Chuva no Circuito de Silverstone quase sempre é sinônimo de caos, e não foi diferente no GP da Inglaterra deste domingo: Lando Norris conquistou uma vitória inédita correndo em casa, sobrevivendo aos colapsos causados pelo mau tempo. Oscar Piastri, punido, chegou em segundo lugar à frente de um inesperado Nico Hulkenberg - que fatura o primeiro pódio da carreira após 239 GPs disputados. Gabriel Bortoleto, por sua vez, acabou abandonando após bater no início da disputa.
Hulkenberg, que estreou na F1 há 15 anos, largou do 19º lugar. O alemão ganhou oito colocações só na largada e contou, ainda, com os abandonos, para manter-se na zona de pontuação - cinco, ao todo.
Os pit stops dos rivais ajudaram a abrir caminho e, nas últimas voltas, o alemão de 37 anos ainda segurou um Lewis Hamilton de pneus macios, mais rápidos. Esse foi o primeiro pódio da Sauber desde o GP do Japão de 2012, quando Kamui Kobayashi chegou em terceiro lugar.
Nico era o piloto com mais GPs disputados sem alcançar o pódio na F1; o ranking agora é liderado pelo ex-Sauber Adrian Sutil, que em 128 largadas, nunca terminou no top 3. Bortoleto, por sua vez, não passou da volta 5: com a pista molhada, o calouro da Sauber rodou e bateu na curva 2 de Silverstone.
Norris já possuía dois pódios correndo em casa e chegou em segundo lugar na edição 2023 da prova, mas até então, a vitória em Silverstone ainda era um desejo a ser alcançado. Ele herdou a liderança graças à uma punição imposta a Piastri por frear excessivamente atrás do safety car; o australiano chegou a comandar boa parte da prova após ultrapassar o pole position Max Verstappen.
O holandês era quem ocupava a última vaga do pódio até rodar e despencar na classificação; mesmo assim, recuperou cinco posições e chegou em quinto lugar, atrás de um Hamilton que ficou fora do pódio correndo em casa pela primeira vez na última década.
Resultado
Momentos-chave
A largada
Russell, Leclerc, Hadjar, Bortoleto, Bearman e Colapinto retornaram da volta de apresentação aos boxes para calçar pneus de pista seca; o brasileiro da Sauber calçou pneus macios, bem como o monegasco da Ferrari.
Verstappen conseguiu contornar a primeira curva na frente apesar de uma aproximação inicial de iastri. Norris, por outro lado, seguiu mais atrás sob pressão de Hamilton, que herdou o quarto lugar após Leclerc abdicar da largada para trocar os pneus intermediários.
O heptacampeão seguiu à frente de Pierre Gasly, que herdou três colocações e aparecia em quinto. Quem se deu bem no começo da prova foi Nico Hulkenberg; originalmente 19º, o alemão aparecia em 11º, herdando oito colocações.
Batida tira Lawson e aciona primeira amarela
Ainda na conclusão da volta de abertura, Hamilton partiu para cima de Norris, mas o inglês da McLaren se defendeu. A prova, porém, logo foi neutralizada com o acionamento do safety car virtual para a remoção da RB de Liam Lawson, que rodou após ser atingido por Esteban Ocon. Franco Colapinto também abandonou.
Na volta 3, Andrea Kimi Anotnelli aproveitou a interrupção para por pneus duros no lugar dos intermediários; com pneus frios na pista úmida, ele chegou a deslizar para fora do traçado na saída dos boxes, mas sem grandes consequências A disputa foi retomada na volta 4; três giros depois, Stroll visitou os boxes para calçar pneus macios, sendo o primeiro dos que permaneceram na pista a fazê-lo.
Prova retorna, e Piastri assume a ponta
A ultrapassagem que valeu a liderança se deu na volta 8: Piastri efetuou a passagem sobre Verstappen na Hangar e, em dois giros, já tinha aberto mais de 4s de vantagem sobre o holandês - que, na volta seguinte, também acabou ultrapassado por Norris.
No entanto, o retorno da chuva freou a evolução de todos: Russell, Leclerc, Stroll, Hadjar e Bearman visitaram os boxes para calçar pneus intermediários, troca que Antonelli antecipara no giro anterior. Para piorar, Verstappen acabou passando reto na grama; mas, recuperou a vice-liderança ao entrar nos boxes acompanhado da dupla da McLaren além de Hamilton, Gasly, Alonso, Sainz e Tsunoda.
Prejudicado por um pit stop um pouco lento e a própria posição da garagem da McLaren, Lando acabou saindo dos boxes atrás de Max. As posições foram mantidas com a convocação do safety car na volta 14, devido ao aumento exponencial do nível de chuva no momento.
Disputa recomeça com mais erros e Piastri punido
Leclerc, em 14º, chegou a escapar da pista reclamando da falta de visibilidade por causa da água sobre seu capacete. A bandeira verde seria agitada na volta 18; as posições da frente se mantiveram, mas Hamilton escapou do caminho fechado por Ocon e Russell para subir à sétima colocação.
Entretanto, novamente, o safety car retornou: Isack Hadjar bateu forte na curva 9. Sem visibilidade, o calouro da RB bateu na traseira de Antonelli, que escapou da pista após o contato e, mesmo retornando, abandonou alguns giros depois.
Na 21ª volta, Verstappen rodou e despencou para nono; sendo ultrapassado, ainda por Sainz e caindo para décimo. Ele havia se queixado anteriormente, pelo rádio, de Piastri ter desacelerado de forma excessiva atrás do safety car, e quase ultrapassou o rival devido à manobra para aquecer pneus. Os comissários puniram o piloto da McLaren com 10s.
Outro incidente também foi notado na ocasião, envolvendo Tsunoda e Bearman, que chegou a escapar do traçado na curva 6; o japonês da RBR foi responsabilizado, levando 10s.
Condições melhoram e permitem disputas
Com as posições da frente asseguradas pela diferença de quase 20s, a disputa se estabeleceu pelo terceiro lugar: Hulkenberg, que seguia na quarta colocação, reduziu a desvantagem sobre Stroll para menos de 1s na volta 31. No 35º giro, o uso da asa traseira móvel foi permitido e Hulkenberg assumiu a terceira colocação.
No entanto, não demorou até o piloto da Sauber sofrer com a pressão de nada mais, nada menos que um sete vezes campeão mundial: Hamilton deixou Stroll para trás e herdou a quarta colocação do canadense para mirar no pódio. Ele já havia recuperado, entre os giros 27 e 30, duas posições perdidas com seu pit stop - mesmo escorregando da pista e deixando Russell superá-lo momentaneamente.
Mas, a melhora nas condições do tempo não fez cessar os deslizes totalmente: na volta 40, Russell rodou em alta velocidade perto da reta Hangar. Ele havia acabado de deixar os boxes com pneus duros, ainda frios; depois de passar pela brita e cair de sétimo para penúltimo, ele relatou que a pista ainda estava mais molhada.
Pista seca e pavimenta final decisivo
Os pneus intermediários de Hamilton começaram a ceder e o veterano, que não conseguiu tirar mais que 1s de Hulkenberg, entrou nos boxes na volta 42. Retornando com pneus macios usados, ele foi sucedido por Sainz, Bearman, Gasly, Verstappen e Stroll.
Piastri, Norris e Hulkenberg aguardaram - o alemão só fez outro pit stop por pneus médios no giro seguinte, mantendo ainda o terceiro lugar. Piastri entrou na 43ª, cumprindo sua punição, e Norris foi convocado em seguida, adotando os mesmos compostos de faixa amarela. O inglês saiu liderando a prova, com 5s3 sobre o colega.