Tour de France 2020 - Em dia de linda vitória colombiana, Roglic mostra superioridade no 13º dia

Daniel Martínez mostrou muita garra para vencer dupla da Bora-Hansgrohe em dura chegada na montanha

Ciclismo 11 de setembro de 2020 às 19h18
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A décima terceira etapa teve uma grande pitada daquilo que todo amante do ciclismo mais gosta: disputas intensas, muita superação e uma vitória espetacular de um atleta em desvantagem. O grande vencedor do dia foi o colombiano Daniel Martínez (EF Pro Cycling) o mais rápido a cruzar a meta em uma duríssima chegada ao alto do Puy Mary - rampa com vários trechos de mais de 15% de inclinação.

A etapa foi marcada por um jogo de xadrez com as pernas entre a EF Pro Cycling e Bora-Hansgrohe. Max Schachmann, da Bora, viu-se sozinho e na liderança na estrada ainda antes da penúltima subida do dia.

Com o grupo perseguidor com muitas dificuldades em se organizar, Martínez acelerou em busca do líder quando faltavam cerca de 14km para a meta, bem no começo da última subida do dia. Em sua roda, o colombiano trouxe Lennard Kämna, companheiro de Schachmann - com isso, o sl-americano viu-se em um dois contra um.

Sem tirar o pé do acelerado, Martínez alcançou Schachmann e continuou forçando até fazer o alemão sobrar de roda. Porém, a disputa contra Kämna seguiu quase até a linha de chegada. Isso porque, assim como antes, o outro alemão também fez poucos turnos na frente, mesmo depois que seu companheiro ficou para trás.

Tanto Kämna quanto Martínez tentaram escapar antes da linha de chegada, mas a decisão sobre quem seria o mais forte do dia aconteceu apenas a alguns metros da meta. Com Kämna lançando seu sprint, Martinez seguiu de roda fazendo muita força, mantendo sua aceleração até seu adversário "quebrar" e perder velocidade - uma vitória realmente de tirar o chapéu.

Classificação geral
Na disputa pela camisa amarela, assim como era de se esperar, tivemos grandes mudanças nas primeiras colocações. Durante boa parte da etapa, a Ineos Grenadiers controlou o pelotão pela frente no que parecia ser o prelúdio para um ataque de Egan Bernal. Porém, no fim das contas, quem realmente acelerou brutalmente foi Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), com apenas Primo? Roglic (Jumbo-Visma) seguindo forte em sua roda.

Mais atrás, o jovem colombiano que venceu o Tour no ano passado parecia não encontrar suas pernas, olhando constantemente para trás, tentando encontrar alguém que pudesse ajudar - no fim, ele acabou perdendo 38 segundos e a segunda colocação na classificação geral.

O prejuízo para Bernal, porém, foi bem menor do que o de Guillaume Martin (Cofidis) e Romain Bardet (AG2R La Mondiale), as duas maiores vítimas do dia. Badert envolveu-se em um acidente a 86km e acabou perdendo um minuto e meio para Roglic. Já Martin foi ainda mais prejudicando, perdendo mais de dois minutos para os ponteiros. Bauke Mollema caiu e abandonou.

Com o resultado, temos agora Primoz Roglic na liderança do Tour, com Pogacar em segundo, precisando recuperar 44 segundos para vestir a amarela. Bernal é o terceiro devendo quase um minuto para a ponta. Rigoberto Uran (EF Pro Cycling) e Nairo Quintana (Team Arkea-Samsic) minimizaram suas perdas na subida e estão em quarto e quinto lugares respectivamente.

Etapa de amanhã
Amanhã, teremos mais uma etapa de montanhas, com o pelotão percorrendo 194km entre Clermont-Ferrand e Lyon. Apesar de ter 5 subidas categorizadas, não se trata de uma etapa para escaladores puros vencerem. Isso porque as duas últimas rampas, a apenas 12km da meta, são curtas e super explosivas - a chegada acontece no plano.

Trata-se de mais um dia em que se espera uma vitória saindo da fuga e, apesar de não ser uma etapa com chegada ao alto, um dia ruim em meio as montanhas sempre pode mudar completamente a vida de um atleta em uma grande volta.

Resultados da etapa
1 Daniel Felipe Martinez Poveda (Col) EF Pro Cycling 05:01:47
2 Lennard Kämna (Ger) Bora-Hansgrohe 00:00:04
3 Maximilian Schachmann (Ger) Bora-Hansgrohe 00:00:51
4 Valentin Madouas (Fra) Groupama-FDJ 00:01:33
5 Pierre Rolland (Fra) B&B Hotels-Vital Concept 00:01:42
6 Nicolas Edet (Fra) Cofidis 00:01:53
7 Simon Geschke (Ger) CCC Team 00:02:35
8 Marc Soler (Spa) Movistar Team 00:02:43
9 Hugh Carthy (GBr) EF Pro Cycling 00:03:18


Classificação geral
1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 56:34:35
2 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:44
3 Egan Arley Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers 00:00:59
4 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:01:10
5 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 00:01:12
6 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:01:31
7 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 00:01:42
8 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:01:55
9 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 00:02:06
10 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:02:54

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes