GP da Espanha de F1 2024: Norris lidera o 1º treino livre

Piloto da McLaren supera Max Verstappen com diferença de 0s024 para liderar a primeira prática em Barcelona

Esportes a Motor 21 de junho de 2024 às 22h15
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Lando Norris foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre do Grande Prêmio da Espanha de F1 2024. O piloto da McLaren atingiu o tempo de 1m14s228 e superou Max Verstappen, da RBR, por apenas 0s024. Quem fechou o top-3 do TL1 foi Carlos Sainz, que pilota em casa com a Ferrari. A escuderia não usou pneus macios e conseguiu ficar nas primeiras colocações.

O TL1 contou com a disputa de quatro equipes pelo melhor tempo. Ferrari, McLaren, Mercedes e RBR alternaram-se na busca pela liderança do primeiro treino livre do Grande Prêmio da Espanha. Quem levou a melhor foi Lando Norris, da McLaren.

Pode ser uma imagem de texto

Ferrari e Mercedes não usaram pneus macios, e ficaram atrás de Norris e Verstappen, mas tiveram tempos melhores que Pérez e Piastri, companheiros dos pilotos de McLaren e RBR. Leclerc foi o único das quatro equipes que não conseguiu ficar no top-10. Também sem usar compostos macios, o monegasco foi apenas o 11º.

Resultado

TL1 ? Foto: F1
O primeiro treino livre começou com a disputa entre RBR, Mercedes e Ferrari. George Russell e Max Verstappen repetiram a disputa da última etapa, o GP do Canadá, e brigaram pelo melhor tempo no início do TL1 enquanto usavam compostos duros.

A McLaren, que surge como uma candidata a vitórias e tem presença constante no pódio nas últimas corridas, também apareceu no TL1 entre as melhores equipes. Lando Norris, que reclamava da aderência na pista, começou com dificuldades para superar os adversários de RBR, Mercedes e Ferrari.

Na mudança para os pneus médios, Russell foi quem tirou a liderança do tempo de Verstappen com compostos duros. A permanência do britânico no topo não durou muito, e Sainz o superou rapidamente. Para voltar a ser o mais rápido, o atual tricampeão mundial colocou pneus macios e fez 1m14s252.

Pode ser uma imagem de texto

Norris superou o tempo de Verstappen quando colocou os compostos macios: 1m14s228. Os tempos de Sainz e Russell ainda com pneus médios superaram os de Pérez, que usava os macios, mas tiveram diferença de +0s3 para os dois primeiros colocados naquele momento.

A bandeira vermelha foi acionada com 21 minutos para o fim da prática. Uma peça da Aston Martin de Fernando Alonso ficou na pista e precisou ser retirada. A pausa não durou muito, e o TL1 ficou parado por apenas dois minutos.

Charles Leclerc foi o único piloto das quatro melhores equipes do TL1 que não brigou pelos melhores tempos. O monegasco enfrentou problemas com a Ferrari, reclamou da embreagem e não usou os pneus macios durante a prática. Ele terminou o treino livre na 11ª colocação.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes