GP da Hungria: Russell conquista primeira pole da carreira

Britânico superou tempo de Sainz na bandeirada por apenas 0s044 em 136ª pole da Mercedes. Leclerc fica em 3º, e Hamilton, com problema no carro, em 7º; Verstappen teve falha no motor e largará em 10º

Esportes a Motor 30 de julho de 2022 às 13h41
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A chuva deu trégua, mas o sábado segue cheio de surpresas na F1. George Russell brilhou na volta final da classificação do GP da Hungria e faturou a pole position da etapa, pela primeira vez em sua carreira. O britânico fez 1m17s377 em sua melhor volta já no limiar do Q3, com apenas 0s044 de vantagem sobre Carlos Sainz. Charles Leclerc é terceiro.

Colega de Russell na Mercedes, Lewis Hamilton largará em sétimo. Ele não deu sua volta final por problemas na asa traseira. Já Max Verstappen, que chegou a liderar o Q2, será apenas décimo. O atual campeão desperdiçou a primeira volta no Q3 com um erro e sofreu com problemas no motor na tentativa final, despedindo-se precocemente da briga pela pole.

Pode ser um desenho animado de texto que diz "SÃO JIAD Dlha a chuva... Já passou! Mas a internet caiu e não voltou, né minha filha? VemParaMelhor Ultra Fibernet net Assine 3513-1616 ©22 99901-0204 www.ultrafibernet.com.br"

O melhor resultado de Russell numa classificação havia sido o segundo lugar no chuvoso GP da Bélgica de 2021. O jovem de 24 anos conquista a primeira pole da carreira em sua temporada de estreia na Mercedes e encerra um jejum da equipe de 14 GPs sem largar da posição de honra, desde a etapa da Arábia Saudita em dezembro passado.

Sem chuva, a Mercedes viu um problema a menos (dificuldade de aquecer os pneus) em seu caminho e começou a sessão competitiva: Hamilton e Russell apareceram no top 4, e o heptacampeão fez a melhor volta no Q1.

Pode ser uma imagem de texto que diz "VALERY FASHION HAIR 100% 100%be 100%exclusiva 100%você 22 99922-3522 1-22 99607-4499 -4499 Valeryfashionhair"

O desempenho foi mais discreto no Q2, mas suficiente. No segmento final, o jovem britânico apareceu ao lado de Sainz e bateu o espanhol, que havia cravado a melhor volta já na bandeirada. Verstappen não estará sozinho no pelotão intermediário, já que seu colega Sergio Pérez não foi bem no Q2 e largará em 11º, atrás dele.

A McLaren, que não faz uma boa temporada até aqui e luta com a Alpine no Mundial, confirma um fim de semana mais animador na parte de cima da classificação com Lando Norris, completando a segunda fila na quarta colocação. Daniel Ricciardo se saiu bem no Q1 e quase foi eliminado no segmento intermediário, mas sobreviveu e largará em nono.

Resultado

Resultado da classificação do GP da Hungria ? Foto: F1

A largada do GP da Hungria será neste domingo, 31, às 10h (horário de Brasília). O ge acompanha todos os lances em tempo real.

Q1 - 5 eliminados e 18 minutos
A Mercedes colocou Hamilton e Russell em primeiro e terceiro antes de Verstappen assumir a liderança e melhorar sua volta na volta seguinte. Norris surgiu na vice-liderança até ser batido por Sergio Pérez, momento em que Russell recuperou o terceiro lugar. Nos minutos finais, Hamilton subiu para segundo, a 0s1 do rival da RBR.

As Ferraris não fizeram um bom tempo inicial com Sainz (6º) e Leclerc (11º), mas subiram para terceiro e oitavo no fim do Q1. Porém, a surpresa ficou com Hamilton, anotando 1m18s374 nos segundos finais e trazendo Russell em segundo. Pierre Gasly teve sua volta deletada por exceder limites de pista, e foi eliminado.

Q1 ? Foto: F1

ELIMINADOS

16º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
17º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
18º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
19º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
20º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

Q2 - 5 eliminados e 15 minutos
Norris deixou as Ferraris para trás colocando 0s6 sobre Leclerc, na ponta, mas não demorou até que Verstappen superasse o britânico, mantendo-se até a bandeirada em primeiro lugar. Nos minutos finais, Leclerc desbancou Fernando Alonso na vice-liderança, a 0s065 do piloto da RBR.

Pérez teve uma volta deletada por exceder os limites de pista, mas os comissários decidiram devolver a volta ao mexicano, que flertou com a zona de eliminação na parte final do Q2 e ficou para trás, em 11º. Ele reclamou de ser atrapalhado por Kevin Magnussen.

Verstappen na frente e Perez eliminado ? Foto: reprodução/fórmula 1

ELIMINADOS

11º SERGIO PÉREZ (RBR)
12º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
13º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
15º MICK SCHUMACHER (HAAS)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Sainz superou Leclerc para fazer o melhor tempo no início do Q3, contando com um erro de Verstappen para manter o holandês longe - com o sétimo tempo. Russell também saiu na frente do monegasco, enquanto Hamilton ficou em quarto.

Nas últimas tentativas, o atual campeão reclamou de estar sem potência no motor e apesar de tentar seguir as recomendações de ajustes de seu engenheiro, nada funcionou. Sainz voltou a fazer a melhor volta já no fim da contagem, mas Russell surpreendeu ao batê-lo na bandeirada.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes