Depois de empatar por 0 a 0 com o Vitória no meio de semana, o Botafogo enfrentará o Sport neste domingo (20), pela 15ª rodada do Brasileirão, com foco em voltar a vencer. O Alvinegro é o sexto colocado do campeonato com 22 pontos, dois atrás do Bahia, que abre o G-4. Por outro lado, o Sport é o lanterna com três pontos. A partida acontecerá na Ilha do Retiro e terá início às 17h30.
Em início de trabalho no Glorioso, o técnico Davide Ancelotti vai para mais um compromisso à frente da equipe de General Severiano. Antes do empate sem gols contra o Vitória, o italiano deixou uma boa impressão para a torcida, começando sua trajetória com o pé direito no triunfo por 2 a 0 sobre o Vasco, na retomada do Brasileirão após o Mundial de Clubes.
O momento do Sport é desesperador. Nesta quarta-feira (16), integrantes de uma torcida organizada protestaram contra a fase do clube, que ainda não venceu e tem o pior ataque do Brasileiro, com cinco gols marcados, e a segunda pior defesa, com 20 gols sofridos.
Na última partida, o grupo de Daniel Paulista foi derrotado para o Juventude por 2 a 0. Ao contrário do Botafogo, o Leão não entrou em campo durante a semana, já que o Atlético-MG, que seria seu adversário, teve compromisso pela Sul-Americana.
BOTAFOGO
O Botafogo vai para sua primeira partida após a confirmação da venda do volante Gregore para o Al-Rayyan. Com a saída do jogador, Allan, que trabalhou com Ancelotti no Napoli e no Everton, deve ganhar sequência no time titular. A tendência é que ele faça dupla com Marlon Freitas, capitão alvinegro.
Anunciado nesta sexta-feira (18) como reforço para o restante da temporada, o meio-campista Danilo ainda não está apto a entrar em campo pelo clube carioca. O ex-jogador do Palmeiras e do Nottingham Forest é aguardado no Rio de Janeiro nos próximos dias para realizar exames médicos e aumentar as opções da comissão técnica.
A tendência é que o time entre em campo com a mesma escalação do duelo contra o Vitória. O comandante comentou depois da partida sobre como gosta de ver sua equipe jogando e destacou a importância do estilo ofensivo.
“A ideia é chegar à área sempre, criando várias chances de gol e recuperando a bola rápido. A identidade do Botafogo é um futebol com coragem. Os jogadores são receptivos e podemos fazer esse tipo de trabalho.”, explicou.
O zagueiro Bastos, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, e o atacante Matheus Martins, em tratamento de uma lesão na coxa esquerda, são desfalques. O defensor se machucou nos Estados Unidos, durante treino no Mundial de Clubes, enquanto o ponta já estava machucado antes do início do torneio e ainda não se recuperou.
SPORT
O zagueiro Ramon Menezes, ex-Ceará, o meia Matheuzinho, contratado por empréstimo junto ao Santa Clara, de Portugal, e o atacante Ignacio Ramírez, que estava atuando no Everton, do Chile, foram anunciados como reforços nesta semana e já tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O trio aumenta as opções do técnico Daniel Paulista contra o Botafogo.
Desfalques contra o Juventude, o lateral-direito Hereda e o atacante Pablo podem seguir longe dos gramados. O primeiro está em tratamento de uma lesão no púbis, enquanto o segundo se recupera de uma lesão na panturrilha direita. Em transição física após período afastado por conta de uma lesão no quadril, o meia Hyoran pode aparecer no banco de reservas.
A principal dúvida na escalação está no gol. Novidade na última partida na vaga de Caíque França, Gabriel Vasconcellos não tem sua presença garantida entre os onze iniciais. Daniel Paulista ainda busca definir seu titular para a posição.
FICHA TÉCNICA
SPORT X BOTAFOGO
SÉRIE A - BRASILEIRÃO - 15ª RODADA
Data e horário: domingo, 20 de abril de 2025, às 17h30h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Onde assistir: TV Globo e Premiere
ARBITRAGEM
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Luis Marques (ambos de SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
SPORT: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Chico e Igor Cariús; Zé Lucas, Rivera, Sérgio Oliveira (Atencio) e Lucas Lima; Barletta e Gonçalo Paciência. (Técnico: Daniel Paulista).
BOTAFOGO: John; Vitinho, Kaio Fernando, Alexander Barboza e Alex Telles; Allan, Marlon Freitas e Savarino; Álvaro Montoro, Artur e Arthur Cabral. (Técnico: Davide Ancelotti)