Lando Norris teve a faca e o queijo na mão para tentar impedir o que seria a pole position de Max Verstappen no GP de Miami, neste sábado. Mas a zebra da curva 17 do Circuito Internacional de Miami se pôs entre o inglês e o resultado, validando a volta de 1m26s204 do tetracampeão da RBR como a melhor do dia. Andrea Kimi Antonelli, que foi pole na sprint, largará em terceiro lugar. Gabriel Bortoleto, em sua melhor sessão até aqui, ficou em 13º.
A largada do GP de Miami será neste domingo às 17h, no horário de Brasília.
Lando vinha mais rápido que o holandês no setor intermediário da pista, embora não tivesse feito um começo de volta tão bom, a 0s187 do rival. Mas, ele não conseguiu evitar passar por cima da zebra na curva 17 da pista, perdendo um tempo precioso que minimizou sua vantagem no setor 2 da pista - no trecho final, Norris foi só 0s056 mais lento. Piastri, também não teve sorte na finalização de sua última tentativa e viu Antonelli desbancá-lo na bandeirada.
Essa é a segunda pole de Verstappen em Miami, onde o tetracampeão acumula duas vitórias. Também será sua terceira vez na posição de honra do grid inicial nesta temporada, repetindo os feitos da Arábia Saudita e Japão.
Bortoleto chegou ao top 15 pela segunda vez em 2025, e a primeira desde o 15º lugar no grid do GP da Austrália, em março. Sua melhor volta ficou a meio segundo do líder Verstappen e ainda desbancou seu colega Hulkenberg em 0s2. No entanto, o brasileiro não conseguiu um tempo melhor no segmento intermediário, adiando por mais uma etapa o objetivo de um top 10 em classificações.
Novamente, a disputa se concentrou entre a McLaren de Piastri e Norris, e a RBR de Verstappen - com boas aparições da Mercedes de Antonelli e Russell. As margens no início do Q3 foram impressionantes: o holandês ficou só 0s003 na frente de Lando. Chamou atenção, ainda, a dificuldade da Ferrari - Leclerc, oitavo, se queixou do ritmo; Hamilton, errando no Q2, ficou apenas em 12º.
Resultado e grid de largada
MAX VERSTAPPEN (RBR) - 1m26s204
LANDO NORRIS (McLaren) +0s065
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s067
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s171
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s181
CARLOS SAINZ (Williams) +0s365
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s478
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s550
ESTEBAN OCON (Haas) +0s620
YUKI TSUNODA (RBR) +0s739
ISACK HADJAR (RB) - Q2
LEWIS HAMILTON (Ferrari) - Q2
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - Q2
JACK DOOHAN (Alpine) - Q2
LIAM LAWSON (RB) - Q2
NICO HULKENBERG (Sauber) - Q1
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) - Q1
PIERRE GASLY (Alpine) - Q1
LANCE STROLL (Aston Martin) - Q1
OLIVER BEARMAN (Haas) - Q1
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
O segmento começou com Piastri liderando, mantendo 0s2 de vantagem para a primeira marca de Verstappen. Não demorou, porém, para Antonelli superar o australiano, mas o tetracampeão da RBR fechou uma nova volta 0s2 melhor que a do calouro da Mercedes a quatro minutos da bandeirada. Norris, no encerramento, passou à frente de Piastri pela vice-liderança.
No fim da regressiva, Hamilton era um dos que aparecia na zona de eliminação. O heptacampeão fez um nono tempo com sua última tentativa e, com Hadjar, empurrou Bortoleto do nono para o 11º lugar; ainda assim, o brasileiro se manteve no grupo que avançou ao Q2 - pela segunda vez neste ano e a primeira desde o GP da Austrália que abriu o campeonato em março.
ELIMINADOS
16º NICO HULKENBERG (SAUBER)
17º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
18º PIERRE GASLY (ALPINE)
19º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
20º OLIVER BEARMAN (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Piastri e Norris não saíram da liderança desde o início da etapa intermediária, com 0s3 sobre a Mercedes e a RBR.A equipe alemã foi representada no top 10 provisório apenas pelo calouro italiano, que calçava pneus macios novos contra os usados do colega Russell; este, em 11º, atrás de Bortoleto. Hadjar era o único sem tempo, já que o franco-argelino da RB havia abortado sua volta rápida.
No minuto final, Hamilton não conseguiu melhorar seu tempo anteriormente estabelecido; o veterano deu uma travada nos pneus no último setor da pista e terminou em 12º. Hadjar também não foi além em sua única volta, bem como Bortoleto, cuja nova tentativa não foi suficiente. O único a deixar as últimas colocações foi Russell, que cravou a terceira volta mais rápida na bandeirada.
ELIMINADOS
11º ISACK HADJAR (RB)
12º LEWIS HAMILTON (FERRARI)
13º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
14º JACK DOOHAN (ALPINE)
15º LIAM LAWSON (RB)
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Verstappen anotou 1m26s492 como tempo de referência pela pole provisória, só 0s003 melhor que Norris e com 0s017 sobre Piastri. No minuto final, o holandês reduziu sua própria marca em 0s2; Lando tinha caminho aberto para tentar tomar a pole provisória do rival, mas não conseguiu terminar bem sua última volta, ficando a 0s065 de superá-lo. Piastri também; o australiano ainda acabou desbancado do terceiro lugar por Antonelli, na bandeirada.