Líder do campeonato da F1, Oscar Piastri largará da pole position no GP da Emilia-Romagna; feito que, neste sábado, encerrou 20 anos sem uma pole da McLaren no Circuito de Ímola. O ustraliano anotou 1m14s670 em sua volta para desbancar Max Verstappen e George Russell. Em um dia marcado por duas batidas fortes e surpresas com a eliminação da Ferrari, Gabriel Bortoleto classificou-se em 14º.
O primeiro acidente foi de Yuki Tsunoda, cujo carro capotou e chegou perto de atingir a grade que divide o circuito e a arquibancada. O segundo foi do estreante da Alpine, Franco Colapinto, que bateu na Tamburello; a bandeira vermelha acionada por ele ainda ajudou Bortoleto a avançar ao Q2.
Depois da classificação, Colapinto perdeu uma posição no grid por ir à faixa rápida nos boxes antes de a direção de prova ter definido um tempo de reinício de sessão após batida de Tsunoda. Com isso, o piloto argentino vai largar em 16º.
A largada do GP da Emilia-Romagna será neste domingo às 10h da manhã, no horário de Brasília.
Bortoleto, que seguia em 17º no segmento inicial, só avançou a 15º em sua tentativa final. Com a melhora de Bearman, subindo de 19º para 15º, o brasileiro entrou na zona de eliminação; mas, a volta do inglês foi concluída sob a bandeira vermelha acionada por Colapinto e, por essa razão, foi excluída. Com isso, Gabriel assegurou sua terceira ida ao Q2 nesta temporada, embora não tenha ido além.
Piastri chega a três poles na carreira, repetindo o feito alcançado na China e no Bahrein - em ambas, o australiano ganhou a corrida. A McLaren, que também lidera o Mundial de construtores, será representada na posição de honra do grid pela quinta vez em 2025.
Depois das batidas no segmento de abertura, o Q2 foi marcado por uma série de resultados inesperados: Sainz fez a melhor volta; Gasly pôs a Alpine pela quarta vez no Q3 e a Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll avançou ao top 10 com os dois juntos, pela primeira vez em 2025. Tudo isso, porém, às custas de Andrea Kimi Antonelli, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, eliminados.
Resultado
OSCAR PIASTRI (McLaren) - 1m14s670
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s034
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s137
LANDO NORRIS (McLaren) +0s292
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s761
CARLOS SAINZ (Williams) +0s762
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s803
LANCE STROLL (Aston Martin) +0s911
ISACK HADJAR (RB) +1s076
PIERRE GASLY (Alpine) +1s117
CHARLES LECLERC (Ferrari) - Q2
LEWIS HAMILTON (Ferrari) - Q2
KIMI ANTONELLI (Mercedes) - Q2
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - Q2
LIAM LAWSON (RB) - Q1
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q2 - perdeu uma posição.
NICO HULKENBERG (Sauber) - Q1
ESTEBAN OCON (Haas) - Q1
OLIVER BEARMAN (Haas) - Q1
YUKI TSUNODA (RBR) - Q1
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Nos seis minutos iniciais, só metade do grid tinha tempo registrado; neste momento, Tsunoda sofreu uma forte batida na curva 6 e interrompeu a classificação por cerca de seis minutos. Sainz aparecia na ponta após a retomada, mas pelo menos seis pilotos ainda não tinham registrado volta; com a conclusão das primeiras tentativas, era Verstappen quem aparecia na ponta com 0s3 sobre Piastri.
No minuto final, Bortoleto, que estava em 15º, caiu para 16º com a volta de Bearman. Mas a tentativa do inglês da Haas foi finalizada ao mesmo tempo que uma forte batida de Franco Colapinto, na Tamburello, trouxe uma segunda bandeira vermelha - o argentino havia acabado de fazer a 14ª melhor volta do segmento. Com isso, o giro de Bearman foi excluído e o brasileiro avançou ao Q2.
ELIMINADOS
16º LIAM LAWSON (RB)
17º NICO HULKENBERG (SAUBER)
18º ESTEBAN OCON (HAAS)
19º OLIVER BEARMAN (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Piastri anotou o tempo de referência após a primeira rodada de voltas, com apenas 0s020 de vantagem sobre Norris. No desfecho, porém, Carlos Sainz surpreendeu ao fazer a melhor volta, desbancando o australiano da McLaren. A partir daí, uma série de outras surpresas seguiram definindo a sessão.
Pierre Gasly, pulando para sétimo, tirou o italiano Andrea Kimi Antonelli do top 10 - na primeira corrida do calouro da Mercedes em casa. Logo em seguida, o sétimo tempo de Lance Stroll mandou Lewis Hamilton para a zona de eliminação; por fim, Fernando Alonso, em sexto, terminou de despachar Charles Leclerc. Bortoleto não conseguiu melhorar seu tempo, e permaneceu em 14º.
ELIMINADOS
11º CHARLES LECLERC (FERRARI)
12º LEWIS HAMILTON (FERRARI)
13º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
14º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
15º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
Q3 - 12 minutos e cinco eliminados
Piastri abriu a última etapa liderando, mas Verstappen passou na frente do australiano com uma margem de só 0s049. No retorno dos dez carros à pista no último minuto, Piastri foi o primeiro a abrir volta rápida: sua tentativa o pôs na ponta provisoriamente, antecedendo a última tentativa de Verstappen e Norris.
O tetracampeão começou bem seu giro final, enquanto o inglês da McLaren não se saiu tão bem ainda nos setores iniciais da pista e manteve-se em terceiro. Max, porém, perdeu o fôlego no desfecho da tentativa e só reduziu sua diferença de 0s1 para 0s034.