Depois de cair de segundo para terceiro no campeonato de pilotos domingo passado, no Bahrein, Max Verstappen terá a chance de tentar sua volta por cima. O holandês conquistou a pole position do GP da Arábia Saudita neste sábado, com volta de 1m27s560. Ele superou Oscar Piastri por apenas 0s010, sucedendo uma batida que tirou Lando Norris da disputa. George Russell ficou em terceiro.
Bortoleto não conseguiu completar sua volta rápida, prejudicado por uma rodada na curva 1, e não avançou ao Q2; o brasileiro fechou sua participação com o último tempo do segmento de abertura, e duas posições atrás do colega da Sauber, Nico Hulkenberg.
Max já havia largado da posição de honra há duas semanas, no GP do Japão - sua primeira e até agora única vitória neste campeonato. O holandês soma 42 poles na carreira, o quinto maior detentor da história. O resultado sucede, ainda, um fim de semana difícil para o piloto da RBR; no último domingo, no Bahrein, o tetracampeão chegou apenas em sexto, o que desencadeou uma crise no time austríaco.
Resultado e grid de largada
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Norris começou a sessão liderando; embora tenha sido provisoriamente superado por Piastri por 0s007, conseguiu anotar uma volta ainda melhor com 0s2 sobre o colega da McLaren e manteve-se mesmo com a terceira tentativa do australiano - ainda a 0s096 de diferença. No entanto, Verstappen, que chegou a aparecer em terceiro, anotou 1m27s778 no minuto final desbancando o inglês da ponta.
A primeira volta de Bortoleto ficou a 1s4 do líder, diferença que ainda aumentou em 0s2. O brasileiro acabou escapando na área de escape da curva 1, comprometendo sua tentativa, e não conseguiu ir além. Seu colega Hulkenberg, 0s6 melhor, também foi eliminado - em 18º.
ELIMINADOS
16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º JACK DOOHAN (ALPINE)
18º NICO HULKENBERG (SAUBER)
19º ESTEBAN OCON (HAAS)
20º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Verstappen seguiu sustentando vantagem de 0s1 sobre Piastri, até Norris, a oito minutos da bandeirada, passá-lo com sua primeira volta rápida. O britânico conseguiu manter a vantagem de 0s048 sobre o tetracampeão na bandeirada.
A bandeira quadriculada também confirmou a última volta de Tsunoda, que foi de 11º a sétimo sendo o único a evitar a eliminação precoce. A mudança deixou Hamilton perto da zona de exclusão; com 0s6 de desvantagem para o tempo do líder e 0s007 a mais que Albon, que acabou em 11º, o veterano da Ferrari conseguiu assegurar sua ida ao Q3.
ELIMINADOS
11º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
12º LIAM LAWSON (RB)
13º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
14º ISACK HADJAR (RB)
15º OLIVER BEARMAN (HAAS)
Q3 - 12 minutos e cinco eliminados
Piastri foi o primeiro e único, nos minutos iniciais, a anotar volta rápida: após quatro minutos da bandeira verde, Norris bateu na curva 5; ao passar com o lado direito do carro na zebra, perdeu a direção e deslizou com a parte esquerda de sua McLaren no muro do lado oposto, chegando a perder a roda da frente.
Na retomada, Verstappen fez a melhor volta provisória, superando Piastri por apenas 0s001. Russell chegou a desbancar o tetracampeão da RBR, e Pastri também; o holandês, porém, respondeu com uma última tentativa 0s010 suficiente para repelir o australiano da McLaren.