25 de outubro, Dia Mundial do Karatê, 'a arte marcial da paz'

Em 25 de outubro, de 1936, às 16 horas, ocorreu-se um encontro histórico com os mestres de Okinawa

Lutas 25 de outubro de 2024 às 09h39
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Nesta sexta-feira, 25 de outubro, é Dia Mundial do Karate. A data foi escolhida por ter sido a mesma que, em 1936, uma importante reunião foi realizada em Okinawa com grandes mestres, para discutir os rumos da arte. Em 25 de outubro, de 1936, às 16 horas, ocorreu-se um encontro histórico com os mestres de Okinawa, onde decidiram oficialmente mudar o nome de Toudi para Karate, aonde foi feito um acordo que seria mais fácil promover o nome karate no Japão continental e no o mundo.

Na Verdade, Não Só o karate era Mais Fácil de pronunciar EM Japonês, mas also Fazia SENTIDO para o Público em Geral, JA Que Seu novo significado, “ Mãos Vazias “, estava Mais alinhado com a Abordagem zen da sociedade japonesa moderna.

Por fim, o final “Do” foi adicionado ao nome Karate, significando que o Karate-Do a partir desse momento virou também uma jornada filosófica de iluminação e não só apenas um método de luta de defesa pessoal.

Em outras palavras, palavras como raízes chinesas autodefensivas de Toudi são substituídas pelos valores japoneses da autoproteção e autoperfeição. Então aí nasce o Karate moderno, o Karate-Do, “ caminho das mãos vazias “.

Em referência como instituições que aderiram aos dados, estão Okinawa Karate do Renmei, Okinawa Ken Karate do Renmei, Okinawa Karate Kobudo Renmei e Okinawa Ken Karate-Do Rengokai. Foi estabelecido como Dia Mundial do Karate para todos os estilos do mundo. Vários senseis direcionaram palavras com muita emoção.

O sensei Kyoshi Tusa , da Federação de Karate de Okinawa, relatou como matéria obrigatória os princípios de karate nas Universidades ao redor do país.

“O karatê deveria ser unificado mundialmente para melhorar o intercâmbio de informação e para praticar um só karatê. “ Da Federação Okinawense de Karate e Kobudo, o sensei Minoru Higa , deixou claro a importância de que o karate competitiva e o tradicional colaborem em unidade.

“ São indispensáveis, mas ambos deven cooperar e reconhecer os pontos fortes do outro para crescer “, expressou.
Da Escola Karate-Do Rengokai de Okinawan, o mestre Eiki Kurashita , falou em nome da entidade quando disse:

 “ Espero que as pessoas no mundo tomem este dia como uma oportunidade de esforço para desenvolver uma cultura do karate-do. “

Por último, o mestre Seihan Shiroma , da Federação de Kobudo de Okinawa, reconheceu a iniciativa como “ uma excelente maneira de manter o valor cultural da arte marcial em questão “.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Esta fotografia dos lendários mestres de karatê de Okinawa foi registrada em 25 de outubro de 1936. Fila traseira da esquerda para a direita: Shinpan Gusukuma Shuri-te , Choryo Maeshiro Naha- te, Chosin Chibana Shuri-te , Genwa NakasoneTomari-te . Fila da frente da esquerda para a direita: Chotoku Kyan Shuri-te , Kentsu Yabu Shuri-te , Chomo Hanashiro Shuri-te , Chojun Miyagi Naha-te .

Em 1937 estes mesmos mestres se reuniram para a formalização do kihon kata - fugyu kata dai iti.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes