GP de Mônaco: Leclerc lidera 2º treino com mais batidas; Bortoleto é 14º

Sessão teve mais dois incidentes com bandeiras vermelhas. Piastri e Hamilton fecharam top 3, e Bearman foi punido com perda de dez posições no grid

Esportes a Motor 23 de maio de 2025 às 20h29
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O primeiro dia de atividades no GP de Mônaco, nesta sexta-feira, terminou como começou: com a Ferrari na frente. Charles Leclerc liderou também o segundo treino livre no Circuito de Monte Carlo, correndo em casa; sua volta de 1m11s355 se sobressaiu às tentativas de Oscar Piastri e do colega de equipe Lewis Hamilton. Gabriel Bortoleto ficou em 14º lugar, a 0s8 da volta do ferrarista.

O terceiro e último treino livre do GP de Mônaco será neste sábado, 24 de maio, a partir de 6h30 (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real!

Se o treino que abriu a etapa em Mônaco foi agitado, com uma série de incidentes, a segunda sessão do dia não foi diferente, com duas bandeiras vermelhas ainda nos primeiros 30 minutos: Isack Hadjar e Oscar Piastri acabaram batendo, embora tenham retornado; o calouro da RB foi o sexto mais rápido.

O inglês Oliver Bearman, da Haas, foi punido depois do treino e perdeu dez posições no grid de largada para a corrida de domingo. O piloto ultrapassou Carlos Sainz durante uma das bandeiras vermelhas, o que não é permitido pelas regras. Além disso, Ollie recebeu dois pontos na carteira da superlicença. A punição aplicada a Bearman soma-se a de Lance Stroll, penalizado com a perda de uma posição após colisão com Leclerc no primeiro treino.

Assim como na sessão anterior, Leclerc se sobressaiu tanto nos pneus duros e sobretudo com os macios. Ele liderou o treino em dois momentos distintos e, na metade final, seguiu sustentando a vantagem mesmo com os rivais também aderindo aos compostos de faixa vermelha. Hamilton se aproximou ao aderir aos mesmos pneus, separado do colega por 0s1 antes de Piastri o sobrepujar.

Bortoleto começou o treino andando em 15º e perdendo algumas posições. Mas, depois de trocar os pneus duros pelos macios, conseguiu ocupar até provisoriamente o top 10. Por fim, terminou à frente do colega da Sauber, Nico Hulkenberg, 16º colocado.

Resultado
CHARLES LECLERC (Ferrari) - 1m11s355
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s038
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s105
LANDO NORRIS (McLaren) +0s322
LIAM LAWSON (RB) +0s468
ISACK HADJAR (RB) +0s487
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s535
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s563
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s647
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s713
YUKI TSUNODA (RBR) +0s717
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s737
CARLOS SAINZ (Williams) +0s796
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +0s879
OLIVER BEARMAN (Haas) +0s904
NICO HULKENBERG (Sauber) +0s907
PIERRE GASLY (Alpine) +1s049
LANCE STROLL (Aston Martin) +1s157
ESTEBAN OCON (Haas) +1s186
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +2s060

O treino foi interompido pela primeira vez depois dos sete minutos iniciais com a batida de Hadjar na saída do túnel; o calouro da RB estourou o pneu traseiro esquerdo do carro. E, após cinco minutos do reinício da disputa, no minuto 15 do treino, outra colisão; desta vez, Piastri passou reto e atingiu frontalmente o muro da Saint Devote.

A segunda paralisação se deu logo após o australiano da McLaren fazer a segunda melhor volta provisória atrás de Leclerc, que havia desbancado Verstappen da ponta calçando pneus duros.

Na retomada, Fernando Alonso chegou a liderar temporariamente, com os compostos macios; mas, a segunda volta rápida de Leclerc devolveu o monegasco ao primeiro lugar. Seu colega, Hamilton, subiu de quarto para terceiro e, posteriormente, segundo ao mudar de pneus médios para macios.

Mais incidentes
Hadjar não sofreu um único contato com o muro no segundo treino; o franco-argelino da RB voltou a tocar uma segunda vez na barreira da Sainte Devote e ainda arrancou um pedaço de plástico que estampava a placa de patrocínio da pista. Pelo rádio, o jovem desabafou:

- Cara, eu sou estúpido! Acho que eu simplesmente sou burro.

O lance chegou a acionar uma bandeira amarela que foi posteriormente removida. E sucedeu uma escapada de Verstappen na curva Mirabeau; o holandês da RBR teve dificuldades de dar ré no carro, que estava travado no reverso.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes