi, 30.291
16 – Oliver Turvey, 31.364
17 – Alexander Sims, 34.336
18 – André Lotterer, 35.204
19 – Oliver Rowland, 42.269
20 – Tom Blomqvist, abandonou
21 – Norman Nato, abandonou
22 – Sam Bird, abandonou
23 – António Félix da Costa, abandonou
24 – René Rast, abandonou

Fonte: F1 Mania
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