Reabertura das academias: Vigilância define 'Regras da Vida' para conter a Covid-19 em Campos

Academias e demais seguimentos comercias voltarão a atividade na segunda-feira (25/01)

Outros Esportes 24 de janeiro de 2021 às 05h51
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (22), os 40 protocolos denominados “Regras da Vida”. Trata-se de um conjunto de normas de segurança sanitárias que deverão ser cumpridas por todos os estabelecimentos comerciais, estando fechado ou em funcionamento, além da população de modo geral para conter o avanço da pandemia do coronavírus na cidade.

Os protocolos foram divididos por segmentos comerciais e todas as medidas já foram amplamente debatidas e são de conhecimento geral, segundo a chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "RB KARLA BENVINDO Enfermeira Intensivista especializada LASERI LASERHEALTH CALTH em LASERTERAPIA/ ILIB TECNICA ILIB Podemos tratar: Diabetes mellitus; Colesterol; Hipertensão; Artrose; Artrite; Doenças Inflamatórias; Doenças do sistema respiratório Dores Crónicas Muito mais... LASERTERAPIA Podemos Tratar: Dermatite de fralda; Fissuras mamárias; Lesões pós-parto; Tratamento de Feridas; Mucosite oral; Herpes Labial; Processos Inflamatórios; Pós-operatorios diversos; Infecções fúngicas Queimaduras; muito mais... laserterapia@gmail.com laserterapia.karla (22) 99880-7714"

O entendimento pela reabertura do comércio, inclusive com antecipação para a segunda-feira (25), só será possível porque o Prefeito Wladimir Garotinho conseguiu abrir cinco dos 10 leitos UTI Covd-19 ampliados no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), originários um convênio com a Prefeitura de Duque de Caxias. O formato da retomada das atividades será publicado em Diário Oficial do município, após aprovação do Gabinete de Crise Covid-19.

Também participaram das reuniões o Vice-Prefeito Frederico Paes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, a chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, e o subsecretário de Posturas, Jackson Souza.

Pode ser uma imagem de carro e texto que diz "Clima RerigeraçãoparaVeculosess Refrigeração para Veículos Pesados Ar condicionado para veículos leves, pesados e agrícolas (22)99979-9599 Flávio/ (22)99813-6727 Thays Rua Dr. Albano N°09 Pq. Rio Branco (próximo ao supermercado Ok) Guarus- Campos dos Goytacazes-RJ e-mail: climaquinaar@gmail.com"

MEDIDAS PREVENTIVAS ESPECÍFICAS PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NAS
ACADEMIAS DE GINÁSTICA

11.1 Recepção e Portaria
1. No caso do uso de leitor digital para a entrada na academia, deve-se disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca. O cliente deve ter também a opção de acessar a academia, comunicando à recepcionista o seu número de matrícula ou CPF,
para que não precise tocar no leitor digital.

2. É recomendado que a Ficha de Matrícula seja preenchida pelo sistema de précheck-in, por aplicativos de mensagens ou formulários on-line. Caso não seja possível adotar uma dessas medidas, a orientação é a marcação do distanciamento mínimo previsto nas Regras para VIDA, evitando a aglomeração de clientes na recepção da academia e a manipulação de produtos de papelaria (papéis e canetas) que podem servir como fontes de contaminação.

3. As chaves e chaveiros ou cartões magnéticos dos armários devem ser de material de fácil higienização, devolvidos em uma urna ou outro recipiente similar, devidamente higienizados antes da reutilização.

4. As máquinas para pagamento com cartão devem ser protegidas com fi lme plástico e higienizadas após cada utilização. É recomendado incentivar o pagamento por aproximação do cartão ou QR Code, evitando a manipulação da máquina.

5. O álcool gel 70% deve ser disponibilizado para os clientes já na recepção.

6. O mobiliário do local deve ser reduzido para facilitar a higienização e a organização das fi las (quando houver), respeitando o distanciamento mínimo previsto nas Regras para VIDA.

7. Para evitar fontes de contaminação e facilitar a higienização, deve ser retirado todo o material que pode ser compartilhado ou tocado por diferentes clientes, como jornais, revistas e objetos decorativos da recepção.

8. A divulgação das medidas de prevenção à Covid-19 deve ser feita por cartazes e informações verbais como “Para sua segurança, não esqueça de higienizar as mãos” e “O uso da máscara é obrigatório”.

9. Divulgar, em pontos estratégicos, os materiais educativos e outros meios de informação sobre as medidas de prevenção à Covid-19, como as Regras para VIDA.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas jogando futebol americano, pessoas jogando futebol e texto que diz "COPA NORTE/NOROESTE FUTEBOL 2021 SUPERCUP SUB 10/12 E SUB 14/16 INSCRIÇÕES ABERTAS TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 350,00 POR CATEGORIA INÍCIO 27 DE MARÇO DE 2021 LOCAL: CAMPOS DOS GOYTACAZES PREMIAÇÕES 1° LUGAR TROFEU/ TROFEU/MEDALHAS 2° LUGAR: TROFEU/MEDALHA 3° LUGAR 2 BOLAS RESPONSÁVEI; CARLOS MAGNO CONTATO: (22) 999968-1286 EMAIL:Magnograca02@gmail.com"

11.2 Áreas de Circulação
1. O distanciamento mínimo previsto nas Regras para VIDA deve ser respeitado em todas as dependências entre os frequentadores da academia.

2. Nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas, deve ser delimitado com fi ta o espaço para cada cliente se exercitar, respeitando o distanciamento mínimo previsto nas Regras para VIDA.

3. Devem ser disponibilizados kits de limpeza, com álcool 70% ou água sanitária 0,2%* e pano multiuso descartável ou papel-toalha. em todas as áreas da academia para que os clientes higienizem os equipamentos e o armário (máquinas, halteres, colchonetes, entre
outros) antes da utilização.

4. Nesse período de pandemia, fi ca PROIBIDO o revezamento dos equipamentos entre os clientes.

5. Caso a academia forneça toalhas, elas devem ser descartadas pelo cliente em um recipiente com tampa e acionamento por pedal.

6. Bebedouros de uso direto são proibidos.

7. Os dispensadores com álcool gel devem ser disponibilizados próximo aos botões de acionamento dos elevadores do térreo e de forma optativa dentro dos elevadores.

8. Afixar, em locais visíveis, as Regras para VIDA disponibilizadas nesse material e demais orientações que possam ajudar na prevenção da disseminação da Covid-19.

9. Aumentar a frequência de higienização das áreas de maior circulação, como recepção, banheiros, vestiários, pontos de alimentação e anexos, bem como os vestiários e refeitório dos colaboradores, com planilha de controle da limpeza exposta em local visível.

10. Durante o horário de funcionamento da academia, os equipamentos e demais produtos (como colchonetes, halteres, anilhas e barras) devem ser higienizados pelos colaboradores com álcool 70%, água sanitária 0,2%* ou quaternário de amônio a cada três horas. Para não comprometer as atividades, é recomendada a divisão da academia em diferentes áreas, com escala de limpeza diferente para cada uma delas.

11. A limpeza e a desinfecção dos banheiros e vestiários devem ser feitas sem a presença ou aglomeração de clientes, e com placas de sinalização no lado externo durante o processo de higienização. Todos os suportes de papel-toalha e papel higiênico, saboneteiras, torneiras, acionadores de descarga, assento do vaso, pia, ganchos, lixeiras, maçanetas de portas e demais peças devem ser higienizadas.

12. Afixar cartazes informativos em diversas áreas da academia, com orientações sobre forma de contágio e de prevenção à Covid-19.

13. Os funcionários, colaboradores, personal trainers e terceirizados devem ser capacitados sobre os protocolos e procedimentos de funcionamento e higienização que fazem parte das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19.

14. Se algum colaborador apresentar sintomas gripais ou qualquer outro indicativo da Covid-19, a gerência local deve ser imediatamente informada para que o colaborador sela afastado.

* Solução de água sanitária a 0,2% = uma medida de água sanitária para nove
medidas de água

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "FUNCIONAL STUDIO PERSONAL TRAINER ANDREZA SOARES PERFORMANCE Rua Miranda Pinto 231, Pq Leopoldina (22) 99919-6470 CLIQUE E CONHEÇA ? NOSSO INSTAGRAM"

11.3 Áreas de Alimentação: Cantinas e Lanchonetes
1. As refeições poderão ser servidas da seguinte forma:
a) Porções individualizadas embaladas por fi lme plástico.
b) sistema de Buffet, o autosserviço (sistema self-service), os utensílios devem ser substituídos a cada vinte (20) minutos, com registro em planilha específi ca. O cliente deve ser orientado a lavar as mãos antes de se servir, usar máscara e ter disponível álcool 70%
em gel. O fl uxo deve ser ordenado de modo a evitar cruzamento e aglomeração.

2. Os talheres devem ser embalados individualmente.

3. Mesas e cadeiras devem ser reorganizadas, respeitando o espaçamento mínimo entre elas, conforme previsto nas Regras para VIDA.

4. As mesas e cadeiras devem ser higienizadas após a utilização de cada cliente. Recomenda-se a identifi cação com o aviso “HIGIENIZADA”.

5. Os colaboradores devem higienizar as mãos constantemente e usar máscaras, inclusive, nas cozinhas durante o preparo das refeições.

6. Quando possível, devem ser disponibilizados lavatórios para que todos os clientes higienizem as mãos na entrada das áreas de alimentação.

7. Devem ser disponibilizados dispensadores com álcool gel 70% para os clientes.

8. Sugere-se que o atendimento dos clientes seja realizado no formato take-away, com o cliente escolhendo a refeição e levando para ser consumida em outro ambiente. Essa medida evita aglomerações e dá mais segurança aos clientes e colaboradores.

9. Os clientes deverão ser orientados a circularem sempre utilizando máscara e retirálas somente na mesa para a refeição.

10. Sempre que possível manter as áreas de alimentação com as janelas e portas abertas para melhor circulação do ar, e sem utilização do ar-condicionado.

11. Reforçar a limpeza e higienização em todos os pontos de maior contato, como bancadas, mesas, cadeiras, pias, torneiras e piso.

12. Utilizar cartazes e informações verbais como “Para sua segurança, não esqueça de higienizar suas mãos” e “O uso da máscara é obrigatório”.

Pode ser uma imagem de texto que diz "CLUBE DE REGATAS RIO BRANCO Sefa Nat.00000 Josó Socio da Siva Brasfleiro ?ata se Mesc 20/05/1981 ATIVIDADE ESPORTIVA ?Natação Hidroginastica Remo Dança de Salão Futsal Capoeira Grupo de 3° Idade de Piscina Salão de Festa Sauna Serestas Nova Diretoria Um novo clube, uma nova histerta eProgresso RESIDENTE Dimisson Nogueira Mais Informações: 2722-8311"

11.4 Sanitários
1. Estabelecer o controle de acesso aos sanitários para que seja mantido o distanciamento mínimo previsto nas Regras para VIDA, no interior dos mesmos.

2. A fila dos sanitários deverá ser organizada na parte externa, preferencialmente, com marcações no piso, obedecendo também o distanciamento mínimo entre as pessoas conforme previsto nas Regras para VIDA.

3. Os banheiros devem ter lavatórios com dispensadores de sabão líquido e de toalhas descartáveis de papel não reciclado e lixeira com acionamento não manual.

4. Promovera renovação do ar através das janelas abertas ou de dispositivos mecânicos.

11.5 Demais Áreas
1. As demais áreas (saunas, piscinas, kidsroom, SPA) devem acompanhar as fases de reabertura previstas no Plano de Retomada para cada atividade.

11.6 Manutenção e Documentação
1. Medidas a serem adotadas:
a) Realizar a troca constante dos elementos fi ltrantes dos bebedouros, de acordo
com as recomendações do fabricante.

b) Os bebedouros devem ter certifi cação dos órgãos competentes.

c) Em ambientes com ar-condicionado, o ar deve ser renovado de acordo com o exigido na legislação (27m3/hora/pessoa).

d) Caso não haja ar-condicionado, janelas e portas devem ser mantidas abertas.

Pode ser uma imagem de sobremesa e texto que diz "AE da Acai Yasmim DELIVERY (22)99813 6596 @ACAIDAYASMIN Viciei a família toda né"

2. O que deve ser apresentado:
a) Licença Sanitária de Funcionamento (LSF) para empresas sediadas no município de Campos dos Goytacazes.
b) Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar-Condicionado (PMOC).
c) Comprovante de limpeza de ductos de ar-condicionado anual.
d) Laudo da qualidade do ar na validade (semestral).
e) Certifi cado de higienização dos reservatórios de água de consumo (semestral).
f) Laudo de potabilidade da água (semestral).

Fonte: GF ESPORTE
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