Verstappen vence GP da Emilia-Romagna; Leclerc roda sozinho e fica em 6º

Holandês domina corrida de ponta a ponta, vence pela segunda vez na temporada e assume a vice-liderança do campeonato; Leclerc tem 27 pontos de frente ainda. Hamilton foi apenas 14º

Esportes a Motor 24 de abril de 2022 às 15h22
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

De ponta a ponta, Max Verstappen venceu neste domingo o GP da Emilia-Romagna, em Imola, chegando à frente do companheiro de equipe da RBR Sergio Pérez. Líder do campeonato, Charles Leclerc, da Ferrari, vinha em uma tranquila terceira posição até rodar a nove voltas do fim e chegar em sexto lugar, abrindo margem para Lando Norris pular para terceiro, trazendo o primeiro pódio da McLaren em 2022.

Max largou bem, se manteve em primeiro e não perdeu a liderança até cruzar a linha de chegada, faturando sua segunda vitória em 2022, desde o GP da Arábia Saudita. Já Lewis Hamilton ficou fora da zona de pontuação, terminando apenas em 14º.

Pode ser uma imagem de texto que diz "CROYDON CAMPOS REFRIGERAÇÃO MOTORESP GELADEIRAS KARINA PLACAS P MÁQUINAS DE LAVAR Consul TODAS AS PEÇAS P LAVADORAS Electrolux master mastergSFri LiBELL PEÇAS P/ GELADEIRAS PLACASP/ GELADEIRAS Consul Becirclux ACEITAMOS TODOSOS CARTÕES ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO 22 2722-1266 22 99767-5016 Bua Oliveira Botelho dos Goytacazes/R.I"

Com o resultado, o atual campeão pula de quinto para segundo na classificação do campeonato. Com o fim de semana perfeito (vitória na corrida de classificação, na corrida e também com a melhor volta), Max anotou 34 pontos e foi para 59 pontos. Leclerc, apesar do desastroso resultado, está com 86 e em primeiro no campeonato.

A Ferrari permanece líder do Mundial de construtores, com a RBR em segundo lugar - tendo superado a Mercedes com a vitória de Verstappen na corrida classificatória, no sábado. Na parte de baixo da tabela, a Aston Martin enfim saiu da lanterna e soma cinco pontos com o oitavo lugar de Sebastian Vettel, e o décimo de Lance Stroll.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "CLUBE DE REGATAS RIO BRANCO ATIVIDADE ESPORTIVA ?Natação Hidroginastica Remo Dança de Salão Futsal Capoeira Seja 1t00000 Data José Socio dp de Sócio Sifva Neser Brasileiro Grupo de 3° Idade Banho Piscina Salão Festa Sauna Serestas Nova Diretoria Um novo cube. Kmza nova historta "Ordem Mais Informações: 22 99267-7498 Dimisson Nogueira"

Melhor do resto, George Russell guiou a Mercedes como único representante do time na zona de pontuação, chegando em quarto após largar em 11º.

Já o heptacampeão Lewis Hamilton, que segue apagado em 2022, ficou a maior parte da corrida fora das dez primeiras colocações. Ele ainda sofreu com um pit stop lento e terminou na posição em que largou, 14º, levando inclusive uma volta de Verstappen.

A prova começou com pista molhada, mas já sem chuva. Aos poucos, o asfalto foi secando e, entre a volta 18 e 20 todos os pilotos foram para o pit colocar pneu intermediário. Apesar de algumas previsões darem uma grande possibilidade de chuva durante a corrida, a água não caiu.

RESULTADO FINAL

Resultado do GP da Emilia-Romagna da F1 2022 ? Foto: F1 2022 será o inaugural GP de Miami nos Estados Unidos, em 8 de maio. Antes, a categoria encara um intervalo de 15 dias.

OS TRÊS PRIMEIROS
1-) Max Verstappen, da RBR

- Nós lidamos com isso. Como equipe, fizemos tudo do jeito certo. Acho que essa dobradinha foi merecida

2-) Sergio Pérez, RBR

- Com essas condições foi tudo muito complicado, então conseguir essa dobradinha é um ótimo resultado pro time

3-)Lando Norris, McLaren

- Uma corrida incrível. Um fim de semana incrível. Estou feliz. Trabalho de primeira da equipe. Fomos capazes de obter vantagem sob condições muito complicadas

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "Wi WiFi Fil POTENZA TELECOM DIZ AI QUEM E VOCÊ NA FILA DA INTERNET? SEM POTENZA COM POTENZA POTENZABANDALARGA.COM.B @POTENZATELECOM +55 2 99901- -0204"

A LARGADA
No momento da largada, a pista estava molhada, mas não estava chovendo, então todos os carros estavam com pneus intermediários. Verstappen se manteve na liderança, enquanto Pérez conseguiu deixar Leclerc para trás e pulou para segundo.

Lando Norris também deixou o monegasco da Ferrari e assumiu o terceiro posto. Algumas curvas depois, Carlos Sainz e Daniel Riccardo, que brigavam pelo quinto posto, bateram, com o safety car entrando na pista.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "HORÁRIOS DAS REUNIÕES SEGUNDA-FEIRA ÀS 7H, 10H, 12H, 14H, 16H, 19H, TERÇA-FEIRA 6H, 7H, 10H, 12H, 15H, 19H QUARTA-FEIRA 7H, 10H, 12H, 15H, 19H QUINTA-FEIRA ÀS 6H, 7H, 10H, 12H, 15H, 19H SEXTA-FEIRA ÀS 6H, 7H, 10H, 11H30, 15H, 19H SÁBADO ÀS 6H, 7H, 10H, 12H, 14H, 19H DOMINGO ÀS 7H, 9H30H, 15H, 18H FB.COM/UNIVERSALCAMPOSDOSGOYTACAZES"

MOMENTOS-CHAVE
RELARGADA
Após cinco voltas com o safety car, foi dada a relargada, e as posições se mantiveram. Pérez se colocou muito bem como um escudo do companheiro de equipe Verstappen e, na sétima volta, a vantagem do holandês já era de três segundos. Para Norris, quase cinco segundos.

LECLERC ULTRAPASSA
Na volta 8, Charles Leclerc, sem asa móvel, freou em cima da curva e conseguiu a ultrapassagem em cima de Norris. Nesse momento, já estava quatro segundos atrás de Pérez e quase sete do líder Verstappen.

Pode ser uma imagem de texto que diz "CROYDON CAMPOS REFRIGERAÇÃO MOTORESP GELADEIRAS KARINA PLACAS P MÁQUINAS DE LAVAR Consul TODAS AS PEÇAS P LAVADORAS Electrolux master mastergSFri LiBELL PEÇAS P/ GELADEIRAS PLACASP/ GELADEIRAS Consul Becirclux ACEITAMOS TODOSOS CARTÕES ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO 22 2722-1266 22 99767-5016 Bua Oliveira Botelho dos Goytacazes/R.I"

RUSSELL E MAGNUSSEN
Por duas voltas, Russell e Kevin Magnussen brigaram pela quinta posição. O britânico da Mercedes colocou uma vez de lado, chegou a passar, mas abriu de mais na curva seguinte e Magnussen reassumiu a quinta posição. Na sequência, na volta 12, Russell conseguiu a manobra e passou a ser quinto colocado.

PRIMEIRAS PARADAS

Na volta 18, alguns pilotos fizeram as primeiras paradas, já com a pista secando. Vettel, Gasly e Riccardo foram os primeiros e todos passaram a acompanhar os tempos de volta destes pilotos. Na volta 19, Pérez foi o primeiro da frente a ir aos boxes. No giro seguinte, Leclerc e Verstappen pararam, assim como Norris.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "CLUBE DE REGATAS RIO BRANCO ATIVIDADE ESPORTIVA ?Natação Hidroginastica Remo Dança de Salão Futsal Capoeira Seja 1t00000 Data José Socio dp de Sócio Sifva Neser Brasileiro Grupo de 3° Idade Banho Piscina Salão Festa Sauna Serestas Nova Diretoria Um novo cube. Kmza nova historta "Ordem Mais Informações: 22 99267-7498 Dimisson Nogueira"

COMO FICOU
Verstappen assumiu a liderança com nove segundos de vantagem para Leclerc, que saiu do pit em segundo. Mas Pérez, que tinha parado antes, já estava com pneus mais aquecidos e conseguiu, com tranquilidade, reassumir o segundo lugar.

VOLTA 25

SEGUE SEM GRANDES MUDANÇAS
A corrida seguiu sem grandes mudanças de posições. Verstappen com uma boa vantagem para Pérez, que não era ameaçado por Leclerc. Norris vinha em quarto com uma tranquila vantagem para Russell, seguramente distante de Bottas.

APOSTAS
Faltando 13 voltas, Leclerc foi para os boxes e voltou em quarto lugar atrás de Norris, mas logo conseguiu reassumir a terceira posição. Na volta seguinte, Pérez também fez mais um pit stop. Os dois colocaram pneus vermelhos para, mais rápidos, tentarem anotar a volta mais rápida e garantir o ponto extra. Max Verstappen, que liderava com tranquilidade, também parou.

RODOU
Faltando nove voltas, Leclerc rodou sozinho, acertou a barreira de pneus na curva 14 e teve que voltar aos boxes para trocar o bico do carro. Com isso, Norris encontrou caminho livre para assumir o terceiro lugar com tranquilidade. O monegasco da Ferrari voltou em oitavo lugar, mas conseguiu passar Vettel e Tsunoda e terminou em sexto.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes