Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a 9ª etapa do Tour de France, ao bater o sprint massivo, neutralizando a fuga de Mathieu van der Poel nos últimos metros da etapa. Jonathan Milan (Lidl-Trek) finalizou na 2ª posição, com Arnaud de Lie (Lotto) completando o pódio da etapa, na 3ª posição.
O líder da Classificação Geral, Tadej Pogacar (UAE Emirates-XRG) terminou a etapa no pelotão e permanece com a Maillot Jaune.
A nota triste da etapa, foi o abandono de João Almeida. O português da UAE Emirates-XRG não suportou as lesões da grave queda ocorrida na 7ª etapa e abandonou a competição com cerca de 80km para o final da etapa.
A etapa
A 9ª etapa do Tour de France, neste domingo, partiu de Chinon e finalizou em Châteauroux, com um perfil totalmente plano que prometia um sprint final clássico e intenso após 174km e apenas 1.400m de desnível acumulado.
Logo após a largada, dois ciclistas abriram a fuga do dia, ambos da Alpecin-Deceuninck. Jonas Rickaert e Mathieu van der Poel atacaram e nenhum outro ciclista os acompanhou, com os ciclistas atingindo uma vantagem superior a 5 minutos sobre o pelotão.
Enquanto isso, no pelotão, a Lidl-Trek comandava as ações, trabalhando para Jonathan Milan que estava em busca da vitória da etapa e dos pontos de bonificação do sprint intermediário.
Apesar de Mathieu van der Poel e Jonas Rickaert ficarem com as principais bonificações do sprint intermediário, o pelotão acelerou forte para a disputa dos demais pontos, com Jonathan Milan confirmando o favoritismo.
João Almeida abandona o Tour de France
E a noticia que ninguém queria escutar aconteceu. João Almeida não resistiu às consequências da queda sofrida na 7ª etapa do Tour de France e foi forçado a abandonar a competição. A UAE Emirates anunciou o abandono do ciclista “Pessoal, o João ficou para trás do pelotão e abandonará a corrida”.
Pelotão acelera e fortes ventos reduzem a vantagem da fuga
Com cerca de 30km para a chegada a Visma-Lease a Bike assume o comando do pelotão. Victor Campenaerts comandava as ações, procurando quebrar o pelotão, como consequência, a vantagem da dupla de escapados caía rapidamente para cerca de apenas 40 segundos.
Pelotão diminui o ritmo e vantagem da fuga volta a aumentar
Com 20km para a chegada, o apetite da Visma-Lease a Bike diminuiu. Mathieu van der Poel e Jonas Rickaert continuavam acelerando forte e a vantagem dos escapados voltou a aumentar, para mais de 1min 15seg.
Últimos quilômetros
Com 15 quilômetros para a chegada, Van der Poel e Rickaert ainda mantinham 1 minuto e 20 segundos de vantagem. Mesmo com tentativas tímidas do pelotão, especialmente de equipes como Tudor e Bahrain Victorious que ainda sonhavam com o sprint, a perseguição parecia insuficiente.
Aos 6 km do final, Rickaert cedeu ao cansaço. Van der Poel seguiu sozinho, lutando contra o vento e a força do pelotão, ainda com 30 segundos de vantagem.
O fim da fuga e a vitória de Tim Merlier
Com apenas 1,7 km restantes, Van der Poel entrou na curva final ainda à frente. No entanto, a resistência terminou a 700 metros da linha de chegada, quando foi alcançado por um pelotão desorganizado. Sem trens de lançamento bem formados, o sprint foi caótico.
Danny van Poppel lançou a primeira ofensiva, servindo de embalo para Jonathan Milan, que arrancou forte. Mas foi Tim Merlier quem demonstrou mais potência, ultrapassando Milan nos metros finais e conquistando a vitória em Châteauroux. Arnaud De Lie completou o pódio.