GP da Hungria: Leclerc leva pole e Bortoleto larga em 7º; veja grid

Monegasco conquistou primeira pole position da Ferrari na temporada 2025. Piastri e Norris completam top 3

Esportes a Motor 02 de agosto de 2025 às 12h55
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A McLaren dominou todos os três treinos do GP da Hungria, mas é a Ferrari quem larga na frente na corrida no Circuito de Hungaroring deste domingo. Charles Leclerc faturou neste sábado a pole position na classificação da prova, com volta de 1m15s372 para superar Oscar Piastri e Lando Norris. Gabriel Bortoleto conquistou seu melhor resultado no grid de largada, e partirá em sétimo lugar.

Bortoleto conseguiu sua terceira aparição no top 10 com mais confiança; chegou a anotar a sexta volta mais rápida no Q1. Na etapa seguinte, o calouro da Sauber registrou a décima melhor volta. Essa é a oitava ocasião, de um total de 14 classificações disputadas, em que o jovem brasileiro supera o colega Nico Hulkenberg e larga na frente do veterano.

Resultado e grid de largada
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Piastri abriu o segmento na frente, com uma volta só 0s073 melhor que a de Russell. Alonso e Stroll seguiram na pista após os outros carros retornarem aos boxes; a três minutos da bandeirada, o bicampeão anotou a melhor volta. Piastri, porém, voltou a liderar no fim.

Leclerc, que chegou a cair para a zona de eliminação, salvou-se na bandeirada fazendo o quinto tempo. Hamilton, por sua vez, assegurou sua ida ao Q2 indo de 14º a décimo já na conclusão do segmento. Bortoleto garantiu-se entre os 15 primeiros na abertura; sua volta foi a 12ª melhor, 0s7 atrás da marca do líder. No final do Q1, o calouro da Sauber fez o quinto tempo, caindo para sexto na bandeirada.

ELIMINADOS
16º YUKI TSUNODA (RBR)
17º PIERRE GASLY (ALPINE)
18º ESTEBAN OCON (HAAS)
19º NICO HULKENBERG (SAUBER)
20º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Norris anotou a melhor volta sustentando meio segundo sobre o segundo colocado, Alonso. Não demorou, porém, a Piastri completar sua primeira tentativa no segmento e desbancar o bicampeão da Aston Martin, com só 0s051 de diferença em relação ao colega de equipe.

Leclerc, que fez só o décimo tempo, reclamou com a Ferrari por ser liberado dos boxes mais tarde que o ideal e enfrentar o tráfego da pista. A equipe atendeu ao pedido do monegasco, que foi o segundo a deixar o pit lane nos minutos finais, e ele avançou em sexto lugar; já Hamilton caiu de oitavo para 12º na bandeirada, mantendo a posição após uma volta insuficiente.

Bortoleto, que fez o 13º tempo no início do Q2, garantiu sua terceira participação no Q3 ao concluir a décima melhor volta já no desfecho do segmento.

ELIMINADOS
11º OLIVER BEARMAN (HAAS)
12º LEWIS HAMILTON (FERRARI)
13º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)
14º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
15º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Piastri, pole provisório, anotou 1m15s398 em sua primeira volta do segmento à frente de Norris e Russell. Já perto do desfecho, a Aston Martin surpreendeu: Stroll chegou a fazer o melhor tempo no último setor da pista, aparecendo em quarto lugar, e Alonso ficou a 0s083 de superar Piastri.

Em seguida, Leclerc passou na frente do australiano da McLaren, que não conseguiu melhorar. Norris também não foi além do terceiro lugar. Bortoleto, que fez o oitavo tempo em sua primeira volta rápida, subiu para a sétima colocação na bandeirada permanecendo à frente de Verstappen.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes