Após ótima participação na etapa de Lausanne, na última quarta (2), o brasileiro Thiago Braz decepcionou em Bruxelas (BEL) em prova válida pela Liga Diamante, realizada nesta sexta-feira (4). Listado com sua melhor marca do ano, 5,72 m, o campeão olímpico do salto com vara iniciou sua participação com a barra em 5,50 m. Porém, falhou nas três tentativas e acabou a competição em último lugar, pois foi o único que não obteve êxito uma vez sequer.
Além de Thiago Braz, ouro na Rio-2016, a etapa teve como principal estrela o sueco Armand Duplantis, atual recordista mundial (6,18 m, obtida em competição indoor). Duplantis já havia vencido a prova em Lausanne, quando travou um duelo empolgante com o americano Sam Kendricks, obtendo a marca de 6,07 m.
Em Bruxelas, o sueco superou com facilidade os belgas Thomas van der Plaetsen e Bem Broeders, o italiano Claudio Michel Stecchi e o americano Christopher Nilsen. Duplantis garantiu a primeira posição ao conseguir superar o sarrafo em 5,80 m. Mesmo assim, ele continuou saltando e obteve êxito logo na primeira tentativa com a barra em 6 metros. Com isso, bateu o recorde da prova belga, que era do francês Renaud Lavillenie (5,96 m). Ele ainda tentou saltar 6,15 m, mas não foi capaz .
Melhor marca do ano em Lausanne
O segundo colocado na etapa belga foi Broeders, que atuou em seu país e superou a barra em 5,70 m na primeira tentativa. O pódio foi completado por Nilsen, que ficou em terceiro ao ultrapassar o sarrafo em 5,60 m na segunda tentativa. Stecchi foi o quarto, já que só conseguiu saltar 5,60 m na última tentativa, e o penúltimo foi Plaetsen, que chegou apenas em 5,40 m.