Visando Tóquio, Bia Bulcão fala do prazer de retomar treinos

Após meses de treinos adaptados em casa, Bia Bulcão voltou a treinar na Missão Europa e se prepara para voltar à corrida olímpica por uma vaga em Tóquio

Lutas 08 de setembro de 2020 às 13h25
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Após quase seis meses confinada em casa, por conta da pandemia de coronavírus, Bia Bulcão reencontrou o prazer de treinar esgrima da maneira convencional: em pista. Ela chegou ao Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, em Portugal, na semana passada, para fazer parte da Missão Europa e retomar as atividades, de olho em Tóquio-2020.

Bia chegou a construir um boneco, o Dart, para treinar em casa durante o isolamento, que começou na segunda metade de março. Manteve os treinos físicos e alguns exercícios específicos na capital paulista, onde reside, mas sempre com as limitações naturais de quem não está em pista.

“Estou tentando me readaptar, voltando ao ritmo puxado, aos poucos. Treino a parte técnica de manhã e físico de tarde. Aqui consigo fazer uma boa preparação física, pois tem toda a estrutura que eu preciso e vou ter um ganho”, explicou.

“Temos sala de musculação, pista de atletismo, todo o material que eu preciso. O ginásio tem os aparelhos que necessito, a alimentação e a hospedagem são no mesmo lugar dos treinos. O COB nos fornece médica, fisioterapeuta, e isso não se compara aos treinos em casa”, completou.

Bia Bulcão usa a oportunidade na Missão Europa também para se preparar para buscar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ela vai permanecer mais dez dias em Portugal, quando segue para a Itália, onde retoma os treinamentos no local onde treinava antes da pandemia.

Corrida olímpica
As quatro melhores equipes do ranking mundial se classificam diretamente para Tóquio-2020. Atualmente, os Estados Unidos estão em quarto lugar, abrindo a vaga de equipes das Américas, que seria herdada pelo Canadá. A partir de então, a melhor atleta do continente no ranking olímpico, com exceção das norte-americanas e canadenses, tem a classificação assegurada.

Ainda faltando a pontuação de um Grand Prix, que aconteceria em março, a colombiana Saskia Loretta Garcia lidera essa corrida, e a brasileira ainda briga então por esta vaga pelo ranking olímpico. Por ter sido a primeira colocada no ranking nacional em 2019, Bia Bulcão será a representante do Brasil no Pré-Olímpico das Américas, em abril de 2021, no Panamá, que classifica mais uma atleta.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes