Fabiano Mota, de São Francisco de Itabapoana, vence a 80ª Prova Ciclística de São Salvador

Competição mais antiga da América Latina foi realizada nesta quarta, dia do Padroeiro de Campos, e reuniu atletas de diversos estados, inclusive o bicampeão mundial Henrique Avancini

Ciclismo 06 de agosto de 2025 às 16h58
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, prestigiou a 80ª Prova Ciclística de São Salvador, realizada nesta quarta-feira (6), feriado municipal do padroeiro de Campos. O evento esportivo contou com 35 categorias e atletas do município e de outras cidades, como o bicampeão mundial de mountain bike maratona Henrique Avancini.

O prefeito Wladimir destacou a importância de participar da Prova Ciclística de São Salvador, que é a mais antiga competição de ciclismo do país. “A gente cuida com muito carinho, organiza com muito zelo. Independente de estar prefeito, eu sempre estive presente aqui porque eu amo muito essa cidade. Campos tem suas características, tradições e culturas, e eu faço questão de estar presente porque vivi isso na minha infância. Porque além de ser prefeito, eu sou um cidadão que ama muito essa terra”, afirmou.

Com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), a prova teve apoio da Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes (FME), Guarda Civil Municipal (GCM), Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.

“São 80 edições da Prova Ciclística, começou na Segunda Guerra Mundial e faz parte do patrimônio histórico de Campos e do Brasil. É a maior prova ciclística de rua da América Latina. E isso faz parte do orgulho de Campos. Saber que o prefeito Wladimir está apoiando o esporte, que a cada dia que passe tem se tornado gigante. E é uma honra poder estar à frente da Fundação Municipal de Esporte e estar participando de um momento como esse”, disse o presidente da FME, Izaque Fernandes.

O organizador da Prova, Rodrigo Rocha, destacou o sucesso do evento. “A Prova Ciclística está completando hoje 80 anos de história. Mais uma vez, a prova está sendo um sucesso com atletas de todo o Brasil. Tem atletas de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Norte. E é um prazer recepcionar todos com essa grande festa. E a gente só tem a agradecer pelo evento”, comentou.

*Resultado*
Na categoria Elite Masculino, principal prova do dia, o atleta Fabiano Mota, da equipe UCRJ Turim, foi o campeão no tempo de 1:47:42. O mesmo tempo foi feito pelo bicampeão Henrique Avancini, da equipe Factor Racing, que dicou em segundo lugar por 0:01.

“Não tinha nenhuma competição planejada aqui no Brasil, mas consegui encaixar a São Salvador na minha programação e estou muito feliz e honrado em estar participando pela primeira vez desse evento que é tão tradicional não só para a cidade de Campos, mas também para o ciclismo nacional”, disse Avancini depois da prova.

Também subiu ao pódio na categoria elite masculino o atleta Cainã Guimarães de Oliveira, da equipe São José Ciclismo.

Já no feminino, as atletas que subiram ao pódio na categoria Elite foram Jurlene Leite da Silva, Mariana Zuaneti Martins e Nayane Caldeira Manhães.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes