Correndo em casa no Circuito de Silverstone, Lewis Hamilton começou o GP da Inglaterra nesta sexta-feira com o pé direito. O inglês liderou seu primeiro treino livre com a Ferrari, com volta de 1m26s892 para desbancar Lando Norris, e Oscar Piastri; o veterano não liderava uma sessão desde o TL2 do GP de Las Vegas, em novembro de 2024, quando ainda corria pela Mercedes.
Gabriel Bortoleto ficou em último lugar, prejudicado por uma rodada com pneus frios no terço final da sessão.
Bortoleto, 16º após sua primeira tentativa, melhorava progressivamente indo para 11º e em seguida, décimo, perto do terço inicial da sessão. Porém, como só adotou os pneus macios a 21 minutos da bandeirada e rodou na pista com os compostos ainda frios, retornou aos boxes e seguiu com os compostos médios, terminando em último.
O treino contou com de dois jovens pilotos: um deles foi o estreante Arvid Lindblad, prodígio inglês da RBR. O calouro de 17 anos da Fórmula 2 substituiu Yuki Tsunoda na RBR e ficou em 13º, a 1s de Hamilton. Nico Hulkenberg também cedeu sua Sauber para Paul Aron, reserva da Sauber emprestado para a equipe suíça. Ele foi 17º; como anotou um tempo final com macios, ficou à frente de Bortoleto.
A primeira metade da sessão, ainda com os pneus médios como preferência geral, foi praticamente dominada por ingleses. Norris foi o primeiro a anotar uma marca de referência, sucedido por Russell e Hamilton. O heptacampeão da Ferrari foi superado, em seguida, por Russell; a exceção ficou por conta das voltas registradas pela dupla da RB, Liam Lawson e Isack Hadjar, perto da metade da sessão.
Restando menos de 30 minutos no cronômetro, os pneus macios começaram a aparecer: Verstappen foi o primeiro a calçá-los, fazendo a terceira melhor volta. Porém, não demorou para os ingleses retornarem: primeiro, Norris, mesmo sucedido por Leclerc; no terço final da disputa, Hamilton voltou à ponta na tabela de tempos sucedendo, agora, o inglês da McLaren.
Resultados
Margens atenuadas
Vale destacar que as margens foram muito pequenas no treino: da primeira vez que Hamilton liderou, tinha 0s039 sobre Piastri; Russell, quando superou o ex-colega da Mercedes, passou a sustentar só 0s020 a menos, na ponta. Até quando Hadjar liderou provisoriamente - o jovem franco-argelino anotou só 0s063 sobre Leclerc. Na bandeirada, Hamilton registrava apenas 0s023 de vantagem para Norris.