GP da Hungria: Norris lidera 1º treino; Drugovich é 16º e Bortoleto, 19º

Reserva da Aston Martin foi convocado para substituir Alonso após o veterano relatar dores nas costas. Piastri e Leclerc completam top 3 na sessão que abre o fim de semana

Esportes a Motor 01 de agosto de 2025 às 22h44
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O GP da Hungria começou nesta sexta-feira com o primeiro treino livre no Circuito de Hungaroring liderado por Lando Norris; sua volta de 1m16s052 superou Oscar Piastri e Charles Leclerc. Mas, a novidade do dia foi a participação de dois brasileiros: Gabriel Bortoleto, da Sauber, e Felipe Drugovich, substituindo na Aston Martin um Fernando Alonso com lesão muscular. A dupla ficou, respectivamente, em 19º e 16º.

O segundo treino livre do GP da Hungria será ainda nsta sexta-feira ao meio dia, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real.

Calçando respectivamente pneus médios e duros, Bortoleto e Drugovich anotaram inicialmente os 17º e 18º tempos da sessão com 0s1 de diferença entre eles. As novas tentativas mantiveram Bortoleto provisoriamente em 13º, mas o calouro da Sauber acabou perdendo posições na tabela de tempos à medida em que rivais também evoluíram. Já Drugovich subiu para 15º posteriormente.

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Na metade final do treino, quando todo o grid aderiu aos compostos macios, Drugovich fez a 13ª volta da tabela e Bortoleto, a 18ª. No fim, ambos receberam a bandeirada em 16º e 19º, nesta ordem. Ainda não se sabe se o paranaense, campeão da Fórmula 2 em 2022, fica para o TL2; a Aston Martin vai avaliar as condições clínicas de Alonso para o restante do fim de semana.

O treino, como de praxe, foi dominado pela McLaren. A equipe manteve ritmo superior tanto com os pneus médios, quanto com os macios. Quem correu por fora foi Leclerc, chegando a liderar provisoriamente em alguns momentos. O monegasco testa uma configuração de asa traseira diferente da de Lewis Hamilton, quinto mais rápido e 0s4 mais lento que ele na tabela de tempos.

Resultado
LANDO NORRIS (McLaren) - 1m160s52
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s019
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s217
ISACK HADJAR (RB) +0s629
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s682
OLIVER BEARMAN (Haas) +0s826
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s828
GEORGE RUSSELL (Merrcedes) +0s873
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s888
LANCE STROLL (Aston Martin) +0s906
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s932
ESTEBAN OCON (Haas) +0s952
PIERRE GASLY (Alpine) +1s071
LIAM LAWSON (RB) +1s132
CARLOS SAINZ (Williams) +1s143
FELIPE DRUGOVICH (Aston Martin) +1s217
YUKI TSUNODA (RBR) +1s341
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1s412
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s600
PAUL ARON (Sauber) +3s736

Russell abriu o treino na ponta até ser superado pelas voltas de Piastri e, posteriormente, Norris - o inglês chegou a ter 0s6 de vantagem em relação ao ritmo do companheiro. Leclerc superou provisoriamente a marca, perto da metade da sessão. Lando, porém, descontou 0s5 da volta do rival da Ferrari para retomar a ponta na tabela de tempos.

Uma bandeira amarela foi brevemente acionada após 28 minutos: o reserva da Sauber, Paul Aron, parou na área de escape da curva 13 depois de relatar que seu carro disparou um alarme de problemas no sistema. O jovem foi convocado para o lugar de Nico Hulkenberg em cumprimento ao regulamento da F1, que obriga as equipes a colocarem jovens pilotos em alguns treinos livres.

Já na metade final da disputa, os pneus macios começaram a aparecer: Franco Colapinto foi o primeiro a adotá-los. Com eles, porém, a vantagem da McLaren foi ainda maior, de 0s7 sobre Leclerc. O monegasco conseguiu reduzir 0s4 da diferença, mas seguiu na mesma posição.

Fonte: Globo Esporte
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