Depois de anotar a melhor volta no único treino livre do GP da Bélgica, Oscar Piastri garantiu também a pole position para a corrida sprint na classificação deste sábado. A volta de 1m40s510 do australiano da McLaren foi quase meio segundo melhor que a marca de Max Verstappen, que se pôs entre a dupla da equipe inglesa - Lando Norris ficou em terceiro. Gabriel Bortoleto garantiu o décimo lugar no grid.
A largada da corrida sprint será às 7h da manhã deste sábado, no horário de Brasília.
A sessão foi marcada também pelo desempenho abaixo do esperado das duas Mercedes, com as eliminações precoces de Andrea Kimi Antonelli (SQ1) e George Russell (SQ2). Mas a maior frustração foi por conta da Ferrari, que testa neste fim de semana uma nova suspensão em seu carro mas viu Lewis Hamilton ser eliminado ainda no segmento de abertura graças a uma rodada.
Bortoleto representará a Sauber no top 10 do grid de largada, sozinho, já que seu colega Nico Hulkenberg foi apenas 17º. O brasileiro foi um dos primeiros a anotar volta no Q1 e, após os giros dos rivais, manteve-se entre os sete mais rápidos; no segmento intermediário, o calouro foi de 13º ao quarto lugar, assegurando sua vaga na última etapa da disputa.
Resultado e grid de largada
OSCAR PIASTRI (MCLAREN) - 1m40s510
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s477
LANDO NORRIS (MCLAREN) +0s618
CHARLES LECLERC (FERRARI) +0s768
ESTEBAN OCON (HAAS) +1s055
CARLOS SAINZ (WILLIAMS) +1s251
OLIVER BEARMAN (HAAS)+1s47
PIERRE GASLY (ALPINE) +1s449
ISACK HADJAR (RB) +1s461
GABRIEL BORTOLETO (SAUBER) +1s666
LIAM LAWSON (RB) - SQ2
YUKI TSUNODA (RBR) - SQ2
GEORGE RUSSELL (MERCEDES) - SQ2
FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN) - SQ2
LANCE STROLL (ASTON MARTIN) - SQ2
ALEXANDER ALBON (WILLIAMS) - SQ1
NICO HULKENBERG (SAUBER) - SQ1
LEWIS HAMILTON (FERRARI) - SQ1
FRANCO COLAPINTO (ALPINE) - SQ1
ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES) - SQ1
Classificação do SQ3 na Bélgica — Foto: F1
Classificação do SQ3 na Bélgica — Foto: F1
SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados
Com os pneus médios obrigatórios a todos, Russell seguiu na ponta até a dupla da McLaren desbancá-lo, com Piastri tomando a frente na tabela de tempos com quase 0s9 sobre o inglês. Verstappen registrou, em seguida, a segunda volta mais rápida, dois décimos atrás do australiano.
Na bandeirada, Hamilton encontrava-se apenas em 16º e, no meio de uma volta abaixo do tempo ideal, acabou travando os pneus e rodando na área de escape da curva 18. Com isso, o inglês acabou eliminado precocemente; Andrea Kimi Antonelli também ficou na zona de corte pela mesma razão, tendo escapado da pista antes do heptacampeão.
ELIMINADOS
16º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
17º NICO HULKENBERG (SAUBER)
18º LEWIS HAMILTON (FERRARI)
19º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
20º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
SQ2 - dez minutos e cinco eliminados
Piastri teve uma volta deletada por exceder limites de pista e, com isso, Norris anotou o melhor tempo do segmento. Embora Verstappen tenha superado-o acompanhado de Leclerc, o inglês da McLaren fechou a etapa intermediária com a melhor volta, tendo 0s1 de vantagem sobre o rival da RBR.
A Mercedes acabou desfalcada de vez no top 10, com a eliminação precoce de George Russell. O inglês ficou apenas em 13º.
ELIMINADOS
11º LIAM LAWSON (RB)
12º YUKI TSUNODA (RBR)
13º GEORGE RUSSELL (MERCEDES)
14º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
15º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
SQ3 - oito minutos e cinco eliminados
Agora com pneus macios para todos os pilotos, Verstappen completou sua única volta já na ponta. No entanto, o Piastri o desbancou na bandeirada com quase meio segundo de vantagem. Norris ficou com o terceiro lugar, 0s6 atrás da marca de seu colega de equipe. Bortoleto fechou a sessão em décimo, desbancado no fim pela única volta rápida de Hadjar.