GP da Inglaterra: Leclerc lidera 3º treino e Bortoleto bate após quebra

Brasileiro escapou da pista no minuto final da sessão, que teve Piastri e Verstappen completando top 3 na tabela de tempos. Bearman perde dez posições no grid

Esportes a Motor 05 de julho de 2025 às 19h55
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A Ferrari voltou a liderar mais uma sessão no GP da Inglaterra; depois de Lewis Hamilton no primeiro treino, foi a vez de Charles Leclerc comandar o terceiro treino livre deste sábado anotando 1m25s498 em sua melhor volta - apenas 0s068 mais rápido que Oscar Piastri. Max Verstappen completou o top 3 na tabela de tempos da sessão que terminou com uma batida de Gabriel Bortoleto, 16º.

A classificação que define as posições de largada do grid do GP da Inglaterra será logo mais, a partir das 11h (horário de Brasília). 

Bortoleto só registrou sua primeira volta após o primeiro terço, a 2s1 do tempo de referência nos pneus macios; posteriormente, subiu para oitavo, mas acabou superado pelas tentativas subsequentes de rivais.

Aparecendo em 16º até o último minuto, o brasileiro pisou na zebra com a roda dianteira esquerda na curva Magotts, após aparente falha na suspensão, e rodou em alta velocidade até parar na brita.

Ainda sob a bandeira vermelha, outro incidente se deu com mais um calouro: Oliver Bearman acabou batendo com sua Haas na entrada dos boxes quando retornava à garagem cumprindo a sinalização. Essa foi a terceira interrupção do treino, que chegou a ter outra vermelha para remoção de detritos na pista a cerca de sete minutos do fim.

Depois do incidente, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu Bearman com a perda de dez posições no grid de largada e quatro pontos na superlicença. A entidade avaliou que o piloto não seguiu as regras de bandeira vermelha e acelerou para entrar no pit lane, com velocidade de 260 km/h - maior do que a registrada em outro momento com bandeira verde. A batida tornou a situação ainda pior.

Resultado
CHARLES LECLERC (Ferrari) - 1m25s498
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s068
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s087
LANDO NORRIS (McLaren) +0s108
YUKI TSUNODA (RBR) +0s606
OLIVER BEARMAN (Haas) +0s614
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s621
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s627
ISACK HADJAR (RB) +0s631
LIAM LAWSON (RB) +0s758
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s834
CARLOS SAINZ (Williams) +0s834
ESTEBAN OCON (Haas) +0s879
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s924
NICO HULKENBERG (Sauber) +1s001
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s003
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +1s396
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +2s099
LANCE STROLL (Aston Martin) +2s102
PIERRE GASLY (Alpine) +2s380

Lewis Hamilton, que liderou o TL1 na sexta, anotou a volta de referência em uma pista menos movimentada com só três tempos registrados após dez minutos - além do heptacampeão, as Alpines de Franco Colapinto e Pierre Gasly. Ambos calçavam pneus macios, opção que alçou Leclerc à ponta 0s035 mais rápido.

O piloto de Mônaco seguiu na dianteira, chegando a ampliar sua vantagem em meio segundo; porém, Verstappen, que desbancara Hamilton da vice-liderança, reduziu a distância para a marca do ferrarista perto dos 30 minutos do treino.

Ele acabaria tendo sua volta superada por Russell, antes das McLarens, até então com tempos mais lentos, surgirem na ponta lideradas por Piastri a 17 minutos da bandeirada. Max dividiu a dupla da equipe inglesa com mais um giro nos pneus macios antes de Leclerc, restando dez minutos, voltar a liderar.

O treino seria posteriormente interrompido pela presença de detritos na pista e, em seguida, pelos incidentes de Bortoleto e Bearman.

Fonte: Globo Esporte
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