GP de Mônaco: Leclerc bate em Stroll mas lidera 1º treino com incidentes

Contato do piloto da Ferrari com rival da Aston Martin foi ainda no início da sessão, marcada por outros sustos. Verstappen e Norris completaram top 3

Esportes a Motor 23 de maio de 2025 às 20h25
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Mesmo abrindo o fim de semana no Circuito de Monte Carlo com uma batida contra a Aston Martin de Lance Stroll, Charles Leclerc seguiu na disputa para liderar o primeiro treino livre do GP de Mônaco, nesta sexta-feira. A volta de 1m11s964 do piloto da casa nos pneus macios superou os tempos de Max Verstappen e Lando Norris. Gabriel Bortoleto ficou em 18º lugar.

Bortoleto registrou sua primeira volta mais rápida nos pneus médios, a mais de 2s da volta de referência no início da sessão. Já nos minutos finais, calçou os compostos de faixa vermelha para completar uma volta um pouco menos lenta, a 1s5 do tempo do líder Leclerc. Porém, ele não conseguiu ir além das últimas posições na tabela de tempos.

E a supramencionada batida de Leclerc com Stroll, que será investigada após o treino, não foi o único incidente no treino desta sexta: Norris raspou o pneu em uma das barreiras do circuito e ainda escapou do traçado na curva 1; Pierre Gasly também se queixou de uma Haas lenta na sua frente, bem como Liam Lawson, que quase acertou Hamilton com sua RB e reclamou pelo rádio.

Outro incidente foi entre Bortoleto e Verstappen; o brasileiro apareceu lento na frente do holandês da RBR, que quase bateu. Nos minutos finais, outro susto para Hamilton: ele passou em alta velocidade sobre uma lombada na parte interna da zebra depois de encostar no guard rail. Seu carro ergueu-se do chão, saltando. Por fim, na bandeirada, Bortoleto passou reto na curva Saint Devote.

Resultado
CHARLES LECLERC (Ferrari) - 1m11s964
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s163
LANDO NORRIS (McLaren) +0s326
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s350
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s378
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s518
CARLOS SAINZ (Williams) +0s570
PIERRE GASLY (Alpine) +0s705
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s726
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s763
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s801
NICO HULKENBERG (Sauber) +1s015
ISACK HADJAR (RB) +1s223
YUKI TSUNODA (RBR) +1s268
OLIVER BEARMAN (Haas) +1s365
ESTEBAN OCON (Haas) +1s430
LIAM LAWSON (RB) +1s465
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s506
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1s856
LANCE STROLL (Aston Martin) +3s671

Nos minutos iniciais, quando uma miscelânia dos três pneus aparecia na pista, Hamilton se estabeleceu como o mais rápido de médios. Ele sustentou a posição até o fim do primeiro terço (20 minutos), quando Norris e Piastri, de macios, os superaram, revezando-se entre si na liderança.

Norris voltou à ponta depois de Piastri e Hamilton momentaneamente o superarem na altura da metade do treino. Ainda assim, as duas Ferraris seguiram sustentando um bom ritmo nos compostos de faixa vermelha - Lewis, passando a eles depois das primeiras voltas nos médios. Isso permitiu a Leclerc assumir a dianteira perto do terço final do TL1, mantendo a posição até o fim da disputa.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes