Faltam 19 dias: Rodrigo Melo de Brito (Morcegão), venceu a São Salvador em 2002

Ciclista de personalidade forte que alcançou o sucesso a custo de muito sofrimento

Ciclismo 18 de julho de 2023 às 03h48
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Uma das mais tradicionais Provas ciclísticas do país chega a sua 78ª edição, e para comemorar, o GF ESPORTE preparou uma série especial até o dia 6 de agosto, com detalhes, fotos históricas e todos os campeões por década. Fique ligado nesta viagem e boas descobertas. Nesta terça-feira (18/07) o destaque vai para o campeão da 58ª Prova Ciclística de São Salvador, em 2002, Rodrigo Melo de Brito (Morcegão) - brasiliense (Memorial Santos).

Rodrigo Morcegão está em destaque, ciclista de personalidade forte que alcançou o sucesso a custo de muito sofrimento, Rodrigo fala para você como é sua rotina, seus títulos e em qual equipe da cidade vai correr ano que vem, os detalhes você terá que ler para saber!

Pode ser uma imagem de texto que diz "QUIP IREE STILEDILERONS ASSESSORIA ESPORTIVA DA INICIAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA AO ALTO RENDIMENTO! 22 999138382 // 998345010 WWW.EQUIPEROMULOSANTOS.COM.BR 998517484"

Quem foi o seu guru no início de sua carreira, aquela pessoa que mais te ajudou?
Várias pessoas me ajudaram no ínicio e muitas continuam ajudando, em um certo momento o Eustáquio (ciclo miroir) começou a me levar para as corridas em Goiânia isso com certeza fez muita diferença, sem falar nos treinos que ele me passava ou até mesmo em conversas sobre ciclismo. Agora há muita gente que nunca vou esquecer em destaque a minha família que sempre me apoiou.

Como foi o início da carreira?
Penso agora que foi maravilhosa, mas foi bem difícil todos os problemas, tombos, falta de grana, mais sempre muito bem amparado por todos que estão a minha volta. Sempre haverá dificuldades, no começo de qualquer carreira pois é um mundo novo e de muita rivalidade. Sempre penso que vou conseguir por isso eu nunca desisto.

Pode ser uma imagem de texto

Houve algum momento em que você pensou em abandonar tudo?
Sim, tiveram vários momentos que pensei em jogar tudo pro ar. Mais eu tinha calma e perseverança e acredito muito em mim. Teve um momento bem difícil no final de 2007 quando tive uma hérnia de disco, foi algo que realmente doía muito e me impossibilitava de fazer vários movimentos. Que luta! Eu queria operar e os médicos insistiam em fazer um tratamento com cautela. Mas tenho que agradecer por que hoje convivo com esse problema sobre controle.  Agora abandonar o ciclismo nunca, quando pensava sobre isso era a nível profissional.

Qual foi o momento de sua carreira que você aponta como o melhor de todos?
Difícil destacar, foram várias conquistas que guardo dentro do coração. Mas a medalha de prata nos Jogos Sulamericanos em Mar del Plata, com o velódromo lotado foi demais! Parecia que eu estava vivendo um sonho, foi demais!

Pode ser uma imagem de texto

Rodrigo Morcegão no ano em que venceu a São Salvador (2002) foi campeão do Ranking Brasileiro e Campeão da Taça Brasil de Pista, Campeão Brasileiro de CRI, Campeão da Copa da República. Ele viria a vencer de novo a São Salvador em 2006, mas isso é para um outro capítulo do nosso especial..

Tenho muita experiência em pista, adoro correr contra o relógio e ter disputas quase que mano a mano, tenho que agradecer a Deus por me dar condições de disputa. Agora não penso que voltei a fazer as pazes com a vitória , por que de fato eu nunca briguei com ela. O ciclismo é assim, muito disputado, e, às vezes, por um mínimo detalhe a gente não ganha. E com mais essas duas medalhas somo um total de 25 medalhas de Campeonatos Brasileiros.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, caiaque e texto que diz "REMA CAMPOS COLNIA INSCRIÇÕES ABERTAS 22 99838-3960 ASSOCIAÇÃO DE REMO DE CAMPOS remacampos2016@gmail.com Av. Rui Barbosa, 993 Centro, Campos REMACAMPOS MOURA PETROBRAS PATROCÍNIO: Academia Sandro Moura ANDRO MOURA FITNESS"

Existe alguma prova que você guarda uma lembrança especial, algo que marcou sua carreira?
Sim, a prova de schrat no Panamericano de 2006 no velódromo de Caieras SP, eu planejei toda a estratégia na minha cabeça e consegui colocar em pratica foi demais! Pensei em todos os detalhes antes, durante e depois da corrida, fiz uma corrida de campeão obtive a quarta colocação mas essa com certeza é uma vitória inesquecível.

Como é a rotina do dia de um ciclista do seu nível?
Treinos, descanso, planejamento, alimentação, hidratação, concentração, agora estudo a noite e faço estágio durante a tarde.

Como é viver do esporte?
Com dificuldades e alegrias bem próximas uma da outra.

Pode ser uma imagem de texto que diz "INAUGURAÇÃO DA NOSSA LOJA DIA QUARTA FEIRA AS 18H Fogazza PIZZA FRITA RUA MAESTRO LOURENÇO ÛAR,54-IS SOARES,54 -IPS SOARES Te esperamos!"

Para quem pretende iniciar uma carreira como ciclista profissional hoje, qual dica você pode dar?
Não trabalhe a curto prazo e tente aprender com os mais velhos, cada palavra dita por um profissional tem um significado importante mesmo que seja brincando ou brigando tente entender. Seja persistente, o ciclismo exige dedicação 24horas por dia. Procure orientação de um profissional para desenhar uma planilha de treino ideal, ela é que dirá a sua melhor rotina.

No ciclismo amador tem muitas "picuinhas", "conversinhas" ... Como é o ambiente no ciclismo profissional? Tem conversa fiada também?
Sim acho que em todo lugar ou ambiente de trabalho possa ter as "conversinhas", você é que vai decidir em que grupo vai estar, entre os campeões ou os "conversadores"... A grande maioria participa do grupo dos campeões no nível profissional, até pelo respeito e valor que cada um sabe que merece diante de uma derrota ou vitória. Pois todos sabem das dificuldades vividas por ser um ciclista. E como é difícil a busca pela vitória.

Pode ser uma imagem de texto que diz "DEITA & ROLA COLCHÕES 10x6900 Detngua COLCHO Rua Tenente Coronel Cardoso, 474 Centro, Campos RJ 22 2722-6798 22 99802-5750 OFERTA"

VEJA TAMBÉM
Já começaram as inscrições para a 78ª Prova Ciclística de São Salvador
Faltam 30 dias: Prova Ciclística de São Salvador começou por sugestão do pai de Patesko
Faltam 29 dias: Na década de 1940, Prova de São Salvador teve um bicampeão, Luiz Lomelino
Faltam 28 dias: Na década de 1950, o Americano F.C. dominou a Prova de São Salvador
Faltam 27 dias: Na década de 1960, domínio de paulistas, vitória tripla e Goyta-Cano na Prova Ciclística de São Salvador
Faltam 26 dias: Cardoso Moreira Futebol Clube venceu quatro Provas na década de 1970
Faltam 25 dias: Campistas voltaram a dominar a Prova Ciclística na década de 1980
Faltam 24 dias: Fabio Lemos Bensi venceu quatro Provas São Salvador, na década de 1990
Faltam 23 dias: No início de um novo milênio a Prova de São Salvador se profissionalizou
Faltam 22 dias: homenagem ao maior vencedor da São Salvador - Fabio Lemos Bensi (VÍDEO)
Faltam 21 dias: saiba quem foram os campeões da última década na Prova de São Salvador 
Faltam 20 dias: Patrique Gama Azevedo, o campista erradicado em São Caetano do Sul, faturou em 2001

Nesta quarta-feira (19/07) iremos destacar o campeão da 59ª Prova, Fabio Lemos Bensi - campista (VIMOTO/BIKE CENTER / VZAN), em 2003.

A tradicional Prova Ciclística de São Salvador chega a sua 78ª edição e as inscrições estão abertas. O circuito da 78ª Prova Ciclística São Salvador terá uma metragem de 3.650 m. A Largada será na Praça do Liceu em frente à Câmara Municipal de Campos. Com percurso pela Alberto Torres, Av. 28 de Março, Rua Tenente Coronel Cardoso e Av. Dr Hélio Póvoa. Inscrições: www.rochasports.com.br/saosalvador

Pode ser uma imagem de texto

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes