Depois de quatro GPs de tentativas frustradas desde o último triunfo, no Japão, Max Verstappen enfim voltou ao topo do pódio. O holandês passou o pole Oscar Piastri na largada do GP da Emilia-Romagna neste domingo, e ainda contou com a sorte de duas bandeiras amarelas para manter-se na liderança de ponta a ponta à frente de Lando Norris, e do australiano da McLaren. Gabriel Bortoleto foi 18º.
A prova não foi tão movimentada, mas os pilotos tiveram que manejar as estratégias através das paralisações e lidar com a alta degradação dos pneus - a F1 estreou a gama mais macia dos compostos neste fim de semana. Verstappen fez sua troca de compostos exatamente nas duas bandeiras amarelas, o que evitou que ele perdesse posições devido às paradas.
Os fatores impactaram as corridas da McLaren e da Ferrari: Norris foi de quarto a segundo lugar, e Lewis Hamilton, de 12º a quarto, seu melhor resultado até aqui desde a vitória na corrida sprint do GP da China. Já Piastri e Charles Leclerc foram facilmente ultrapassados no fim da prova por estarem com pneus mais desgastados e não terem parado sob o segundo safety car.
Max, que conquistou seu quarto triunfo seguido em Ímola, chega agora 65 vitórias na carreira e duas no campeonato de 2025. Ele possui metade das quatro vitórias do líder Piastri, que permanece na ponta da tabela de pilotos com 146 pontos, contra 133 de Norris e 124 do holandês da RBR. A diferença é de 22 pontos.
Bortoleto largou em 14ª e manteve a posição no começo da prova. Porém, acabou perdendo as posições que ganhou posteriormente devido a um pit stop lento, na volta 14. Sem ritmo e sendo ainda o único a seguir a estratégia de três paradas - adotando pneus médios na última - ele não conseguiu ir além na prova; ficou seis posições atrás de Nico Hulkenberg, colega da Sauber, que terminou em 12º.
Resultado
MAX VERSTAPPEN (RBR)
LANDO NORRIS (McLaren) +6s109
OSCAR PIASTRI (McLaren) +12s956
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +14s356
ALEX ALBON (Williams) +17s945
CHARLES LECLERC (Ferrari) +20s774
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +22s034
CARLOS SAINZ (Williams) +22s898
ISACK HADJAR (RB) +23s586
YUKI TSUNODA (RBR) +26s446
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +27s250
NICO HULKENBERG (Sauber) +30s296
PIERRE GASLY (Alpine) +31s424
LIAM LAWSON (RB) +32s511
LANCE STROLL (Aston Martin) +32s993
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +33s411
OLIVER BEARMAN (Haas) +33s808
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +38s572
Não concluíram: Kimi Antonelli (Mercedes) e Esteban Ocon (Haas).
A F1 retorna já no próximo fim de semana, em 25 de maio, com o GP de Mônaco. A prova será válida como a oitava da temporada.
Momentos-chave
A largada
Piastri conseguiu largar na dianteira, mas não resistiu por muito tempo à pressão de Verstappen e Russell atrás dele e, na Tamburello, o tetracampeão da RBR assumiu a ponta - depois de ficar sem espaço, na parte de fora da pista, por resistência do australiano.
Logo atrás, Leclerc conseguiu entrar na zona de pontuação ao passar Hadjar pelo décimo lugar. Hamilton, porém, caiu para 13º, superado por Antonelli - seu substituto na Mercedes.
Norris tira Russell do pódio
Embora tenha se mantido no top 3 após a largada, Russell não conseguiu evitar a manobra do vice-líder do campeonato pela última vaga no pódio; após três tentativas, o inglês da McLaren ultrapassou o compatriota da Mercedes na décima volta.
Verstappen e Norris adiam primeiro pit stop
Com a seleção da gama mais macia de pneus para o fim de semana, os compostos não demoraram a ceder no Circuito de Ímola. Àquela altura, as posições na frente seguiam inalteradas praticamente desde a largada, com exceção da manobra de Norris sobre Russell pelo terceiro lugar.
Leclerc abriu a janela de pit stops na volta 11, sendo imediatamente sucedido por Russell e Sainz. O vice-líder Piastri fez sua troca no 14º giro, altura em que quase metade dos pilotos já haviam completado o primeiro pit stop com exceção de Verstappen, Norris, Albon, Hadjar, Colapinto, Hamilton e Hulkenberg - os dois últimos, com pneus duros.
Norris visitou os boxes pela primeira vez na 29ª volta, momento exato em que a Haas de Ocon quebrou. A bandeira amarela levou a um safety car virtual que permitiu a Verstappen trocar os pneus médios pelos duros, assim como a maior parte de seus rivais, e seguir em primeiro.
Hamilton e Hulkenberg também o seguiram; enquanto Leclerc - sob muitas reclamações por ter parado cedo demais, - abriu o segundo round de pit stops para os pilotos que já o tinham feito anteriormente: Russell, Sainz, Gasly, Lawson, Bortoleto e Piastri.
A troca permitiu que Hamilton, que largou atrás de Leclerc, aparecesse na frente do piloto de Mônaco - que começou a corrida de médios e chegou a ter uma disputa acirrada com Gasly pelo nono lugar, na quarta volta. No 35º giro o heptacampeão já era quinto, superando Antonelli e Hadjar para isso. E apesar das reclamações, Leclerc também conseguiu ultrapassar para encostar no colega na volta 41.
Antonelli abandona e abre terceiro round de pit stops
Uma falha no acelerador fez com que a Mercedes de Antonelli parasse, exigindo a intervenção do safety car na volta 46. O líder Verstappen aproveitou a oportunidade para fazer seu segundo pit stop, seguido por Hamilton, Norris, Albon, Hadjar e Alonso.
Leclerc insistiu com a Ferrari para tentarem mais um pit stop; porém, o time informou que não parariam por não terem mais pneus disponíveis. O monegasco então sugeriu que usassem os macios, mas a quantidade de voltas restantes - cerca de 16 àquela altura - seria muito alta, demandando médios como alternativa.
Ele, então, permaneceu na pista, embora tenha alertado para o risco da degradação dos compostos na relargada. Piastri também não entrou nos boxes, seguindo à frente de um Norris com pneus 15 voltas mais novo.
Relargada ameaça pilotos com pneus gastos
A prova recomeçou na volta 54; Verstappen seguiu tranquilo na liderança enquanto Piastri lidava com a pressão do colega da McLaren, em segundo lugar. Leclerc também passou a ter Albon em sua cola, de olho na quarta colocação, ao passo em que Hamilton, em sétimo, seguia a menos de meio segundo de Russell, sexto.
Hamilton foi o primeiro a passar o carro da frente, na volta 58. Logo depois, Norris conseguiu enfim encostar de vez em Piastri e passá-lo, assumindo a vice-liderança da prova.
Albon, porém, não teve sucesso na primeira manobra sobre Leclerc no giro seguinte; quanto tentou novamente, viu o monegasco fechar a porta e atravessou pela brita, abrindo caminho para Hamilton também passá-lo.
O heptacampeão, por fim, superou o colega da Ferrari, que por sua vez, atendeu ao pedido da equipe de devolver a posição a Albon. Charles terminou a prova em sexto lugar.