GP da Áustria: Bortoleto é 6º e Russell lidera 1º treino livre

Verstappen e Piastri completam top 3 em sessão que abre o fim de semana no Circuito de Spielberg. Bortoleto fez melhor treino desde o nono lugar no TL1 do GP da Emilia-Romagna

Esportes a Motor 27 de junho de 2025 às 22h12
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Gabriel Bortoleto abriu o GP da Áustria, nesta sexta-feira, conquistando no primeiro treino livre seu melhor resultado em sessões práticas até aqui: um sexto lugar. A disputa foi comandada por George Russell, cuja volta de 1m05s542 o pôs à frente de Max Verstappen e Oscar Piastri. Destaque ainda para o piloto da Fórmula 2 Alex Dunne, que substitui Lando Norris e foi o quarto mais rápido.

O segundo treino livre será logo mais, a partir do meio-dia no horário de Brasília. 

Bortoleto aparecia em nono no início do treino com pneus duros - mesma posição em que terminou o TL1 do GP da Emilia-Romagna; após 20 minutos, o brasileiro reduziu meio segundo em sua volta e subiu para sexto. Ao passar para os pneus macios, ele chegou a anotar a segunda volta mais rápida, cerca de meio segundo acima do colega Nico Hulkenberg, 12º. A diferença entre eles ficou em 0s2.

Bortoleto: "Acham que você pode pegar qualquer carro e ganhar"
Russell anotou o tempo de referência nos pneus duros no começo da sessão, mesmo momentaneamente superado pela volta de Stroll com médios. Sainz, em seguida, registrou a melhor volta perto da metade do treino - mas isso até o inglês da Mercedes deixar os boxes com compostos macios, recuperando a liderança na tabela de tempos.

Antonelli foi o segundo a adotar os pneus de faixa vermelha na sessão, fazendo o terceiro tempo. À medida em que outros pilotos também calçaram os pneus, Verstappen conseguiu chegar mais perto da marca estabelecida por Russell, a apenas 0s065 do rival da Mercedes.

Lewis Hamilton usou aero rakes em sua Ferrari para analisar o novo assoalho da equipe. O veterano, posteriormente, chegou a sofrer com problemas na caixa de câmbio; ainda assim, terminou em nono lugar. Seu colega Charles Leclerc cedeu o assento para o piloto de desenvolvimento Dino Beganovic, que ficou em 18º, mas o monegasco retornará no TL2.

Resultado
GEORGE RUSSELL (Mercedes) - 1m05s542
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s065
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s155
ALEXANDER DUNNE (McLaren) +0s224
PIERRE GASLY (Alpine) +0s238
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +0s332
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s404
CARLOS SAINZ (Williams) +0s475
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s557
ISACK HADJAR (RB) +0s568
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s588
NICO HULKENBERG (Sauber) +0s598
LANCE STROLL (Aston Martin) +0s618
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s628
LIAM LAWSON (RB) +0s647
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +0s704
YUKI TSUNODA (RBR) +0s720
DINO BEGANOVIC (Ferrari) +0s827
ESTEBAN OCON (Haas) +0s968
OLIVER BEARMAN (Haas) +1s196

O treino teve uma única bandeira amarela acionada por uma rodada de Fernando Alonso. Apesar de deslizar pela grama na última curva, o bicampeão conseguiu evitar consequências maiores. O veterano da Aston Martin ficou em 14º.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes