Alonso elogia Bortoleto: 'Se fosse inglês, seria capa de todos os jornais'

Mentor da carreira do brasileiro, espanhol disputou posição com o paulista e destacou a grande corrida do piloto, sexto colocado com a Sauber no GP da Hungria

Esportes a Motor 03 de agosto de 2025 às 15h57
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Mentor da carreira de Gabriel Bortoleto e adversário nas pistas, o bicampeão Fernando Alonso voltou a elogiar o brasileiro, sexto colocado com a Sauber no GP da Hungria deste domingo (3). A dupla lutou por posições na prova, e o espanhol acabou logo à frente do calouro, em quinto lugar. Com o resultado, em Hungaroring, Bortoleto alcançou sua melhor posição na Fórmula 1.

Depois da corrida disputada no circuito húngaro, Alonso disse novamente que Bortoleto é o melhor novato da Fórmula 1 em 2025 e afirmou que o brasileiro ganharia os holofotes da mídia internacional se fosse um inglês colocando a Sauber - última colocada na temporada de 2024 - na sexta posição:

- (Bortoleto) acelera sempre, não comete erros e está sempre te pressionando. Ele é o melhor novato dessa geração, demonstrou no ano passado (na Fórmula 2) com carros iguais. Se fosse inglês ou algo assim e chegasse em sexto com uma Sauber, seria a capa de todos os jornais amanhã. É uma coisa excepcional o que ele faz, eu espero que as pessoas o vejam - afirmou o piloto da Aston Martin, em entrevista à DAZN da Espanha.

Bortoleto largou na sétima posição no GP da Hungria, enquanto Alonso saiu em quinto. Na primeira volta, o brasileiro superou o canadense Lance Stroll - companheiro de equipe do espanhol - e subiu para sexto. Os dois chegaram a duelar pela quinta colocação, com o calouro da Sauber na cola do veterano de 44 anos.

No entanto, ambos preservaram os pneus médios e mantiveram as posições para uma estratégia de um pit stop, que deu certo. Alonso e Bortoleto seguraram as colocações iniciais até o fim e somaram pontos importantes para suas respectivas equipes.

Com o resultado, Gabriel Bortoleto chegou aos 14 pontos na classificação e subiu para o 17º lugar no campeonato. Além de ter encerrado uma prova na sexta posição pela primeira vez na F1, o jovem de 20 anos repetiu a marca de Felipe Massa no GP do Bahrein de 2017 - o então piloto da Williams tinha sido o último brasileiro a terminar nesta colocação na categoria.

A Sauber, por sua vez, deu um salto em relação ao ano de 2024. A equipe ocupa o sétimo lugar entre as construtoras, com 51 pontos conquistados - número bastante superior ao do ano passado, quando o time suíço somou apenas quatro pontos em toda a temporada, com dupla formada por Guanyu Zhou e Valtteri Bottas.

Fernando Alonso administra a carreira de Gabriel Bortoleto desde 2022, quando o brasileiro sequer havia chegado à Fórmula 3. Por meio da A14 Management, empresa fundada pelo espanhol para gerir a trajetória de jovens talentos, ajudou a inserir o atual piloto da Sauber nas divisões de base da Fórmula 1.

Desde então, Alonso ajudou Bortoleto a conseguir entrar na academia de pilotos da McLaren e, após o título da Fórmula 2 em 2024, a conquistar uma vaga na elite do automobilismo mundial.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes