Nesta sexta-feira, 25 de outubro, é Dia Mundial do Karate. A data foi escolhida por ter sido a mesma que, em 1936, uma importante reunião foi realizada em Okinawa com grandes mestres, para discutir os rumos da arte. Em 25 de outubro, de 1936, às 16 horas, ocorreu-se um encontro histórico com os mestres de Okinawa, onde decidiram oficialmente mudar o nome de Toudi para Karate, aonde foi feito um acordo que seria mais fácil promover o nome karate no Japão continental e no o mundo.
Na Verdade, Não Só o karate era Mais Fácil de pronunciar EM Japonês, mas also Fazia SENTIDO para o Público em Geral, JA Que Seu novo significado, “ Mãos Vazias “, estava Mais alinhado com a Abordagem zen da sociedade japonesa moderna.
Por fim, o final “Do” foi adicionado ao nome Karate, significando que o Karate-Do a partir desse momento virou também uma jornada filosófica de iluminação e não só apenas um método de luta de defesa pessoal.
Em outras palavras, palavras como raízes chinesas autodefensivas de Toudi são substituídas pelos valores japoneses da autoproteção e autoperfeição. Então aí nasce o Karate moderno, o Karate-Do, “ caminho das mãos vazias “.
Em referência como instituições que aderiram aos dados, estão Okinawa Karate do Renmei, Okinawa Ken Karate do Renmei, Okinawa Karate Kobudo Renmei e Okinawa Ken Karate-Do Rengokai. Foi estabelecido como Dia Mundial do Karate para todos os estilos do mundo. Vários senseis direcionaram palavras com muita emoção.
O sensei Kyoshi Tusa , da Federação de Karate de Okinawa, relatou como matéria obrigatória os princípios de karate nas Universidades ao redor do país.
“O karatê deveria ser unificado mundialmente para melhorar o intercâmbio de informação e para praticar um só karatê. “ Da Federação Okinawense de Karate e Kobudo, o sensei Minoru Higa , deixou claro a importância de que o karate competitiva e o tradicional colaborem em unidade.
“ São indispensáveis, mas ambos deven cooperar e reconhecer os pontos fortes do outro para crescer “, expressou.
Da Escola Karate-Do Rengokai de Okinawan, o mestre Eiki Kurashita , falou em nome da entidade quando disse:
“ Espero que as pessoas no mundo tomem este dia como uma oportunidade de esforço para desenvolver uma cultura do karate-do. “
Por último, o mestre Seihan Shiroma , da Federação de Kobudo de Okinawa, reconheceu a iniciativa como “ uma excelente maneira de manter o valor cultural da arte marcial em questão “.
Esta fotografia dos lendários mestres de karatê de Okinawa foi registrada em 25 de outubro de 1936. Fila traseira da esquerda para a direita: Shinpan Gusukuma Shuri-te , Choryo Maeshiro Naha- te, Chosin Chibana Shuri-te , Genwa NakasoneTomari-te . Fila da frente da esquerda para a direita: Chotoku Kyan Shuri-te , Kentsu Yabu Shuri-te , Chomo Hanashiro Shuri-te , Chojun Miyagi Naha-te .
Em 1937 estes mesmos mestres se reuniram para a formalização do kihon kata - fugyu kata dai iti.