Mesmo abrindo o fim de semana no Circuito de Monte Carlo com uma batida contra a Aston Martin de Lance Stroll, Charles Leclerc seguiu na disputa para liderar o primeiro treino livre do GP de Mônaco, nesta sexta-feira. A volta de 1m11s964 do piloto da casa nos pneus macios superou os tempos de Max Verstappen e Lando Norris. Gabriel Bortoleto ficou em 18º lugar.
Bortoleto registrou sua primeira volta mais rápida nos pneus médios, a mais de 2s da volta de referência no início da sessão. Já nos minutos finais, calçou os compostos de faixa vermelha para completar uma volta um pouco menos lenta, a 1s5 do tempo do líder Leclerc. Porém, ele não conseguiu ir além das últimas posições na tabela de tempos.
E a supramencionada batida de Leclerc com Stroll, que será investigada após o treino, não foi o único incidente no treino desta sexta: Norris raspou o pneu em uma das barreiras do circuito e ainda escapou do traçado na curva 1; Pierre Gasly também se queixou de uma Haas lenta na sua frente, bem como Liam Lawson, que quase acertou Hamilton com sua RB e reclamou pelo rádio.
Outro incidente foi entre Bortoleto e Verstappen; o brasileiro apareceu lento na frente do holandês da RBR, que quase bateu. Nos minutos finais, outro susto para Hamilton: ele passou em alta velocidade sobre uma lombada na parte interna da zebra depois de encostar no guard rail. Seu carro ergueu-se do chão, saltando. Por fim, na bandeirada, Bortoleto passou reto na curva Saint Devote.
Resultado
CHARLES LECLERC (Ferrari) - 1m11s964
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s163
LANDO NORRIS (McLaren) +0s326
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s350
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s378
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s518
CARLOS SAINZ (Williams) +0s570
PIERRE GASLY (Alpine) +0s705
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s726
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s763
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s801
NICO HULKENBERG (Sauber) +1s015
ISACK HADJAR (RB) +1s223
YUKI TSUNODA (RBR) +1s268
OLIVER BEARMAN (Haas) +1s365
ESTEBAN OCON (Haas) +1s430
LIAM LAWSON (RB) +1s465
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s506
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1s856
LANCE STROLL (Aston Martin) +3s671
Nos minutos iniciais, quando uma miscelânia dos três pneus aparecia na pista, Hamilton se estabeleceu como o mais rápido de médios. Ele sustentou a posição até o fim do primeiro terço (20 minutos), quando Norris e Piastri, de macios, os superaram, revezando-se entre si na liderança.
Norris voltou à ponta depois de Piastri e Hamilton momentaneamente o superarem na altura da metade do treino. Ainda assim, as duas Ferraris seguiram sustentando um bom ritmo nos compostos de faixa vermelha - Lewis, passando a eles depois das primeiras voltas nos médios. Isso permitiu a Leclerc assumir a dianteira perto do terço final do TL1, mantendo a posição até o fim da disputa.