Após largar em terceiro e perder posições na primeira volta, Lando Norris aproveitou a estratégia acertada da McLaren e conquistou a primeira vitória no GP da Hungria, disputado no circuito de Hungaroring, segurando os ataques do segundo colocado Oscar Piastri nas voltas finais e reduzindo a distância para o colega de equipe no campeonato. George Russell completou o pódio.
Gabriel Bortoleto alcançou a sexta colocação - a melhor da carreira até agora, e a melhor de um brasileiro na F1 desde Felipe Massa no GP do Bahrein de 2017.
Largando na terceira posição, Norris tentou atacar Piastri e Leclerc na primeira volta, mas ficou sem espaço e caiu para o quinto lugar, superado por Russell e Alonso. Depois de ultrapassar o espanhol da Aston Martin rapidamente, o britânico se estabeleceu em quarto.
O ponto de virada para o piloto da McLaren aconteceu na volta 31: até então líder provisório após as paradas dos três pilotos à frente, Norris fez o mais rápido pit stop da temporada e foi para uma estratégia de uma ida aos boxes, retornando com pneus duros. O britânico voltou em quarto, mas a estratégia deu certo: os rivais voltaram a parar e ele assumiu a liderança, segurando o ímpeto e os mergulhos de Piastri no fim para garantir a vitória de número 200 da equipe inglesa na Fórmula 1.
Bortoleto, por sua vez, somou oito pontos na tabela após uma corrida consistente. O brasileiro largou em sétimo e ultrapassou Stroll para assumir o sexto lugar, se mantendo na pista com pneus usados até a volta 40. Após colocar compostos duros, o piloto da Sauber retornou à sexta posição com as demais idas aos boxes. O calouro agora é o 17º na tabela geral com 14 pontos, superando Oliver Bearman e Yuki Tsunoda.
O triunfo de Lando Norris é o quinto do britânico no campeonato – e crucial na luta pelo campeonato com Oscar Piastri: a distância diminuiu de 16 para apenas nove pontos, com 284 a 275 a favor de Oscar. Max Verstappen, em nono, e Lewis Hamilton, 12º, fizeram corridas tímidas e se envolveram em um incidente na briga pela 11ª posição durante a prova, com vantagem para o holandês. A manobra será investigada após a corrida.
Resultado final
LANDO NORRIS (McLaren)
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s698
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +21s916
CHARLES LECLERC (Ferrari) +42s560
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +59s040
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +66s169
LANCE STROLL (Aston Martin) +68s174
LIAM LAWSON (RB) +69s451
MAX VERSTAPPEN (RBR) +72s645
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1 volta
ISACK HADJAR (RB) +1 volta
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +1 volta
NICO HULKENBERG (Sauber) +1 volta
CARLOS SAINZ (Williams) +1 volta
ALEXANDER ALBON (Williams) +1 volta
ESTEBAN OCON (Haas) +1 volta
YUKI TSUNODA (RBR) +1 volta
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1 volta
PIERRE GASLY (Alpine) +1 volta
Não completou: Oliver Bearman (Haas).
A F1 entra agora na pausa de meio de campeonato e retorna apenas no fim do mês, entre os dias 29 e 31 de agosto, no GP da Holanda. A etapa em Zandvoort é a 15ª da temporada; veja o calendário.
Momentos-chave
A largada
Charles Leclerc saiu bem e segurou a ponta, enquanto Lando Norris tentou colocar o carro de lado e atacar Oscar Piastri, mas o australiano segurou a posição. De quebra, Lando foi ultrapassado por George Russell e Fernando Alonso, caindo para a quinta colocação.
Gabriel Bortoleto aproveitou a largada ruim de Lance Stroll e subiu para a sexta posição, tentando atacar Norris para assumir o quinto lugar. Max Verstappen foi ultrapassado por Liam Lawson, e Lewis Hamilton também perdeu duas posições na saída, caindo de 12º para 14º.
A direção de prova anotou incidentes envolvendo o brasileiro e o companheiro de equipe Nico Hulkenberg por se moverem antes da bandeira verde na largada, mas Bortoleto não foi investigado e passou ileso. O alemão, por outro lado, levou cinco segundos de punição.
Jogo estratégico ganha forma
Os dez primeiros colocados largaram com pneus médios, mas o desgaste dos compostos aconteceu mais rápido do que o imaginado. No pelotão da frente, Verstappen (volta 18) e Piastri (19) foram os primeiros a parar e colocaram compostos duros. Na sequência, Leclerc e Russell fizeram o mesmo – Piastri se deu bem, e a diferença que era de três segundos para Leclerc caiu para 1s2.
Lando Norris assumiu a liderança provisória e se uniu a Alonso e Bortoleto como pilotos da frente que partiram para a estratégia de uma parada. Os pilotos com pneus duros demonstraram um ritmo mais rápido contra aqueles que não pararam, mas Leclerc se viu prejudicado na comparação com Piastri e passou a dizer pelo rádio que estava sem ritmo e perderia a corrida.
Verstappen, que tinha caído para 14º após a parada, fez ultrapassagens sobre Nico Hulkenberg, Pierre Gasly e achou uma brecha contra Lewis Hamilton para assumir a 11ª posição - a direção de prova abriu investigação sobre o incidente. Logo em seguida, Max também deixou Hadjar e Bearman para trás, assumindo o nono lugar.
Mais paradas e Norris na ponta
Charles Leclerc retomou a liderança após Lando Norris parar na volta 31 - o britânico teve o pit stop mais rápido da temporada (1s9) e voltou em quarto, com pneus duros. Com dois segundos de vantagem sobre Piastri, o piloto da Ferrari administrou a vantagem inicialmente. Na volta 38, Norris passou com a McLaren com tudo na brita e perdeu um pouco de tempo, com direito a uma bronca do engenheiro de pista Will Joseph.
No entanto, a Ferrari resolveu parar Leclerc novamente na volta 40 para colocar pneus duros, cedendo a liderança da prova para Oscar Piastri - o monegasco caiu para quarto. Na volta 46, foi a vez de Piastri entrar nos boxes. Norris, que havia voltado em quarto, aproveitou as paradas de Russell, Leclerc e do companheiro de equipe para herdar a liderança.
O brasileiro Gabriel Bortoleto parou na volta 40 e voltou em oitavo, atrás de Verstappen, Alonso e Hamilton. Na sequência, Max e Lewis entraram nos boxes e levaram Bortoleto ao sétimo lugar. Também novato, o inglês Oliver Bearman abandonou a prova na volta 50 com problemas em sua Haas.
Brigas pela ponta e pelo pódio
Após voltar dos boxes com um pneu seis voltas mais novo em relação à Leclerc, Piastri imprimiu um bom ritmo e rapidamente encostou no piloto da Ferrari. Não demorou muito para que a ultrapassagem fosse concretizada: o líder do campeonato atacou no 51º giro e deixou o piloto de Mônaco para trás, sem dificuldade.
Nas voltas finais, Piastri aproveitou os pneus mais novos e diminuiu bastante a distância para Norris, colocando pressão no colega de equipe. Enquanto isso, George Russell colou de vez em Leclerc e conseguiu assumir a terceira posição na volta 62, colocando a Mercedes por dentro na principal reta do circuito de Hungaroring e superando a Ferrari.
Piastri chegou à zona de abertura de DRS nas voltas finais. O australiano fez dois mergulhos para tentar ultrapassar Norris na antepenúltima e na penúltima voltas, respectivamente, mas Lando se defendeu dos ataques e manteve a posição para vencer a corrida com apenas seis décimos de vantagem.