Depois de uma classificação completamente imprevisível no circuito de Interlagos, o líder do campeonato Lando Norris ficou com a pole position para o GP de São Paulo deste domingo; Kimi Antonelli e Charles Leclerc fecham o top-3. O dia foi de frustração para o brasileiro Gabriel Bortoleto, que ficou com o carro muito danificado após a batida na corrida sprint e não participou do treino - o jovem vai largar nos boxes.
A largada do GP de São Paulo será neste domingo (9), às 14h no horário de Brasília.
Depois da forte pancada de Gabriel Bortoleto na última volta da corrida sprint, a Sauber trabalhou até o fim para conseguir colocar na pista o carro do brasileiro, que havia ficado destruído com a batida (veja o vídeo abaixo):
No entanto, a escuderia não pôde enviá-lo em tempo hábil, e o piloto da casa ficou fora da classificação. O novato recebeu aplausos dentro dos boxes da equipe, como forma de apoio.
Apesar de Gabriel Bortoleto não ter participado da classificação, a F1 confirmou que o brasileiro vai poder participar da corrida de domingo - no entanto, precisará largar dos boxes, em último lugar.
Quem também teve um dia para esquecer em São Paulo foi Max Verstappen. O tetracampeão da F1 não conseguiu domar o arisco carro da RBR e mais uma vez foi mal em classificações em Interlagos: 17º colocado no grid do ano passado, o holandês vai largar em 16º desta vez - o que pode complicar as pretensões do piloto na briga pelo título.
Lewis Hamilton foi outro piloto com mau desempenho no Brasil e ficou fora do Q3 pela sexta vez na temporada. O britânico da Ferrari não conseguiu melhorar seu tempo na última tentativa de volta e vai largar na 13ª colocação.
A grande surpresa positiva da classificação foi Kimi Antonelli, da Mercedes. O piloto italiano melhorou o desempenho na hora decisiva e ficou em segundo lugar, a 0s174 de Norris. Oliver Bearman, da Haas, brigou pela primeira posição nas duas primeiras etapas do treino, mas não foi bem na volta final e fica apenas com a oitava colocação no grid.
Resultado e grid de largada
LANDO NORRIS (McLaren) - 1m09s511
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s174
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s294
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s375
ISACK HADJAR (RB) +0s420
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s431
LIAM LAWSON (RB) +0s451
OLIVER BEARMAN (Haas) +0s466
PIERRE GASLY (Alpine) +0s491
NICO HULKENBERG (Sauber) +0s528
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) - Q2
ALEXANDER ALBON (Williams) - Q2
LEWIS HAMILTON (Ferrari) - Q2
LANCE STROLL (Aston Martin) - Q2
CARLOS SAINZ (Williams) - Q2
MAX VERSTAPPEN (RBR) - Q1
ESTEBAN OCON (Haas) - Q1
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q1
YUKI TSUNODA (RBR) - Q1
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - Não participou e larga dos boxes.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Envolvidos nas batidas em sequência na Curva do Sol durante a corrida sprint, Oscar Piastri, Franco Colapinto e Nico Hulkenberg não tiveram problemas para entrar na pista, mas Gabriel Bortoleto não teve a mesma sorte - devido aos grandes danos sofridos no carro, a Sauber tentou levar o carro à pista até o fim do Q1, mas não teve sucesso.
Lewis Hamilton pulou para a liderança no início do treino, mas a pista seguiu melhorando rapidamente e os tempos começaram a cair: quem ficou com a liderança ao término das primeiras voltas foi Oliver Bearman, da Haas - 0s037 à frente de Piastri.
A parte final do treino começou com Max Verstappen em 16º lugar, na zona de eliminação para o Q2 após cometer um erro no meio da tentativa de volta rápida. A última tentativa do holandês não foi boa, e o tetracampeão deixou a disputa de forma precoce. No fim, Lando Norris tirou a ponta de Bearman.
ELIMINADOS
16º - MAX VERSTAPPEN (RBR)
17º - ESTEBAN OCON (Haas)
18º - FRANCO COLAPINTO (Alpine)
19º - YUKI TSUNODA (RBR)
Não participou: Gabriel Bortoleto (Sauber)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Os novatos dominaram o início da segunda parte da classificação. Assim como no Q1, Oliver Bearman surpreendeu e assumiu a ponta, 0s019 abaixo do tempo de outro jovem: Kimi Antonelli, da Mercedes. O ferrarista Leclerc cometeu um erro na primeira tentativa e ficou na zona de eliminação provisória.
Na segunda tentativa, Leclerc melhorou e colocou a Ferrari na terceira posição - mas Lewis Hamilton não conseguiu levar o carro vermelho à última etapa da classificação e larga apenas em 13º. Assim como no Q1, o líder do campeonato Lando Norris tirou a liderança de Bearman por um décimo.
ELIMINADOS
11º - FERNANDO ALONSO (Aston Martin)
12º - ALEXANDER ALBON (Williams)
13º - LEWIS HAMILTON (Ferrari)
14º - LANCE STROLL (Aston Martin)
15º - CARLOS SAINZ (Williams)
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Assim como nas primeiras etapas do treino, Oliver Bearman colocou a Haas na surpreendente primeira posição; no entanto, ganhou novos concorrentes desta vez: Leclerc tirou a ponta do inglês, mas perdeu o posto provisório para Oscar Piastri - o tempo de 1m09s897 foi apenas dois milésimos melhor que o do ferrarista.
Na hora de definição da pole position, Bearman não fez uma boa volta e saiu da disputa por aquela que seria a primeira pole de sua carreira. Leclerc assumiu a ponta, mas foi superado em 0s294 por Lando Norris. O tempo de 1m09s511 foi suficiente para o britânico, que viu Kimi Antonelli e Charles Leclerc fecharem o top-3. Candidato ao título, Oscar Piastri larga na quarta colocação.