GP da Inglaterra: Russell é pole em dobradinha da Mercedes; veja grid

Parte da frente do grid de largada da corrida deste domingo será 100% britânico, com Hamilton e Norris completando top 3

Esportes a Motor 06 de julho de 2024 às 21h49
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Os resultados dos treinos livres do GP da Inglaterra já sinalizavam a força dos pilotos britânicos neste fim de semana, mas agora é oficial: um inglês, George Russell, largará da pole position na corrida deste domingo. Com volta de 1m25s819, o piloto da Mercedes desbancou os compatriotas Lewis Hamilton e Lando Norris, além de garantir, com o colega da equipe alemã, a dobradinha do time no grid inicial.

Essa é a terceira pole da carreira do jovem de 26 anos e a segunda nesta temporada; ele também largou da posição de honra no GP do Canadá, vencido por Max Verstappen. O resultado do britânico confirma ainda a crescente da Mercedes, que vem de três pódios seguidos no atual campeonato desde a corrida canadense, incluindo uma vitória do próprio Russell na Áustria.

Pode ser uma imagem de aquecedor de água e texto

No Q1, a chuva e a bandeira vermelha acionada após Sergio Pérez rodar na curva Copse complicaram a vida dos pilotos - como o próprio Verstappen, que chegou perto de ser eliminado e sofreu com danos em sua RBR após passar pela brita.

O segmento intermediário, porém, foi o oposto: o tempo ficou estável e tudo permaneceu tranquilo. Mas em ambas as condições climáticas, a Mercedes e a McLaren seguiram em uma queda de braço, reforçando o bom ritmo de ambas as equipes apresentado desde os treinos livres. NO Q3, já era oficial: a pole ficaria com um piloto da casa.

Pode ser uma imagem de texto

A sessão foi agridoce para algumas equipes: a Ferrari, por exemplo, largará em sétimo lugar com Carlos Sainz mas viu Charles Leclerc ser eliminado ainda no Q2. A RBR seguiu sozinha com Max Verstappen depois que um erro tirou Sergio Pérez do resto da disputa; Williams e Haas também avançaram só com um piloto: Alexander Albon e Nico Hulkenberg.

Resultado e grid de largada
George Russell (Mercedes) - 1m25s819
Lewis Hamilton (Mercedes) +0s171
Lando Norris (McLaren) +0s211
Max Verstappen (RBR) +0s384
Oscar Piastri (McLaren) +0s418
Nico Hulkenberg (Haas) +0s519
Carlos Sainz (Ferrari) +0s690
Lance Stroll (Aston Martin) +0s766
Alexander Albon (Williams) +0s821
Fernando Alonso (Aston Martin) +1s098
Charles Leclerc (Ferrari) - Q2
Logan Sargeant (Williams) - Q2
Yuki Tsunoda (RB) - Q2
Guanyu Zhou (Sauber) - Q2
Daniel Ricciardo (RB) - Q2
Valtteri Bottas (Sauber) - Q1
Kevin Magnussen (Haas) - Q1
Esteban Ocon (Alpine) - Q1
Sergio Pérez (RBR) - Q1
Pierre Gasly (Alpine) - Q1.

Pode ser uma imagem de texto que diz "ACADEMIA PARA BOLEIROS OELSON OELSONJÚNIO JÚNIO RR JOELSON JÚNIOR TREINAMENTO FUNCIONAL NA AREIA @funcionalnaareiajr Aqui nós ajudamos 15 anos ,levando seu filho a realizar saúde,qualidade de vida e o bem estar: o seu sonho MA físico, mental e @academiaparaboleiros ESPIRITUAL!!! Maiores informações em nossas redes sociais!!!!!!"

O GP da Inglaterra será realizado neste domingo às 11h da manhã, no horário de Brasília. 

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Com a pista ainda molhada e demandando o uso de pneus intermediários, apesar da trégua da chuva, Verstappen saiu na frente. Os compostos macios, porém, surgiriam quase na metade final do segmento: Leclerc e Bottas foram os primeiros a arriscarem, enquanto Hamilton assumia a liderança.

A sete minutos para o fim, Sergio Pérez acionou uma bandeira vermelha ao parar na brita da curva Copse. O atraso deu tempo da chuva voltar em um momento no qual a maioria dos pilotos já calçava pneus de pista seca. A situação quase pôs Verstappen em risco: ele escapou na Copse e arruinou sua volta; por sorte, teve tempo para uma última tentativa que o mandou ao top 15.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Magnussen também sofreu um incidente semelhante, mas acabou eliminado. Na bandeirada, Hamilton anotou a melhor volta do segmento; a surpresa ficou por conta da presença da Williams de Albon e Sargeant entre os dez mais rápidos.

ELIMINADOS
16º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
17º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
18º ESTEBAN OCON (ALPINE)
19º SERGIO PÉREZ (RBR)
20º PIERRE GASLY (ALPINE).

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Líder do segmento anterior, Hamilton fez apenas o nono melhor tempo em sua primeira tentativa, a 0s8 do primeiro colocado Norris. Alonso, Sainz e Piastri chegaram a ocupar provisoriamente a liderança, desbancando o piloto da McLaren; Lando, porém, voltou a liderar o Q2 nos minutos finais, com 0s1 sobre Russsell no encerramento.

Pode ser uma imagem de texto

Verstappen se encontrou novamente na zona de eliminação perto da bandeirada, mas fechou o segmento com a sexta volta mais rápida. Quem não conseguiu se salvar, porém, foi Leclerc, que estava perigosamente em décimo e caiu para 11º quando Stroll melhorou seu desempenho.

ELIMINADOS
11º CHARLES LECLERC (FERRARI)
12º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
13º YUKI TSUNODA (RB)
14º GUANYU ZHOU (SAUBER)
15º DANIEL RICCIARDO (RB)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Piastri superou a volta de Verstappen, mas Norris passou na frente do colega com 0s2 de vantagem sobre ele. A Mercedes completou suas primeiras voltas na metade do segmento; e se Hamilton fez apenas o terceiro melhor tempo, Russell saltou para o primeiro lugar - com apenas 0s006 sobre Norris.

No retorno dos pilotos à pista, Hamilton recebeu a bandeirada em primeiro lugar, mas Russell passou na frente do companheiro da Mercedes - com 0s1 de diferença. Norris abortou sua volta final e voltou aos boxes.

Pode ser uma imagem de texto

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e texto

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes