A Seleção Brasileira voltou a fazer uma partida aquém do que se espera, mas venceu o Chile por 2 a 1, de virada, e passa a respirar um pouco mais aliviada nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Igor Jesus e Luiz Henrique marcaram para o Brasil, enquanto Vargas fez o gol chileno. Com o resultado, o Brasil encerra o primeiro turno das Eliminatórias com 13 pontos, na 4ª posição. O Chile, por sua vez, se manteve na penúltima colocação, com apenas 5 pontos.
Como foi o jogo
A Seleção Brasileira teve o pior início de jogo possível no Estádio Nacional. Nem bem o ponteiro do relógio dava a primeira volta quando Vargas, de cabeça, abriu o marcador ao cabecear no contrapé do goleiro Ederson. Pressionado pela tabela e atrás no placar, o Brasil fez um primeiro tempo nervoso, com muitos passes errados e raríssimas chances de gol. Ainda assim, chegou ao empate aos 45, quando o estreante Igor Jesus cabeceou longe do alcance de Cortés.
O primeiro tempo ruim fez Dorival Júnior voltar para a etapa final com duas mudanças no meio campo. Bruno Guimarães e Gerson entraram nas vagas de André e Lucas Paquetá e o Brasil melhorou. Raphinha teve gol anulado aos 6, mas a Seleção seguiu pressionando e foi premiada ao fim do jogo, em belo gol de Luiz Henrique.
O que vem pela frente
Agora na quarta posição, a Seleção Brasileira se prepara para encarar o lanterna Peru na abertura do returno das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O jogo será na próxima terça-feira, 15, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo dia, a seleção chilena encara a Colômbia em Barranquilla.
FICHA TÉCNICA
CHILE 1 X 2 BRASIL
9ª RODADA - ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO
Data e horário: Quinta-feira, 10 de outubro de 2024 - 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nacional de Santiago, no Chile
Gols: Vargas (1'/1°T) e Igor Jesus (45'/1°T); Luiz Henrique (43'/2ºT)
Cartões amarelos: Galdames e Loyola (Chile); Lucas Paquetá e Danilo (Brasil)
Cartões vermelhos: Nono Nonono, aos 45'/2ºT (Time B)
ESCALAÇÕES
CHILE (Técnico: Ricardo Gareca)
Cortés; Loyola, Kuscevic, Maripán e Galdames (Morales); Valdez, Pavez (Alarcón) e Echeverría; Darío Osorio (Tapia), Dávila (Cepeda) e Vargas (Palacios).
BRASIL (Técnico: Dorival Júnior)
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá (Gerson) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Rodrygo e Igor Jesus (Endrick).
ARBITRAGEM
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Assistentes: Facundo Rodríguez e Maximiliano del Yesso (ARG)
Quarto árbitro: Leandro Rey (ARG)
VAR: Héctor Paletta (ARG)