O GP da China, de volta à F1 após cinco anos, começou com o pé direito para a Aston Martin, que surpreendeu no fim e liderou o único treino livre da etapa na madrugada desta sexta-feira com Lance Stroll. O canadense anotou 1m36s302 nos últimos 30 segundos da disputa, superando Oscar Piastri da McLaren e o tricampeão Max Verstappen, da RBR, com 0s3 de vantagem sobre ambos.
Se a RBR dominou a metade inicial do treino com Verstappen, a Ferrari sobrou na metade dele com Carlos Sainz na liderança provisória. A resposta da equipe austríaca perto da bandeirada, entretanto, foi abafada pelos saltos de desempenho da Haas, a McLaren de Piastri e por fim, a Aston Martin de Stroll, em uma queda de braço acirrada com os pneus macios.
O treino, porém, manteve o ar de incógnita do fim de semana; isso porque, com tempo reduzido para testes dado o formato especial da etapa com corrida sprint, os únicos 60 minutos de prática em Xangai foram divididos pelas equipes para a readaptação dos novos carros da F1 à pista, ausente do calendário desde 2019, simulações de corrida e classificação e testes de pit stop.
Resultado
Lance Stroll (Aston Martin) - 1m36s302
Oscar Piastri (McLaren) +0s327
Max Verstappen (RBR) +0s358
Sergio Pérez (RBR) +0s388
Nico Hulkenberg (Haas) +0s799
Kevin Magnussen (Haas) +0s816
Esteban Ocon (Alpine) +0s911
Alexander Albon (Williams) +0s927
Daniel Ricciardo (RB) +0s936
Valtteri Bottas (Sauber) +1s228
Guanyu Zhou (Sauber) +1s324
Yuki Tsunoda (RB) +1s704
Charles Leclerc (Ferrari) +1s788
Carlos Sainz (Ferrari) +1s982
Logan Sargeant (Williams) +1s984
Lando Norris (McLaren) +2s328
George Russell (Mercedes) +2s504
Lewis Hamilton (Mercedes) +2s537
Fernando Alonso (Aston Martin) +2s634
Pierre Gasly (Alpine) +2s974.
Verstappen já era líder após seis minutos de treino, com 1m39s497 nos pneus médios. Nos quatro minutos seguintes, o holandês ainda melhorou sua volta em 0s3 e passou a ter seu colega de equipe, Sergio Pérez, na segunda colocação - depois deste desbancar Fernando Alonso.
Um princípio de incêndio na grama da curva 7 paralisou o treino por cinco minutos, após 15 desde o início da sessão. Na retomada, Verstappen ampliou sua vantagem na ponta; logo atrás, Leclerc, último a abrir volta assim como seu companheiro da Ferrari, Sainz, subiu de 16º para o quarto lugar.
Com 32 minutos para a bandeirada, Sainz assumiu a liderança; ele havia começado com o 15º tempo e subido para 13º posteriormente. No entanto, seu colega Leclerc o passou e tornou-se o novo líder com 1m38s130 - ambos nos pneus macios com os quais chegaram.
Quando o cenário geral do treino parecia consolidado, a Williams trocou os pneus médios de seus pilotos pelos macios: Logan Sargeant anotou o segundo melhor tempo e Alexander Albon subiu para a liderança, nos 12 minutos finais, embora Verstappen e Pérez tenham superado-os ao adotar os mesmos pneus.
No entanto, Piastri passou à frente do tricampeão da RBR nos quatro minutos finais, depois de Kevin Magnussen desbancar Pérez da vice-liderança. Nico Hulkenberg também surgiu no top 5 e, por fim, Stroll assumiu definitivamente a liderança nos 30 segundos finais. Lando Norris abortou sua volta no final e perdeu a oportunidade de aproximar-se do colega da McLaren na classificação do treino.
A Mercedes começou o treino tendo um discreto 11º lugar, de Hamilton, como sua melhor posição. Perto da metade da sessão, o heptacampeão havia caído para 17º e teve alguns problemas em pista: abortou sua volta rápida e passou pelos boxes depois de passar reto na área de escape, sucedendo um quase-contato com Oscar Piastri.
Depois, ele ainda foi advertido por passar por cima da linha que divide o pit lane; em seguida, arriscou contato com Hulkenberg ao ultrapassar o alemão. No fim da disputa, o heptacampeão ficou em 18º e seu colega, George Russell, era 17º. A equipe perdeu posições com as mudanças na parte de cima da tabela, além da equipe ter voltado seus esforços com os pneus duros para simular o ritmo de corrida.