A canoagem slalom brasileira, por muito pouco, não pegou pódio no segundo dia da etapa de Pau, na França, da Copa do Mundo da modalidade. Ana Sátila e Mathieu Desnos foram quartos colocados no caiaque (K1) feminino e masculino, enquanto Pepê Gonçalves também bateu na trave e foi quarto colocado, mas no K1 Extremo.
Ana Sátila acabou não competindo no K1 Extremo, ela que é uma das melhores do mundo nesta modalidade. Pepê Gonçalves também competiu no K1, mas não passou da semifinal.
A etapa de Pau da Copa do Mundo de canoagem slalom vai até o domingo (8), quando Ana Sátila irá competir na canoa feminina (C1) e Felipe Borges na canoa masculina. Ambos estão na semifinal.
Pela etapa anterior, realizada na Eslovênia, a canoagem slalom brasileira levou três medalhas.
K1 feminino
Na semifinal do K1, Ana Sátila anotou o quinto melhor tempo 116s16, sendo seis segundos acrescidos por penalidades, e avançou para a final. Na finalíssima, a brasileira voltou a cometer penalidades, teve mais quatro segundos acrescentados ao seu tempo final e acabou no quarto lugar na etapa francesa da Copa do Mundo de canoagem slalom.
Não fossem esses quatro segundos adicionados ao seu tempo na final do K1, ela teria conquistado o terceiro lugar do pódio. A vitória ficou com a francesa Marie-Zelia Lafont, que dominou o K1 desde a qualificatória. Romane Prigent, também da França, foi a segunda colocada e a ucraniana Viktoriia Us fechou o pódio.
K1 masculino
No K1 masculino, Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos, que está se naturalizando brasileiro, competiram na semifinal. Mathieu avançou para a final com o 6º melhor tempo (98s33), mas Pepê ficou pelo caminho com o pior desempenho da semifinal. O brasileiro se afundou em penalidades, tomou 50 segundos a mais, fechou com 148s87 e não avançou.
Pela final do K1 masculino, Mathieu Desnos também terminou no quarto lugar, fez 100s26 e por pouco não entrou no pódio. O francês que busca a naturalização brasileira somou seis segundos em penalidades e isso o tirou dos três primeiros lugares. Martin Dougoud, da Suíça, foi o vencedor da etapa de Pau com o tempo de 95s11. Tomas Zima, da República Tcheca, foi o segundo e o argentino Thomas Bersinger o terceiro.
K1 Extremo
A modalidade que ainda não é olímpica teve Pepê Gonçalves na disputa da etapa de Pau da Copa do Mundo de canoagem slalom. A corrida reúne sempre quatro atletas e Pepê chegou até a final.
Mas o brasileiro não se deu bem e terminou no quarto e último lugar na finalíssima.