Repetindo o desempenho de Lewis Hamilton na manhã passada, Charles Leclerc garantiu a melhor volta da última sessão matinal da pré-temporada 2025 da F1, nesta sexta-feira, no Circuito de Sakhir no Bahrein. O piloto de Mônaco anotou 1m30s811 nos pneus médios, com 0s077 de vantagem sobre o calouro Kimi Antonelli, da Mercedes. Gabriel Bortoleto foi o penúltimo, em nono, a 1s3 do líder.
Essa foi a primeira manhã de Bortoleto nos testes; o brasileiro da Sauber havia participado, até então, apenas das sessões vespertinas. Presente na pista desde os minutos iniciais, ele chegou a sofrer uma escapa do traçado, e testou os pneus médios na metade inicial do teste até recolher o carro aos boxes.
O calouro, até então com 22 voltas completadas, ficou o resto da terceira hora na garagem - chamando atenção o fato da equipe ter cercado a visão para a parte interna dos boxes. O jovem retornou apenas nos últimos 30 minutos, adicionando mais 13 voltas ao seu total percorrido na manhã em Sakhir.
Resultado da sessão matinal de testes da F1 no Bahrein
CHARLES LECLERC (Ferrari) - 1m30s811 - 66 voltas
KIMI ANTONELLI (Mercedes) - +0s077 - 61 voltas
LANDO NORRIS (McLaren) - +0s132 - 57 voltas
MAX VERSTAPPEN (RBR) - +0s398 - 47 voltas
JACK DOOHAN (Alpine) - +0s428 - 61 voltas
ALEXANDER ALBON (Williams) - +0s633 - 58 voltas
ISACK HADJAR (RB) - +0s95 - 73 voltas
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) - +1s273 - 49 voltas
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - +1s336 - 35 voltas
OLIVER BEARMAN (Haas) - +1s55 - 59 voltas
A sessão vespertina, que encerra a pré-temporada da F1 2025, será a partir das 9h da manhã (no horário de Brasília).
A sessão marcou ainda o retorno de Max Verstappen ao RB21 após um dia inteiro ausente na quinta-feira, quando Liam Lawson assumiu o volante do carro da RBR. Testando uma nova asa dianteira, o tetracampeão teve um dia mais tranquilo que o companheiro, que sofreu com uma falha no motor Honda; quarto mais rápido, Max anotou 47 voltas e vai estar na pista também na parte da tarde.
Além de Bortoleto, quem também precisou passar um tempinho nos boxes foi Oliver Bearman. O jovem piloto da Haas acabou tendo parte da carenagem na cobertura do motor de seu carro descoberta.
O teste matinal chegou a ter uma bandeira vermelha, para a remoção de detritos da pista, na reta principal, na hora final da disputa - tratava-se de uma placa de vidro que se soltou da cabine onde é dada a largada e a chegada.
Vale ressaltar que a confiabilidade é um dos parâmetros mais importantes em testes de pré-temporada, e não necessariamente tempos de volta, valores que podem ser influenciados pelo fato dos carros estarem carregando equipamentos de verificação, a quantidade de combustível no veículo ou programas específicos de teste que não avaliam necessariamente o desempenho em voltas lançadas.