Nem a líder McLaren, nem a equipe da casa, Ferrari: a pole position do GP da Itália é de Max Verstappen, que anotou 1m18s792 no fim da classificação deste sábado para tirar Lando Norris da liderança. Oscar Piastri completou o top 3, e Gabriel Bortoleto garantiu-se no top 10 com a oitava melhor volta; com a punição de Lewis Hamilton, o brasileiro larga em sétimo na prova de domingo.
A largada do GP da Itália será neste domingo, às 10h (horário de Brasília).
Hamilton, que disputa neste fim de semana seu primeiro grande prêmio da Itália como piloto da Ferrari, perderá cinco posições no grid de largada. Ele foi punido por não desacelerar sob as bandeiras amarelas no alinhamento para a largada do GP da Holanda, no último domingo.
Bortoleto manteve-se competitivo por toda a sessão, registrando tempos entre os dez primeiros no Q1 e no Q2, e assegurando sua ida à etapa decisiva com um giro apenas 0s1 abaixo da marca do líder - sem correr riscos. Sua primeira volta no segmento final valeu a oitava colocação, mantida por ele até a bandeirada que confirmou o resultado da sessão.
Essa é a 45ª pole da carreira de Verstappen e a quinta do holandês na temporada. A última vez do tetracampeão na posição de honra do grid foi em julho, no GP da Inglaterra; ele, porém, sofreu com a chuva e chegou apenas em quinto lugar na ocasião.
Apesar de não ter se sobressaído nos treinos tanto quanto os rivais da Ferrari e McLaren, Verstappen andou rápido ao longo de toda a classificação, liderando também o Q2 e registrando a segunda melhor volta na abertura da sessão. O holandês busca voltar a vencer na F1, estando há oito provas longe do topo do pódio.
Resultado e grid de largada
MAX VERSTAPPEN (RBR) - 1m18s792
LANDO NORRIS (McLaren) +0s077
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s190
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s215
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s365
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s408
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +0s598
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s632
YUKI TSUNODA (RBR) +0s727
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s332*
OLIVER BEARMAN (Haas) - Q2
NICO HULKENBERG (Sauber) - Q2
CARLOS SAINZ (Williams) - Q2
ALEXANDER ALBON (Williams) - Q2
ESTEBAN OCON (Haas) - Q2
ISACK HADJAR (RB) - Q1
LANCE STROLL (Aston Martin) - Q1
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q1
PIERRE GASLY (Alpine) - Q1
LIAM LAWSON (RB) - Q1
*Lewis Hamilton perde cinco posições no grid como punição por infringir bandeiras amarelas no GP da Holanda
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Norris registrou a volta de referência com 0s047 sobre Fernando Alonso, que conseguiu evoluir com sua segunda tentativa; Leclerc, 0s078 mais lento, era terceiro. A Mercedes mandou seus dois pilotos para a pista com pneus médios; com estes, Russell superou a volta do inglês da McLaren a sete minutos da bandeirada e assegurou a posição no fim do segmento.
Bortoleto acabou entrando na zona de eliminação provisória após sua primeira tentativa, mas saltou para o quinto lugar com um novo giro. Mantendo-se a 0s2 da marca de referência, o brasileiro garantiu-se no Q2.
ELIMINADOS
16º ISACK HADJAR (RB)
17º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
18º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
19º PIERRE GASLY (ALPINE)
20º LIAM LAWSON (RB)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Verstappen abriu o segmento na frente, enquanto Norris, que escapou da pista, teve que abortar sua primeira tentativa e foi o único piloto sem volta registrada. No minuto final, Hamilton acabou entrando na zona de eliminação com a evolução nos tempos de Antonelli e Russell - segundo e terceiro, respectivamente. O inglês, porém, manteve-se na disputa ao completar uma volta valendo o oitavo lugar.
Na bandeirada, Norris ainda ocupava o 11º lugar: ele e Piastri seguiram próximos na pista, e o inglês conseguiu registrar a quinta melhor volta para assegurar-se no Q3. Bortoleto, que anotou de cara a quarta melhor volta a 0s1 de Verstappen, garantiu-se na etapa final como sétimo colocado.
ELIMINADOS
11º OLIVER BEARMAN (HAAS)
12º NICO HULKENBERG (SAUBER)
13º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)
14º ALBON (WILLIAMS)
15º ESTEBAN OCON (HAAS)
Q3 - 15 minutos e disputa pela pole
Leclerc, um dos primeiros a completar sua primeira tentativa, anotou a pole provisória com 1m19s007. No entanto, Verstappen desbancou o monegasco por 0s084. Pouco antes, Hamilton havia fechado sua volta inicial em terceiro lugar, caindo para quarto com o surgimento do rival da RBR. Bortoleto fez o sexto tempo com pneus macios usados assim como os de Antonelli, Tsunoda e Alonso.
No retorno dos pilotos à pista, Russell se queixou com a Mercedes por terem colocado pneus macios nele ao invés dos médios, como solicitara. Na bandeirada, Norris superou Verstappen provisoriamente, mas a última tentativa do holandês o pôs de volta à liderança sem ameaças de outros rivais.