Tour de France 2020 - Angel Lopez vence, Roglic coloca tempo em Pogacar na montanha, na 17ª etapa

Etapa mais dura deste Tour de France foi repleta de emoção com disputa entre Roglic e Pogacar montanha acima

Ciclismo 16 de setembro de 2020 às 17h11
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A etapa 17 do Tour de France cumpriu com as expectativas levantadas pelos torcedores do ciclismo. Isso porque, na duríssima subida do Col de la Loze, uma intensa disputa em câmera lenta se desenrolou nas rampas com mais de 20% de inclinação, a mais de 2 mil metros de altitude.

Neste cenário, Miguel Angel Lopez (Astana) foi o mais rápido do dia ao acelerar do grupo dos favoritos não só para obter a vitória, mas também para assumir a terceira colocação na classificação geral.

Enquanto o colombiano lavava a alma de sua nação, Primoz Roglic (Jumbo - Visma) chegava em segundo lugar, colocando tempo sobre Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), seu principal adversário na luta pela amarela.

"O final foi insanamente duro", afirmou Roglic. "Os últimos três ou quatro quilômetros foram brutais. Você não fica feliz quando chega ao topo, mas estou realmente feliz com o resultado de hoje. Eu não venci, mas por outro lado ganhei um tempo na geral, então foi um bom dia para mim", explicou o camisa amarela.

"Estou muito feliz e emocionado", afirmou Angel Lopez, que passou muitos meses treinando sozinho, em isolamento, na altitude da Colômbia.

" Trabalhei muito para isso e não foi fácil chegar aqui. É incrível. Isso é para minha esposa e filho. É duro ficar longe tanto tempo, mas este é meu trabalho. Penso neles o tempo todo", afirmou o colombiano.

A etapa ainda foi marcada pelo incrível desempenho de Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), que atacou sozinho da fuga e lutou com unhas e dentes na escalada final para tentar vencer. Além dele, destaque para o incrível trabalho de Sepp Kuss, gregário da Jumbo-Visma que acompanhou Roglic quase até a linha de chegada.

A etapa Rainha do Tour realmente despedaçou o grupo dos favoritos, com a separação de tempo entre os ponteiros crescendo da casa dos segundos para a dos minutos. Com o segundo lugar e a bonificação por tempo, Roglig agora lidera Pogacar por 57 segundos. Além disso, Lopez assume a terceira colocação com 01:26 de atraso para a amarela. Richie Porte (Trek-Segafredo) cai para a quarta colocação em seu último Tour como capitão de equipe.

Apesar do resultado não tão positivo para Pogacar, o jovem esloveno promete continuar tentando roubar a camisa amarela de seu compatriota na etapa de amanha.

"Amanhã é outro dia muito duro. Vamos ver o que consigo fazer, mas estou feliz com o que conquistei até agora. Vamos lutar até o fim. O pior hoje foram as partes inclinadas, já que nas mais planas fui bem. Isso foi duro para mim, mas também a altitude. Uma das chegadas mais duras que já fiz", explicou Pogacar.

Na etapa 18, o pelotão vai encarar 175km com cerca de 4 mil metros de escaladas. Ao todo, serão quatro subidas categorizadas e uma fora de categoria. Depois do topo da última montanha, os ciclistas ainda encaram 30km até a linha de chegada, boa parte deles em descida - a chegada acontece em uma pequena e explosiva rampa.

De fato, com o controle que vez sendo exercido pela Jumbo, somente um problema mecânico ou um dia especialmente ruim podem fazer com que Pogacar (ou outro atleta qualquer), consiga colocar tempo em Roglic. Porém, como já vimos acontecer em inúmeras ocasiões, uma grande volta nem sempre é decidida montanha acima.

Resultados da etapa
1 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 04:49:08
2 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 00:00:15
3 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:30
4 Sepp Kuss (USA) Team Jumbo-Visma 00:00:56
5 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 00:01:01
6 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:01:12
7 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:01:20
8 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 00:01:20
9 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:01:59
10 Tom Dumoulin (Ned) Team Jumbo-Visma 00:02:13


Classificação geral
1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 74:56:04
2 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:57
3 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:01:26
4 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 00:03:05
5 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 00:03:14
6 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:03:24
7 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:03:27
8 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:04:18
9 Tom Dumoulin (Ned) Team Jumbo-Visma 00:07:23
10 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 00:09:31

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes