GP da Inglaterra: Verstappen tira pole de Piastri, e Bortoleto é 16º; veja grid

Tetracampeão reagiu sob a bandeirada, desbancando australiano da McLaren. Norris completa top 3 e Hamilton larga apenas em quinto lugar

Esportes a Motor 05 de julho de 2025 às 20h00
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Se os britânicos dominaram os treinos no GP da Inglaterra, quem garantiu a pole position neste sábado foi o holandês Max Verstappen, que desbancou Oscar Piastri na bandeirada anotando 1m24s892 com 0s1 sobre o rival. Lando Norris completou o top 3, e Gabriel Bortoleto classificou-se em 16º - beneficiado pela punição a Oliver Bearman por acelerar sob bandeira vermelha no terceiro treino livre.

A largada do GP da Inglaterra será neste domingo a partir das 11h, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real!

Bortoleto anotou sua primeira volta no Q1 com pneus macios usados, ficando a 0s7 da marca de Piastri e em 16º. Após a bandeira vermelha acionada pela batida de Franco Colapinto, o brasileiro melhorou e registrou o 11º tempo, meio segundo atrás do novo líder Verstappen; mas, com a evolução dos outros pilotos, o calouro da Sauber acabou eliminado, caindo para 17º.

A concorrência neste sábado no Circuito de Silverstone foi grande: na abertura da classificação, Verstappen deu pistas do que apresentaria no fim do Q3. Já a Ferrari dominou o Q2 com um décimo de vantagem sobre a McLaren, que cresceu no segmento final.

Embora Hamilton tenha mantido o fôlego na etapa ao passo em que o holandês da RBR tenha voltado a se queixar do carro, Max surgiu após os rivais para completar uma volta que compensou nos dois primeiros setores da pista, trechos em que seus rivais não foram tão competitivos.

Essa é a terceira pole do holandês da RBR em Silverstone: da primeira vez, no fatídico GP de 2021, sua corrida durou apenas duas voltas, já que ele acabou atingido por Hamilton em uma polêmica batida que culminou em punição ao inglês. Na segunda, em 2023, o tetracampeão conseguiu vencer, tranquilo.

Resultado
MAX VERSTAPPEN (RBR) - 1m24s892
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s103
LANDO NORRIS (McLaren) +0s118
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s137
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s203
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s229
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s729
PIERRE GASLY (Alpine) +0s893
CARLOS SAINZ (Williams) - Q2
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s482 - punição*.
YUKI TSUNODA (RBR) - Q2
ISACK HADJAR (RB) - Q2
ALEXANDER ALBON (Williams) - Q2
ESTEBEAN OCON (Haas) - Q2
LIAM LAWSON (RB) - Q1
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - Q1
LANCE STROLL (Aston Martin) - Q1
OLIVER BEARMAN (Haas) +0s579 - punição**.
NICO HULKENBERG (Sauber) - Q1
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q1

*Punido com a perda de três posições por batida no GP da Áustria.
**Punido com a perda de dez posições por acelerar com bandeira vermelha no treino livre 3.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Verstappen anotou a melhor volta mas teve a marca superada por Piastri, apenas 0s039 melhor. A dois minutos do fim, Colapinto rodou e acertou a barreira com sua Alpine na primeira curva. Ele tentou voltar para os boxes por conta própria mas acabou parando no meio do caminho, acionado uma bandeira vermelha.

A disputa recomeçou com cinco minutos restantes no cronômetro, e Verstappen voltou a liderar com sua nova tentativa; a surpresa ficou por conta de Bearman, que fez a terceira volta mais rápida.

ELIMINADOS
16º LIAM LAWSON
17º GABRIEL BORTOLETO
18º LANCE STROLL
19º NICO HULKENBERG
20º FRANCO COLAPINTO

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Verstappen e Piastri registraram tempos iguais: 1m25s316. Mas, o holandês ficou em primeiro, por ter completado o giro antes. Antes dos carros retornarem aos boxes, na metade do segmento, Norris superou ambos com uma margem pequena, de 0s085.

Hamilton cravou a melhor volta no último minuto, anotando 1m25s084 - 0s049 de vantagem sobre Leclerc, que completou seu giro final da etapa logo após o companheiro, calçando pneus macios novos assim como o veterano. O heptacampeão ainda pôs 0s1 sobre a marca de Norris, que não conseguiu reduzir seu próprio tempo.

ELIMINADOS
11º CARLOS SAINZ
12º YUKI TSUNODA
13º ISACK HADJAR
14º ALEXANDER ALBON
15º ESTEBAN OCON

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Piastri cravou a volta de referência, com 0s1 de vantagem sobre Hamilton e Norris - o heptacampeão da Ferrari desbancando o compatriota da McLaren da vice-liderança provisória. Ao mesmo tempo, Verstappen, até então quarto, queixou-se da dificuldade de guiar sua RBR.

No minuto final, Norris não conseguiu completar uma boa volta e ausentou-se da disputa. Piastri também não melhorou, mas como Hamilton errou na conclusão do giro, o heptacampeão também não ofereceu perigo ao australiano.

A surpresa ficou por conta de Verstappen, quando todos já haviam completado suas voltas finais: mais rápido nos dois primeiros setores da pista, o tetracampeão desbancou Piastri por 0s1

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes