GP da Bélgica: Norris leva pole e Bortoleto é 10º; veja grid

Inglês comanda dobradinha da McLaren, com Piastri em segundo lugar e Leclerc completando o top 3. Brasileiro da Sauber chega ao Q3 pela segunda vez na temporada de estreia na F1

Esportes a Motor 26 de julho de 2025 às 21h10
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Com uma margem de apenas 0s085, Lando Norris contou com um deslize do colega Oscar Piastri no último setor para assegurar sua pole position do GP da Bélgica, neste sábado. A volta do inglês foi de 1m40s572, garantindo ainda uma dobradinha para a McLaren no grid de largada da prova de domingo. Charles Leclerc completou o top 3, e Gabriel Bortoleto foi o décimo mais rápido na sessão.

Análise: Bortoleto mostra em Spa a qualidade mais valiosa para estreantes, a velocidade pura
Bortoleto comemora ida ao Q3 e foca na corrida: "Vou para cima"
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
GP da Bélgica: Verstappen passa Piastri e vence sprint; Bortoleto é 9º mas não pontua

A largada do GP da Bélgica será neste domingo, às 10h (horário de Brasília).

A ida de Bortoleto ao Q3 contou, ainda, com uma "ajudinha" de Lewis Hamilton: o veterano foi eliminado após exceder limites de pista na curva Radillion; caindo para 16º, ele alçou o brasileiro de volta ao top 15. No Q2, Gabriel avançou para a disputa final com a nona melhor volta; na etapa final, teve um giro deletado também por limites de pista, mas largará no top 10 pela segunda vez na carreira.

Embora a McLaren tenha sobrado na classificação, quem vinha correndo por fora era Max Verstappen. Vencedor da corrida sprint na manhã deste sábado, o holandês ajustou sua asa traseira para ter mais carga aerodinâmica, mas a força ganha não foi suficiente para evitar o salto de desempenho de Leclerc - a Ferrari testa, em Spa-Francorchamps, uma nova suspensão. No fim, o holandês teve que se contentar com o quarto lugar.

Norris chega a 13 poles na carreira, sendo esta sua quarta na temporada. O inglês busca reduzir sua diferença para o líder do campeonato de pilotos, Piastri; se vencer neste domingo, ele fica a apenas um ponto do vizinho de garagem.

A direção de prova vai investigar dois incidentes de liberação insegura dos boxes: antes do Q1, Fernando Alonso teve que recuar para não bater na Haas de Oliver Bearman, e Lance Stroll chegou a ser atingido por Nico Hulkenberg quando o alemão deixava sua garagem; o piloto da Sauber teve que trocar o bico do carro. Episódio semelhante envolveu Liam Lawson e Oscar Piastri.

Resultado
LANDO NORRIS (McLaren) - 1m40s562
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s085
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s338
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s341
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s639
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s698
YUKI TSUNODA (RBR) +0s722
ISACK HADJAR (RB) +0s748
LIAM LAWSON (RB) +0s766
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s825
ESTEBAN OCON (Haas) - Q2
OLIVER BEARMAN (Haas) - Q2
PIERRE GASLY (Alpine) - Q2
NICO HULKENBERG (Sauber) - Q2
CARLOS SAINZ (Williams) - Q2
LEWIS HAMILTON (Ferrari) - Q1
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q1
KIMI ANTONELLI (Mercedes) - Q1
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) - Q1
LANCE STROLL (Aston Martin) - Q1

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
As McLarens abriram o segmento na frente. E embora Leclerc tenha passado na frente de ambos com 0s056 de vantagem, Norris anotou uma volta melhor em sua segunda tentativa, com seis décimos sobre o rival. Piastri ficou a 0s1 do companheiro de equipe, e Verstappen fez o terceiro tempo da etapa.

Hamilton foi de 16º a sétimo na bandeirada, 0s029 atrás da marca do colega Leclerc. Porém, teve sua volta deletada por exceder limites de pista na curva Raidillon e foi eliminado. O veterano acabou "ajudando" Bortoleto, que se encontrava em 16º até então.

Quem não teve a mesma sorte foi Andrea Kimi Antonelli: o calouro da Mercedes, só 18º, sofreu sua primeira eliminação no Q1 desde a estreia nesta temporada.

ELIMINADOS
16º LEWIS HAMILTON (FERRARI)
17º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
18º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
19º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
20º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Piastri anotou o tempo de referência da sessão com uma margem de apenas 0s089 em relação a Norris. Verstappen, novamente, seguiu perto da dupla - mas com três décimos de diferença. No retorno dos pilotos à pista, outro episódio nos boxes: Piastri se queixou de Lawson colocando o carro na frente dele, quando os pilotos ainda se enfileiravam no pit lane para sair.

No segmento intermediário, pouco mudou na tabela de tempos exceto por Bortoleto: ele anotou a nona melhor volta, a 0s7 do líder Piastri, garantindo mais uma ida ao Q3.

ELIMINADOS
11º ESTEBAN OCON (HAAS)
12º OLIVER BEARMAN (HAAS)
13º PIERRE GASLY (ALPINE)
14º NICO HULKENBERG (HAAS)
15º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Lando anotou o tempo de referência ainda nos minutos iniciais, de 1m40s562, com 0s1 sobre Piastri e meio segundo sobre Verstappen. Bortoleto acabou tendo sua volta deletada por infringir os limites de pista, na curva 10; no retorno aos boxes, o brasileiro pôs pneus macios usados para marcar sua única volta da sessão mas acabou não completando-a.

Nas tentativas finais, Norris não conseguiu uma margem tão boa no primeiro setor da pista e no último, abrindo caminho para Piastri desbancá-lo da pole. O australiano, porém, acabou errando no desfecho de sua volta e manteve a liderança com o companheiro da McLaren. Leclerc, na bandeirada, foi do quarto ao terceiro lugar, superando os 0s2 de desvantagem que tinha em relação a Verstappen.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes